Buscar

Relatório-Atrito Sólido UNIP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso de Engenharia – Laboratório
 RELATÓRIO ATRITO SÓLIDO
Larissa Esposte Vitoratto	RA: N4440G-9
Jenifer Cristina da S. Fraga	RA: N38348-8
 
 Tópicos de Física Geral e Experimental, Profª. Dra. Gabriela Issa Mendes
11 de março de 2019
 
Introdução
 	Esse experimento tem o objetivo de determinar os coeficientes de atrito estático e dinâmico. Atrito é um tipo de força que está presente quando duas superfícies entram em contato, essa força pode ser oposta aos movimentos, dificultando-os, ou a favor dos movimentos, quando facilitam a sua execução.
 Atrito é o contrário de movimento e a tendência do movimento. Para ocorrer movimento tem que ter uma força, o atrito faz uma força contra a força do movimento; força máxima é até onde não tem movimento. Quanto maior o coeficiente de atrito, maior a rugosidade, quanto menor, mais liso.
 Procedimento / Resultados
 Existem dois métodos, um quando a velocidade é zero e outro quando a velocidade é constante. As fórmulas utilizadas para esses métodos são: 
V=0 V=cte
Px=Fat Fr=m.a
P.senθ = μ.N Px-Fat=m.0
P.senθ = μ.P.cosθ  Px=Fat
Μe=tgθ  μd=tgθ 
 
 Para esse experimento for a utilizados um bloco de madeira e um de metal, um plano inclinado e uma régua. Em primeiro lugar montamos o plano inclinado e colocamos o bloco de metal nele, fomos aumentando o ângulo do plano até que o bloco escorregasse e anotamos esse ângulo. Em seguida, procuramos um ângulo em que o bloco deslizasse constantemente e anotamos esse ângulo também. Realizamos o mesmo procedimento com o bloco de madeira.
 
	Par de materiais em contato
	   μe=tgθ
	μd=tgθ
	 Metal 
	μe=tg10   μe= 0,18
	μd=tg16   μd= 0,29
	Madeira 
	μe=tg20   μe= 0,36
	μd=tg29   μd= 0,55
Análise dos Resultados
 No metal o coeficiente estático é 62% do coeficiente dinâmico, na madeira o coeficiente estático é 65% do coeficiente dinâmico, o coeficiente de atrito estático é menor que o dinâmico.
 Os coeficientes do metal são menores que os coeficientes do que os da madeira, isso quer dizer que o atrito no metal é menor, ou seja o movimento ocorre com mais facilidade.
 
Conclusão
 A partir do procedimento experimental feito, foi possível realizar um estudo prático sobre o atrito. Conseguimos concluir que a força de atrito entre dois sólidos em contato, permite a troca de forças em uma direção tangencial à região de contato entre os sólidos.
 Com a comparação entre os materiais conclui-se que o atrito depende da natureza do material e do grau de polimento das superfícies. Como os coeficientes do metal são menores nota-se que ele sofre menos força de atrito do que a madeira. 
TFGE

Outros materiais