Buscar

Aspectos da Petição Inicial e do Processo Judicial

Prévia do material em texto

Olá SILVANA, quando enviar este formulário, o seu nome e endereço de email serão exibidos para o proprietário do formulário.
1.A respeito da petição inicial de ação civil, julgue os itens a seguir. I Ainda que, para atender os requisitos da petição inicial, o autor requeira uma diligência excessivamente onerosa, é vedado ao juiz indeferir a inicial sob esse fundamento. II Ao contrário da ausência da indicação dos fundamentos jurídicos do pedido, a falta de indicação dos fatos acarreta o indeferimento de plano da inicial. III Não lhe sendo possível obter o nome do réu, o autor poderá indicar as características físicas do demandado, o que, se viabilizar a citação deste, não será causa de indeferimento da inicial. IV Se a ação tiver por objeto a revisão de obrigação decorrente de empréstimo, o autor deverá, sob pena de inépcia, discriminar na inicial, entre as obrigações contratuais, aquelas que pretende controverter, além de quantificar o valor incontroverso do débito. Estão certos apenas os itensOpção única.
(1 Ponto)
I e II.
I e IV.
III e IV.
I, II e III.
II, III e IV.
2.A Empresa ABC Telefonia S.A. ajuizou uma ação de cobrança em face de Álvaro, em razão da existência de faturas em atraso. Preenchidos os requisitos essenciais da petição inicial, e não sendo o caso de improcedência liminar do pedido, o juiz designou audiência de mediação, com antecedência de 40 (quarenta) dias, citando-se então o réu com 20 (vinte) dias de antecedência. Diante dessa situação hipotética, e de acordo com o CPC, é correto afirmar que:Opção única.
(1 Ponto)
houve erro no procedimento do juiz, pois a audiência deveria ter sido designada com antecedência mínima de 60 dias
houve erro no procedimento do juiz, pois o réu deve ser citado com 30 (trinta) dias de antecedência;
não houve qualquer erro no procedimento do juiz, sendo certo que a audiência deve ser realizada, ainda que ambas as partes manifestem, expressamente, desinteresse na composição consensual;
houve erro no procedimento do juiz, pois deveria encaminhar os autos ao Ministério Público, antes da designação da audiência de mediação;
não houve erro no procedimento adotado, já que poderá haver mais de uma sessão destinada à mediação, nãopodendo exceder a 2 (dois) meses da data de realização da primeira sessão.
3.Raisa ajuizou ação contra Levi , visando a reparação material por danos causados ao seu veículo em acidente de trânsito. Com referência a essa situação hipotética, assinale a opção correta.Opção única.
(1 Ponto)
Se for verificado que Raisa ajuizou a ação após ter decorrido o prazo prescricional, a improcedência liminar do pedido será medida conferida ao juiz.
A concessão do benefício de gratuidade de justiça a Raisa poderá ser impugnada por Levi por meio de exceção, que deverá correr em autos apartados.
A ausência de indicação, na petição inicial, da profissão e do estado civil de Levi até o prazo concedido acarretará prejuízos à citação.
Caso Levi alegue, em contestação, que não foi o autor do dano e o juiz acolha sua alegação, o processo deverá ser extinto sem resolução de mérito.
4.Acerca do julgamento conforme o estado do processo, assinale a opção incorreta.Opção única.
(1 Ponto)
O julgamento parcial de mérito poderá ocorrer quando um ou mais pedidos for incontroverso
A decisão parcial de mérito pode ser proferida quando houver revelia, ainda que haja requerimento de produção de provas.
O julgamento antecipado do mérito feito após providências preliminares de saneamento baseia-se em cognição exauriente.
Caberá agravo de instrumento contra a decisão que julgar antecipadamente parte do mérito.
5.Em determinado processo, sem citar o réu e não havendo apresentação de contestação, o juiz proferiu decisão favorável ao réu, julgando o processo liminarmente improcedente. Acerca de tal caso, responda:
a) O julgamento acima ofende o principio do contraditório e ampla defesa? Justifique sua resposta. 
R Não , a decisão proferida pelo juiz não ofende aos princípios citados por ser favorável ao réu .
b) Em quais hipóteses seria possível julgamento deste tipo? Fundamente indicando dispositivo legal.Texto Multilinha.
Item A) Não , a decisão proferida pelo juiz não ofende aos princípios citados por ser favorável ao réu; Item B) De acordo com o artigo 355 CPC, o julgamento poderá ser proferido antecipadamente a sua sentença , quando não houver necessidade de outras provas e quando o réu for revel e não tiver requerimento de produção de prova. 
6.Considerando as respostas do réu em um processo judicial, responda. 
a) Deixando o réu de apresentar sua contestação no prazo legal, qual a penalidade lhe seria aplicada e em que seria essa consistente? Fundamente sua resposta. 
R A não apresentação no prazo legal , produzira efeito de revelia , reputando-se verdadeiras as alegações do autor em sua petição inicial , conforme artigo 344 CPC.
b) Tendo deixado de apresentar contestação o réu poderia ainda produzir alguma prova? O que ele deveria fazer para tanto e qual o fundamento?
Item A) A não apresentação no prazo legal , produzira efeito de revelia , reputando-se verdadeiras as alegações do autor em sua petição inicial , conforme artigo 344 CPC; Item B) Sim. De acordo com o artigo 322 CPC, o réu poderá apresentar sua contestação a qualquer tempo, exercendo o direito ao principio do contraditório e da ampla defesa.
7.Paulo Henrique propôs ação em face de Romenia, requerendo a reparação de suposto dano material causado por esta ao colidir com o veículo do autor. Citada, Romenia informa não ter interesse na realização de audiência de conciliação e, mesmo diante do pedido do autor pela ocorrência da audiência, a ré não comparece ao ato, mas apresenta via sistema eletrônico sua contestacão. Questiona-se: 
a) Tendo Romenia informado não ter interesse na audiência de conciliação, esta deveria ocorrer? Justifique sua resposta. 
R Sim. Pois de acordo com o artigo 344 paragrafo 4 , só não ocorreria se ambas as partes concordarem da não ocorrência. Sendo que Paulo Henrique o autor tinha interesse em sua ocorrência.
c) Após apresentada a contestação pela ré, tendo esta formulado diversas preliminares, qual providência seria determinada ao autor? Qual fundamento legal para tanto? 
Item A) Sim. Pois de acordo com o artigo 344 paragrafo 4 , só não ocorreria se ambas as partes concordarem da não ocorrência. Sendo que Paulo Henrique o autor tinha interesse em sua ocorrência; Item B) O autor devera se pronunciar através da réplica , no prazo de 15 dias de acordo com os artigos 350 e 351 CPC.

Continue navegando