Buscar

Comentários do artigo de Krause Orientações gerais para um gastronomia sustentável aula do dia 30 09 2020

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá – Campus Nova Iguaçu.
Matéria: Gastronomia Saudável e Sustentável – TURMA 1003.
Professora: Adriana Gomes.
GRUPO: Agnes Magno Silva dos Santos,
Ariel Henrique Durand Mendes, 
Asafe de Oliveira Furtado,
Ezequias Barbosa da Silva,
Juliane Lassarote Eichler,
Michelly Malho Pires Mello.
ATIVIDADE: Ler o artigo de Krause “Orientações gerais para uma gastronomia sustentável” e descreva com suas palavras 10 ações que te ajudem, enquanto gastrônomo, a contribuir com a sustentabilidade do planeta. Aula do dia 30/09/29020. 
Comentários do grupo:
* CONCEITO: O conceito de comida sustentável, assim como a sustentabilidade em si, consiste em entender que a forma de produção das comidas atuais tem que ser pensadas de forma consciente, isso vai depender do nosso futuro e o futuro das gerações vindouras. “É preciso pensar na comida como uma ciência, algo que envolve muito mais do que apenas ingestão de alimentos”.
Dessa forma, estaríamos nos importando em satisfazer as necessidades humanas de nutrição, melhorar a qualidade ambiental e recursos naturais dos quais a agricultura e o sistema de produção alimentícia depende, fazer o melhor com os recursos naturais disponíveis e ainda melhorar a qualidade de vida de quem produz e consome a comida. 
SEGUEM 10 AÇÕES QUE UM GASTRONOMO PODE FAZER PARA CONTRIBUIR COM A SUSTENTABILIDADE DO PLANETA: 
1 - CONCIENTIZAÇÃO: Conscientize-se em relação ao impacto da produção e consumo da comida nos recursos naturais do mundo. A conscientização é a parte mais importante! Desenvolver por um longo período de tempo com qualidade de vida estável, sem exaurir os recursos naturais.
Garantir aos nossos clientes alimentos seguros dando acessos às pessoas a qualidade, garantia sanitária dos alimentos (sem agrotóxicos).
2 - DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS: O desperdício de alimentos é um dos principais problemas ambientais da atualidade, e, o que encarece mais as despesas de um restaurante. Compre e coma o necessário.
Aproveitar 100% dos alimentos sempre que possível e valorizar o consumo de produtos orgânicos! Colocar em nossos restaurantes somente os alimentos que contribuam para o bem estar do planeta.
Conseguir aproveitar os pedaços que sobram e a casca do produto é fundamental para tornar a sua alimentação mais nutritiva, reduzir o desperdício e economizar dinheiro e ajuda o meio ambiente.
3 – GESTÃO DE RESÍDUOS: Existem diferentes maneiras de um restaurante implementar processos sustentáveis. As ações vão desde a utilização de coleta seletiva até a instalação de máquinas e equipamentos mais econômicos e com menor nível de emissões. A organização, também, pode optar pela implantação da ISO 14001, que define os padrões para o sistema de gestão ambiental das organizações. A ISO 14001 ajudará a tornar a empresa sustentável ao redesenhar seus processos com base nos principais padrões de sustentabilidade.
Outro ponto de atenção é utilizar tecnologias modernas que permitam o reaproveitamento e destinação correta dos resíduos. A gestão eficiente dos resíduos é fundamental para se tornar uma empresa sustentável, podendo também contratar empresas responsáveis que mapeia 100% dos resíduos gerados, realiza gestão integrada das unidades, aplica metas de redução, monitora e destina adequadamente os resíduos.
4 - UTILIZAÇÃO DE INVÓLUCRO- O transporte e embalagem corretos acabam por reduzir desperdício, afinal muitas vezes as embalagens têm furos, o que gera perda de insumos, sendo necessária outra viagem para ser transportada toda quantidade necessária, quanto mais viagens, maior a queima de combustível.
5 – PORCIONAMENTO DE INSUMOS- Deve-se fazer o porcionamento correto dos alimentos, a carne bovina, por exemplo, gera cerca de 18% de gases que estão envolvidos com o efeito estufa, o porcionamento pode evitar desperdício de ingredientes, além de diminuir o transporte dos insumos.
6 – HORTA ORGÂNICA: Horta particular do restaurante com variações de legumes, verduras, hortaliças e ervas. Além de garantir a qualidade dos insumos utilizados, também contribui para a geração de oferta de trabalho para a comunidade local.
Os alimentos orgânicos passam por um processo de produção sustentável em todas as suas fases, com o objetivo de amenizar os danos causados ao meio ambiente.
7 – CAPTAÇÃO D´ÁGUA: A horta ainda conta com uma irrigação com água da chuva automática e uma adubação sustentável, com a utilização das sobras do restaurante para um processo de compostagem e produção do húmus de minhocas (adubo sem cheiro, arejado e rico em nutrientes, que acelera o crescimento e torna os alimentos mais saudáveis).
A água pode ser reutilizada além da captação de chuva para a diminuição do consumo de água encanada, também de outras formas, tais como: construindo armazenadores verticais para melhor aproveitamento do espaço, elaborar uma miniestação de tratamento. Utilizando assim, a água da chuva para irrigação de horta, higienização diária da cozinha na área interna e externa, descargas no banheiro e etc.
 
8- REDUÇÃO DE CONSUMO DE ENERGIA: O conceito de energias sustentáveis é implantado no restaurante desde a sua concepção visando o baixo consumo de energia, utilizando iluminação mista com claraboias e lâmpadas de baixo consumo, reduzir consumo de aparelhos elétricos com maquinário mais eficiente, energia limpa e sustentável que pode ser feita com painéis solares. Sendo assim, produzir energia elétrica através de resíduos orgânicos, construindo um biodigestor que poderemos produzir gás metano, alimentando por sua vez maquinário de geradores elétricos usando como matéria prima todo o resíduo orgânico do restaurante. Todo o subproduto desse biodigestor (chorume) é descartado por empresas parceiras credenciadas. 
 
9 - RECICLAR O ÓLEO PARA MATERIAL DE LIMPEZA: Para evitar que o óleo de cozinha usado seja lançado na rede de esgoto, cidades, instituições e pessoas de todo o mundo têm criado métodos para reciclar o produto. As possibilidades são muitas: produção de resina para tintas, sabão, detergente, glicerina, e etc.
10 – USO DE ALIMENTOS SAZONAIS: usufruir de alimentos que estão no seu período sazonal, ou seja, no seu período climático.
Sugestões de pratos orgânicos:
· Burguer de beterraba: 
beterrabas 
temperos verdes picados (salsa, cebolinha e manjericão)
alho
cebolas picadas
castanha moída
orégano
azeite.
· Abóbora cabotiá assada com curry de legumes:
couve flor
abobrinha
cogumelo Paris
curry tailandês
vinho branco
alho
Leite de coco 
(Alecrim, gengibre, sal e pimenta, salsinha e cebolinha finamente picadas).
						FIM

Continue navegando