Buscar

MODELO DE RELATORIO

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA - CCT
 
 ERIKA CAVALCANTE DA SILVA
 ALEXANDRE VINÍCIUS JUVÊNCIO DE SIQUEIRA 
 JÚLIA GUEDES
MEDIDA DE VAZÃO POR OBSTRUÇÃO:TUBO DE VENTURI
RECIFE - PE
2021
1-Objetivo
 
2-Fundamentação Teórica
 O tubo de Venturi é um medidor de vazão de gases e líquidos por obstrução. Apresenta como vantagens uma baixa perda de carga e uma grande precisão comparada a outros medidores, como a placa de orifício e os medidores bocal. Os medidores de vazão por obstrução, que são amplamente utilizados para medir vazões de gases e líquidos em diversos processos industriais, se baseiam no princípio da aceleração de uma corrente fluida. Essa variação na velocidade gera uma variação na pressão, que é medida com o uso de medidores como o manômetro.Assim, a vazão pode ser inferida, relacionando o diferencial de pressão pela aplicação das equações da continuidade e Bernoulli. Os medidores Venturi se destacam pelas baixas perdas de carga impostas ao sistema e pela elevada precisão. 
3-Material Utilizado
-Circuito hidráulico.
-Mangueiras hidráulicas.
-Manômetro.
-Rotâmetro.
-Tubo de Venturi.
4-Procedimento Experimental
Descreva, de modo sucinto, preciso e sem copiar o procedimento do roteiro. As informações devem ser suficientes, de modo que o ensaio possa ser repetido por outrem, reproduzindo resultados semelhantes. Use os tempos verbais no passado (um relatório deve ser impessoal). Descreva como foi montada a experiência, quais conexões foram feitas e por que. Não se esqueça de fazer as observações especiais que influenciaram suas medidas. 
5-Resultados e Discussão
Aqui você vai descrever e comentar os resultados obtidos no experimento. Os resultados deverão ser apresentados na forma de tabelas, gráficos e/ou imagem, seguidos de discussão técnica e crítica sobre os mesmos, apresentando um tratamento estatístico dos dados. Qualquer tabela ou figura deve ser obrigatoriamente, e previamente, citada no texto e interpretada, além de ser devidamente numerada em sequência. Use sempre o sistema internacional de medidas, e não esqueça que todo resultado deve, sempre, estar atrelado a uma unidade (inclusive nos gráficos).
6-Conclusões
Aqui você vai comentar se o experimento atingiu seu objetivo e se os resultados foram condizentes com o que foi proposto.
8-Referências Bibliográficas
A bibliografia deve figurar no fim do relatório. Nela devem ser apresentadas todas as referências mencionadas no texto, que podem ser livros (ou capítulos de livros), artigos científicos, websites consultados. Consulte a Norma ABNT NBR 6023/2018 (Informação e documentação - Referências - Elaboração).

Continue navegando