Buscar

AOL1 Avaliação Teoria e Prática

Prévia do material em texto

43075 . 7 - Avaliação: Teoria e Prática - 20211.B
Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Questionário
Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Questionário
Luanda Bueno da Costa Santos
Nota finalEnviado: 26/04/21 13:30 (BRT) OBS: RESPOSTAS CORRETAS EM VERDE
9/10
Conteúdo do exercício
Conteúdo do exercício
1. Pergunta 1
/1
Jussara Hoffmann, estudiosa da área da avaliação, define a avaliação como uma ação reflexiva e desafiadora do educador em termos de contribuir, elucidar, favorecer a troca de ideias entre e com seus alunos, num movimento de superação do saber transmitido a uma produção de saber enriquecido, construído a partir da compreensão dos fenômenos estudados, o que se traduz na concepção de uma avaliação:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Classificatória.
2. 
Somativa.
3. 
Diagnóstica.
4. 
Quantitativa.
5. 
Mediadora.
2. Pergunta 2
/1
Para desestabilizar a ideia de mensuração na avaliação, por volta dos anos 50, surgiram os primeiros escritos de Ralph Tyler. Sua concepção contrapunha a ideia de que avaliação é sinônimo de aplicação de testes com lápis e papel. Tyler não descartava a importância da aplicação dos testes, apenas acreditava que existiam outras maneiras de se constatar as mudanças comportamentais, denominadas aprendizagem. 
Tendo como referência o texto apresentado e a concepção de avaliação defendidas por correntes progressistas da educação, assinale a alternativa que expressa a concepção de educação de Tyler. 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Para Tyler, aprender implicava em mudar de comportamento e o primeiro propósito da avaliação é medir a mudança de comportamento dos alunos e estabelecer uma comparação entre um aluno e outro.
2. 
Tyler defendia a avaliação como parte do processo de aprender, e argumentava que ela deveria ser completamente conectada com o currículo da escola. 
3. 
No Modelo de Avaliação do Currículo, descrito por Tyler, ele entendia que os objetivos, para serem definidos, não precisam levar em conta nem o aluno, nem a sociedade. Precisam estar conectados apenas com os conteúdos escolares, estabelecidos pelo professor.  
4. 
Para Tyler, o objetivo da avaliação é julgar o comportamento dos alunos, acentuando a importância em formular objetivos educacionais em termos comportamentais, de forma precisa e clara; defende que a avaliação deve acontecer em momentos pontuais.
5. 
Tyler discordava da necessidade de inclusão de uma variedade de procedimentos avaliativos, tais como: testes, escalas de atitude, inventários, questionários, fichas de registros de comportamento e outras formas de coletar evidências sobre o rendimento dos alunos em uma perspectiva longitudinal, com relação à consecução de objetivos curriculares.
3. Pergunta 3
/1
A avaliação do rendimento escolar é um importante instrumento para o trabalho docente, através dela é possível acompanhar o desenvolvimento dos alunos e refletir sobre a eficácia do ensino. Renomados teóricos do assunto definem o processo de avaliação de acordo com a postura filosófica adotadas por eles. Ralph Tyler (1978), diz que: O processo de avaliação consiste essencialmente em determinar em que medida os objetivos educacionais estão sendo realmente alcançados pelo programa do currículo e do ensino. Como os objetivos educacionais são essencialmente mudanças em seres humanos, a avaliação é o processo mediante o qual se determina o grau em que essas mudanças de comportamento estão realmente ocorrendo. (TYLER, 1978, p. 99).
Sobre a concepção de Avaliação defendida por Tyler, avalie as proposições abaixo:
I.No Brasil na década de 60, as ideias de Tyler sobre avaliação foram amplamente divulgada com a proposta conhecida como “avaliação por objetivos”, e esta proposta passou a ser referencial teórico básico nos cursos de formação de professores, causando até hoje grande e duradoura repercussão nos meios educacionais.
II.A avaliação por objetivos nunca foi estudada nem praticada nas escolas brasileiras. A avaliação da educação no Brasil foi influenciada apenas pelo modelo de pedagogia tradicional, praticado pelos jesuítas. 
III.O método proposto por Tyler para que o estudante obtenha o sucesso exige que o professor ensine um conteúdo; diagnostique a aprendizagem: se o estudante aprendeu, o professor deve seguir em frente; caso não tenha aprendido, o professor deve voltar e ensinar de novo.
É correto o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
1. 
I, II e III
2. 
I e III, apenas
3. 
I, apenas 
4. 
II, apenas 
5. 
I e II, apenas
 
