Buscar

Psicologia - Teste de Conhecimento

Prévia do material em texto

1.
		O estudo do comportamento pela Psicologia Organizacional envolve a:
 I- Previsão, explicação, compreensão e a modificação do comportamento humano no contexto das empresas;
II- O estudo de pessoas que trabalham em equipes e em grupos nas organizações.
III- A estrutura macro-organizacional, que toma por base as teorias de estrutura, status e Relações Institucionais, Ciência Política, Antropologia e Economia e diz respeito à compreensão do comportamento das organizações por inteiro.
IV- O estudo do comportamento organizacional tem uma base psicológica e envolve como principais vertentes a psicologia experimental, a psicologia clínica e a psicologia institucional.
Considere as frases descritas acima, indicando a alternativa correta é:
	
	
	
	Apenas I, II, III e IV, estão corretas.
	
	
	Apenas a II está correta.
	
	
	Apenas I, II e III estão corretas.
	
	
	Apenas a I está correta.
	
	
	Apenas a III está correta.
	
	
	
	 
	
	
		2.
		"Um dos aspectos do comportamento humano cujo estudo mais tem sido incentivado na atualidade é aquele que procura compreender como as pessoas vivem e resolvem seus problemas dentro do ambiente de trabalho em que se encontram. Diferentemente da tecnologia, das finanças e da comercialização, a administração das empresas tem deixado claro que o elemento humano se caracteriza como fator de inquestionável importância com relação ao comprometimento de se chegar aos objetivos organizacionais pretendidos" (Bergamini, 2005, p. 12). Esse estudo se refere a que área da ciência:
 
	
	
	
	a Administração
 
	
	
	a Economia
 
	
	
	a Ciências Contábeis
 
	
	
	a Psicologia Organizacional
 
	
	
	a Sociologia
 
	
	
	
	
	 
	
	
		3.
		Embora a Psicologia seja jovem, o estudo do comportamento é tão antigo quanto a existência do homem, e a preocupação do significado da existência humana deu origem aos estudos filosóficos. Pode-se dizer que:
I. Descartes, em 1637, resolve definitivamente a questão da dualidade corpo-mente, convencendo a comunidade científica sobre sua interação.
II. Os avanços da medicina permitiram associar o trabalho cerebral a todas as funções do corpo, como a percepção, a linguagem, a locomoção, e outras.
III. A partir daí a Psicologia se distancia das explicações míticas e evolui para as explicações científicas, centrando seu olhar de forma reducionista sobre o tratamento dos doentes mentais e suas desordens e distúrbios de conduta.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
	
	
	
	I, II e III.
	
	
	I e II, apenas.
	
	
	II e III, apenas.
	
	
	I e III, apenas.
	
	
	I, apenas.
	
	
	 
	
	
		4.
		Na história da Psicologia que se reporta à Antiguidade, filósofos como Sócrates (469/ 399 a.C.), Platão (387 a.C.) e Aristóteles (335 a.C) foram os pioneiros na investigação da alma humana, instigados pela razão, atitudes, crenças, diferenças de comportamento, capacidade criativa e a loucura. Para Platão falar da Psicologia é falar da concepção da:
	
	
	
	Percepção
	
	
	Psiquiatria
	
	
	Razão
	
	
	Fantasia
	
	
	Psiquê
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Dentre os principais filósofos da fase inicial (pré-científica) da Psicologia, caracterizada como período antropocêntrico, que viveram na Idade antiga (Grécia) e se preocupavam em entender e compreender o homem e sua essência, encontram-se:
	
	
	
	Sócrates, Platão e Aristóteles
	
	
	São Tomás de Aquino e Santo Agostinho
	
	
	Tales de Mileto, René Descartes e Heráclito de Éfeso
	
	
	Platão, Aristóteles, Freud e Jung
	
	
	René Descartes, Sigmund Freud e John Watson
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	
	
		6.
		
	
	
	
	A partir da dualidade cartesiana é possível apreender que não há relação entre mente e corpo.
	
	
	A dualidade cartesiana manteve a avaliação de que não existe uma química cerebral.
	
	
	O corpo é uma substância que não interage com a mente e não sofre influência dela.
	
	
	Corpo e mente trabalham de forma associada e não separadas.
	
	
	A mente é uma substância que não interage com o corpo e, portanto, não sofre influência dele.
	
	
	
	
	 
	
	
		7.
		Embora a Psicologia seja uma ciência jovem, o estudo do comportamento é tão antigo quanto a existência do homem. Sobre o assunto, podemos dizer que: I- A Psicologia surgiu como ciência a partir da criação do primeiro laboratório experimental na Alemanha em 1879. II- A Psicologia pré-histórica é caracterizada por usar métodos de observação sistematizados. III- Descartes foi o primeiro filósofo a reconhecer a interação mente e corpo, trabalhando de modo associado. Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	
	
	I e II.
	
	
	II e III.
	
	
	Somente a afirmativa II está correta.
	
	
	I e III.
	
	
	Somente a afirmativa I está correta.
	
 Na visão histórica da Psicologia é fato que ela surgiu como ciência a partir da criação do primeiro laboratório experimental na Alemanha em 1879, e que Descartes foi o primeiro filósofo a reconhecer a interação mente e corpo, trabalhando de modo associado.
	
	
	
	 
	
	
		8.
		Segundo Platão, discípulo de Sócrates, falar sobre Psicologia [psuchêlogos] era falar da concepção da alma [psyché]. Ele foi precursor do inatismo, que defende que as pessoas nascem com saberes adormecidos que precisam ser organizados para se tornarem conhecimentos verdadeiros. Essa linha de pensamento é natural de que momento da Psicologia:
	
	
	
	Momento V ¿ A Psicologia Cognitivista
	
	
	Momento III ¿ A Psicanálise.
	
	
	Momento I ¿ A Influência Filosófica.
	
	
	Momento II ¿ A Psicologia Científica.
	
	
	Momento IV ¿ O Behaviorismo e a Psicologia da Forma (Gestalt).
	
Explicação:
Sócrates e Platão eram filósofos. A Psicologia teve seu início sob a influência da filosofia.

Continue navegando