Buscar

RESUMO PARA ESTUDO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

OBRIGAÇÕES E RESPONSABILIDADE CIVIL - RESUMO PARA ESTUDAR:
Na relação jurídica obrigacional é necessário que haja alguns requisitos como o sujeito ativo, o sujeito passivo, o objeto e o liame obrigacional das partes. Assim, acerca da relação jurídica obrigacional, na qual existe previsão expressa de direitos e deveres para ambas as partes, qual o nome desta característica para o direito obrigacional?
a) Sinalagma.
b) Contrato.
c) Relação jurídica.
d) Oitiva.
e) Arras ou sinal.
Feedback: A alternativa correta é a letra A, que significa que tanto credor quanto devedor possuem obrigações recíprocas.
A relação jurídica obrigacional é abordada no livro II do Código Civil, no livro das obrigações e trata das modalidades obrigacionais e demais classificações legais. Sobre a classificação legal da matéria, assinale a alternativa correta:
a) Todo contrato expresso e escrito possui uma obrigação, mas nem toda obrigação constitui um contrato formal.
b) Toda obrigação se constitui mediante contrato formal e escrito.
c) O livro de contratos do Código Civil está inserido no capítulo de direito obrigacional.
d) Os contratos não possuem caráter obrigacional.
e) O contrato não pode ter conteúdo obrigacional, eis que se trata de outro ramo do direito civil.
Feedback: A alternativa correta é a letra A, a matéria de obrigações está disposta no livro II do Código Civil enquanto a matéria de contratos está disposta no livro III do Código Civil. Toda relação jurídica obrigacional pode ser constituída mediante contrato, porém o contrato não é obrigatório para toda relação jurídica. É uma relação jurídica obrigacional, é um contrato informal. Nem toda obrigação se constitui mediante contrato formal e escrito. O livro de contratos é matéria específica no Código Civil. Os contratos, em geral, possuem caráter obrigacional para as partes.
O adimplemento da obrigação é consequência natural e esperada de toda relação jurídica contratual, pois caso não fosse o esperado pelas partes, não teríamos segurança alguma para a realização de contratos no dia-a-dia. Dessa forma, assinale a alternativa correta que trata do adimplemento da obrigação.
a) Na hipótese de atraso no adimplemento da obrigação, o credor poderá cobrar juros e correção monetária do credor.
b) O pagamento parcelado realizado de maneira atrasada reiteradas vezes não cria nenhum direito para o devedor ou credor.
c) Não existe na lei nenhuma outra forma de adimplemento obrigacional que não seja o pagamento em espécie.
d) A segurança no adimplemento da obrigação é de responsabilidade do poder judiciário.
e) As obrigações, quando não cumpridas, não podem ser exigidas extrajudicial.
Feedback: A alternativa correta é a letra A, independente de previsão em contrato, acaso não haja novo pacto contratual, ou novos termos em contrato, o credor pode cobrar juros e correções monetárias dos devedores, como meio de forçá-los a realizar o pagamento. O pagamento atrasado reiteradas vezes cria o direito de o devedor pagar com dias de atraso a obrigação e suprime direito do credor. Existe na lei o adimplemento direto e indireto das obrigações. O adimplemento das obrigações é assegurado pelo contrato e, caso não haja adimplemento, a parte lesada pode buscar o Poder Judiciário, além de outras medidas extrajudiciais.
As obrigações se dividem em obrigações positivas e negativas. As obrigações positivas são as obrigações de dar, e de fazer, enquanto a obrigação negativa é a obrigação de não fazer. Acerca da divisão doutrinária das obrigações, assinale a alternativa correta:
a) A obrigação de não fazer pode se constituir por meio de lei ou de vontade das partes.
b) A obrigação de não fazer só existe por meio de contrato.
c) A obrigação de não fazer existe por meio de ato administrativo e lei, apenas.
d) A obrigação de não fazer vincula terceiros de boa-fé.
e) A obrigação de não fazer não é utilizada atualmente no ordenamento jurídico.
Feedback: A alternativa correta é a letra A, a obrigação de não fazer pode se constituir por meio de lei ou de vontade das partes; a obrigação de não fazer pode se constituir por lei, ou por contrato, porém só irá vincular às partes do contrato, ou quando por meio de lei, vinculará todos os que possuem interesse no ato. A obrigação de não fazer não pode prejudicar terceiros de boa-fé que não possuem relação com o pactuado.

Continue navegando