4. Pergunta 4
/1
Uma professora de História do Ensino Fundamental planeja uma atividade escrita para aplicar com os seus alunos sobre os temas estudados na aula anterior. Seu propósito é saber o que os alunos já dominam sobre o tema e o quanto progrediram no processo de construção do conhecimento. Com a atividade a professora pretende acompanhar a trajetória de cada um na apropriação das competências.
A professora realizará uma avaliação do tipo :
Ocultar opções de resposta 
1. 
formativa.
2. 
diagnóstica.
3. 
classificatória.
4. 
institucional.  
5. 
somativa.
5. Pergunta 5
/1
O processo de avaliação é compreendido como um conjunto de atuações que têm a função de alimentar, sustentar e orientar a intervenção pedagógica. Pode-se afirmar que a avaliação deve ter como prioridade:
Ocultar opções de resposta 
1. 
estabelecer questões normativas dirigidas à conceituação dos alunos.
2. 
padronizar a interpretação quantitativa e qualitativa do aluno.
3. 
formular instrumentos legais para aferição da aprendizagem formal e informal.
4. 
subsidiar o professor com elementos para uma reflexão contínua sobre a sua prática.
5. 
orientar a aprendizagem informal por meio de instrumentos estabelecidos.
6. Pergunta 6
/1
Ratio Studiorum registrava como deveriam ser as práticas pedagógicas das escolas jesuítas: os alunos aprendiam em salas de aulas, divididos em níveis (classes) e realizavam exames orais. Embora não se falasse de avaliação da aprendizagem, foi através dos exames orais que se iniciaram os processos de verificação das aprendizagens dos alunos, permitindo as classificações e atribuição de graus. As escolas jesuítas foram a primeira experiência de educação formal no Brasil. 
A partir das informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir:
I.A pedagogia dos jesuítas exerceu grande influência em todo o mundo e até hoje a educação tradicional os defende e repete práticas de verificação da aprendizagem para a classificação dos alunos. 
II.A Pedagogia dos jesuítas era destinada à formação das elites burguesas, que mantinham a hegemonia cultural e política. No Brasil, eles foram eficientes na formação das elites, e cuidaram completamente da educação popular.
III.As práticas pedagógicas descritas no Ratio Studiorum incluíam a verificação da aprendizagem dos alunos para a classificação em aprovados ou reprovados.
Agora, assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
II, apenas 
2. 
I, apenas 
3. 
I, II e III
4. 
I e III, apenas
5. 
I e II, apenas
7. Pergunta 7
/1
Alguns autores, entre eles, Perrenoud, afirmam que estamos atravessando um período de transição, onde estruturas de uma visão mais progressista de Educação convivem, ou tentam conviver, com uma visão mais tradicional. A avaliação é um dos exemplos desse ‘embate’ ao trazer a discussão sobre a avaliação classificatória e a avaliação formativa.
A avaliação formativa caracteriza-se por:
Ocultar opções de resposta 
1. 
estar centrada na percepção do professor, que possui o domínio do saber e dos critérios de avaliação.
2. 
possibilitar a comparação e a classificação dos alunos.
3. 
propor o acompanhamento contínuo do processo de aprendizagem, possibilitando as intervenções necessárias.
4. 
oferecer certificação de competências em lugar de aferição da aprendizagem.
5. 
valorizar a aferição de conhecimentos teóricos em detrimento do conhecimento prático.
8. Pergunta 8
/1
