Buscar

Cartaz Tuberculose

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA – UNIVERSO
 A importância da adesão ao tratamento farmacológico em pacientes com tuberculose. 
ANDRESSA PIRES DE SOUZA ¹, ADRIENE FERNANDA DE MENDES ¹, ZELCIMAR LEMOS SALVADOR².
¹ - ACADÊMICOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA, UNIVERSO-GO
²- DOCENTE DA DISCIPLINA DE FARMACOLOGIA, UNIVERSO-GO
INTRODUÇÃO
 	
 A tuberculose é uma doença infecto- contagiosa causada por uma bactéria Mycobacterium tuberculosis, que afeta principalmente os pulmões, mas pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins, meninges (membranas que envolvem o cérebro).
 No Brasil é um sério problema de saúde pública com profundas raízes sociais. A cada ano , são notificados aproximadamente 70 mil novos casos e ocorrem cerca de 4,5 mil mortes em decorrência da tuberculose. 
 O tratamento da tuberculose dura no mínimo 6 meses, é gratuito e disponibilizado no Sistema Único de Saúde (SUS), deve ser realizado preferencialmente em regime de Tratamento Diretamente Observado (TDO). São utilizados quatro fármacos parar tratamento de casos de tuberculose que utilizam o esquema básico: rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol. Todas as pessoas que seguem o tratamento corretamente ficam curadas da doença.
 
OBJETIVO
 
 	Compreender a patologia, e a importância do tratamento farmacológico para a recuperação do paciente. 
METODOLOGIA
 
 	Trata-se de uma revisão de literatura, realizado nos sites de pesquisa como Google acadêmico e artigos científicos, e análise de um caso clínico ilustrativo para levantamento de dados e melhor elucidação. 
 
 
 	
Figura 1 – Exemplo de um paciente com tuberculose . 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
 O tratamento farmacológico no paciente era de 6 meses , ele acompanhou todo o tratamento apresentando a cura do paciente. Paciente apresentou lesão reversível devido á adesão ao tratamento. 
 Após a intervenção farmacológica dos medicamentos, os resultados confirmam a importância de seguir corretamente os medicamentos.
Figura 3- Remédios Rifampicina, Pirazinamida e Isoniazida
REFERÊNCIAS
http://www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=939 . Tuberculose Agente Etiológico,
 Rebouças,Curitiba – PR . 
http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/tuberculose , . Tuberculose, o que é, causas, sintomas, tratamento, diagnóstico, e prevenção, em 2013. 
http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=9457492015&pIdAnexo=2916409 , Suzano, São Paulo, em 28/10/2015. Rifaldin (Rifampicina)
http://www2.far.fiocruz.br/farmanguinhos/images/rifampicina_isoniazida_pirazinamida_etambutol.pdf, Rio de Janeiro , Fundação Oswaldo Cruz . Princípio Ativo
DESENVOLVIMENTO
CASO CLÍNICO:
 Paciente J.P.J, com 28 anos de idade, do sexo masculino, solteiro, 70 Kg, realizou consulta médica com queixa de tosse seca por mais de três semanas, e outros sintomas como febre vespertina e cansaço há cerca de 20 dias. Foi diagnósticado com tuberculose, sendo assim paciente começou tratamento oral com rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol por mais de 6 meses seguindo corretamente o tratamento, com isso não apresentou sequelas, e terminou o tratamento curado. 
TRATAMENTO FARMACOLÓGICO:
 O paciente passou por um tratamento de 6 meses,que inclui rifampicina, isoniazida e etambutol nos primeiros 2 meses, e isoniazida e rifampicina nos 4 meses seguintes. 
Rifaldin (Rifampicina) – Cada cápsula contém 30mg de rifampicina, embalagem com 6 cápsulas. A rifampicina é eficaz na combinação com outros medicamentos anti - tuberculose no tratamento inicial da tuberculose pulmonar ou no tratamento de infecções com resistência aos medicamentos. A dosagem diária de J.PJ é de 600mg . A administração do paciente foi feita em jejum pelo menos 30 minutos antes ou 2 horas após as refeições. 
 Isonizida (INH) – Envelope com 10 comprimidos 300mg. É indicado para tratamento e quimioprofilaxia de todas as formas de tuberculose pulmonares, causadas por cepas do bacilo da tuberculose sensíveis á isoniazida. Deve ser ingerida pela manhã, em jejum ou duas horas após a refeição, com algum líquido, sem mastigar com outros medicamentos para tuberculose. Paciente ingeriu 400mg diário. 
 Pirazinamida (substância ativa)- É destinado ao tratamento das diversas formas de tuberculose, na primeira etapa do esquema básico em associação com a rifampicina e a isonizida. Os comprimidos devem administrados com água, em jejum. É feita uma dose única diária . Paciente ingeriu 2000mg diário. 
Etambutol- É indicado no tratamento da tuberculose e extrapulmonar. Pode ser usado como parte do tratamento inicial ou tratamento alternativo. Deve ser ingerido pela manhã. Paciente ingeriu 1200mg diário. Caso houver esquecimento de duas ou mais doses, deve informar ao médico. 
Figura 2 – Medicação rifampicina, pirazinamida e etambutol na forma farmacêutica.

Continue navegando