Buscar

Resolução 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESPOSTA 1
A evolução psicomotora é o relacionamento entre os movimentos do corpo humano e a psique humana, o desenvolvimento motor de uma criança tende a se restringir cada vez mais sem o desenvolvimento dos elementos psicomotores.
Uma criança deve ser capaz de controlar o seu corpo adequadamente e se sentir bem ao fazê-lo, além de desenvolver as aptidões físicas que são necessárias para viver.
O desenvolvimento psicomotor deve ser incentivado não só pela escola, mas também pelos pais da criança, através de brincadeiras, jogos e esportes.
As habilidades psicomotoras têm sua importância fundamental nos primeiros anos de vida, uma vez que o aprendizado ocorre por meio do movimento, da ação da criança sobre o meio e de suas vivências.
Dentre dos elementos psicomotores há alguns que devem ser destacados:
O Esquema corporal refere -se ao conhecimento pré-consciente do indivíduo em relação ao seu próprio corpo.
A Organização espaço-temporal é o que permite o conhecimento da capacidade de movimentação e orientação num espaço e tempo.
O Ritmo é a execução ordenada de um movimento.
O Equilíbrio é a capacidade do indivíduo de manter-se firme.
Dessa forma a importância do desenvolvimento dos elementos psicomotores na infância se resume em três fatores:
O nível motor, que permite que a criança domine o movimento de seu corpo, o nível cognitivo, que permite que a criança aprimore sua memória, atenção e concentração, e o nível social e emocional, que permite que as crianças encontrem e enfrentem seus medos, bem como se relacionem com outras pessoas.

Outros materiais