“A avaliação necessita estar atrelada à prática metodológica do professor. Avaliação e metodologia são indissociáveis e necessitam estar coerentes. Não há como pensar em avaliação de maneiraisolada da metodologia. É a relação existente entre esses elementos que sustenta o sucesso do processo de ensino e aprendizagem”. (Rampazzo, 2011) Nesse sentido, assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Na visão transformadora da educação, o ato tradicional de rituais desvinculados das ações metodológicas e centrados em provas é fundamental.
2. 
A adoção de uma prática avaliativa coerente com uma visão transformadora de educação, se traduz na utilização de provas iguais para todos os alunos, de forma que seja possível comparar o desempenho da turma.  
3. 
A efetivação de uma prática avaliativa transformadora no sentido de torná-la formativa, pressupõe a utilização de instrumentos rígidos de avaliação. 
4. 
Uma proposta para a adoção de uma prática avaliativa coerente com uma visão transformadora de educação, se traduz na adequação da metodologia de trabalho em sala de aula no sentido de uma atuação mais participativa em um contexto mais significativo.
5. 
A avaliação possibilita a percepção da aprendizagem do aluno, suas elaborações sintéticas e possibilita o acompanhamento do processo de construções das suas representações apenas quando é pensada de maneira pontual, focada no rendimento.
9. Pergunta 9
/1
Alberto sempre gostou de aviões. Seus brinquedos, quando criança, eram baseados em aeromodelos, recortes de fotografias de aviões e personalidades relacionadas à aviação em geral. Quando cresceu, frequentou uma escola de aviação e, depois de muito sacrifício, conseguiu o seu “brevê” como piloto comercial. Ao longo de seu curso, suas primeiras notas foram boas. Ele obteve ótimo desempenho em tudo o que se referia à pré-decolagem, decolagem e manobras aéreas, obtendo sempre pontuações acima de 8,5. No entanto, em seu primeiro voo prático, conseguiu decolar muito bem e realizar todas as manobras. Mas, ao se preparar para o pouso, começou a encher seu instrutor de perguntas sobre ângulo de inclinação do nariz da aeronave, altura e distância de aproximação, velocidade, entre outras questões consideradas básicas para quem já estava em um estágio probatório prático.
Após uma difícil aterrissagem, Alberto se desculpou explicando que, na parte final de seu curso, justamente quando havia instruções sobre a etapa de pouco, começou a faltar aulas e suas últimas notas ficaram abaixo de 7,0, que era a média necessária para “passar” no curso. A dificuldade do Alberto reflete bem o estilo de avaliação que estamos acostumados a nos submeter no ensino regular. Assinale a alternativa que define de forma mais adequada que tipo de avaliação foi utilizado na formação deste piloto:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Acumulativa.
2. 
Vivencial.
3. 
Somativa. 
4. 
Medianeira.
5. 
Formativa.
10. Pergunta 10
/1
Os Jesuítas, que implementarem a educação escolar no Brasil, foram também os responsáveis por um importante documento chamado Ratio Studiorum, publicado em 1599. Nele estava registrado como deveriam ser as práticas pedagógicas das escolas jesuítas.  Sobre o Ratio Studiorum, avalie as afirmativas abaixo:
I.As ideias pedagógicas expressas no Ratio Studiorum correspondem ao que passou a ser conhecido na modernidade como pedagogia tradicional.
II.Na Ratio Studiorum, estão configurados dois modos de acompanhamento da aprendizagem do aluno: a Pauta do professor e os Exames escritos e orais.
III.O plano contido Ratio Studiorum garantia uma educação popular, pois atendia tanto aos filhos dos colonos quanto aos indígenas.
É correto o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
1. 
I, apenas 
2. 
I e III, apenas
3. 
II, apenas 
4. 
I, II e III
5. 
I e II, apenas

Continue navegando