Buscar

Importância da Amamentação

Prévia do material em texto

PROPEDÊUTICAS E PROCESSO DE CUIDAR DA SAUDE DA MULHER
MSCª: RAFAELA
JOYCE NERES RODRIGUES 
CAXIAS, ABR/2021
 
Amamentação
 A amamentação é o ato de alimentar o bebê com leite materno diretamente no seio da mãe. Esse ato é benéfico tanto para a mãe quanto para o bebê, garantindo, entre outros benefícios, a redução do risco de doenças para a criança. A amamentação deve ser exclusiva pelos primeiros seis meses de vida da criança, e é importante deixar claro que o leite contém tudo que o bebê necessita para essa fase de seu desenvolvimento, diferentemente do que algumas pessoas afirmam, não existe leite fraco.
 O leite materno é produzido nas glândulas mamárias e é um alimento perfeito para o bebê. Ele apresenta uma composição nutricional balanceada que não necessita da complementação de outros alimentos nas fases iniciais de desenvolvimento. Proteínas,  carboidratos e lipídios (gorduras) estão presentes no leite materno, bem como anticorpos, substâncias antimicrobianas, anti-inflamatórias e enzimas.
 O leite materno é o alimento ideal para o bebê.
 Nos primeiros dias, logo após o parto, a mulher vai produzir o colostro, que apresenta composição distinta do chamado leite madura secretada cerca de duas semanas após o parto. Nesse sentido, o colostro caracteriza-se por ser mais viscoso e por apresentar uma concentração mais elevada de proteínas e uma menor quantidade de gordura.
 No colostro destaca-se a grande quantidade de substâncias que atuam na defesa do corpo, tais como anticorpos, sendo considerada a primeira vacina do bebê.
 O leite materno apresenta as vitaminas, minerais, açúcares, proteínas e gorduras necessárias para a alimentação saudável da criança. Além disso, ele possui vários fatores imunológicos contra várias doenças, tais como diarreias, infecções respiratórias e alergias. Nenhum outro alimento oferece esses benefícios!
 É importante frisar que a mãe, durante a amamentação, deve ter alguns cuidados com sua saúde, principalmente quando o assunto é o uso de drogas e álcool. O uso dessas substâncias deve ser evitado, assim como o uso de medicamentos sem receita médica, uma vez que alguns causam sérios efeitos colaterais ao bebê. A doxepina, por exemplo, está relacionada com a parada respiratória de um lactente.
Algumas vezes, quando a mulher está amamentando, podem ocorrer fissuras, rachaduras, mastite, ingurgitamento e até diminuição do leite. Apesar de causarem muito medo nas mães, principalmente naquelas que acabaram de ter o primeiro filho, medidas simples podem ajudar a evitar esses problemas.

Continue navegando