Buscar

Discursiva Bioquimica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

As leis da termodinâmica podem ser utilizadas para explicar a troca de matéria e de energia dos organismos com o meio. Desta forma, todos os processos metabólicos seguem as leis da termodinâmica. Nesse contexto, disserte sobre a primeira lei da termodinâmica.
	Resposta Esperada:
*A 1ª Lei da Termodinâmica se relaciona ao princípio da conservação de energia, ou seja, um sistema não pode criar ou consumir energia, mas apenas armazená-la ou transferi-la de um meio a outro.
*Com relação à Primeira lei da termodinâmica, a energia é transformada, mas não pode ser criada ou destruída. *Exemplo: com o aparato biológico da célula, ela consegue transformar a energia para realizar trabalho. Ex.: células musculares esqueléticas transformam o ATP (energia química) em mecânica (movimento).
	2.
	Estudar o metabolismo energético é também compreender uma parte fundamental da chamada "lógica da vida", pois obter energia é essencial aos organismos vivos. Com base no exposto, disserte sobre as reações endergônica e exergônica.
	Resposta Esperada:
*A reação exergônica libera energia (geralmente, sob a forma de calor), enquanto que a reação endergônica consome de energia para se processar.
As reações exergônicas se relacionam ao catabolismo, que são reações que envolvem a liberação de energia pelo processo de degradação (quebra) de moléculas grandes para a obtenção de moléculas menores. *Já as reações endergônicas se relacionam ao anabolismo, que são reações que precisam absorver energia para ocorrer e, geralmente, envolvem a síntese de moléculas maiores a partir de moléculas menores.

Outros materiais