Buscar

ATV A3 SISTEMA CORPORAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os sistemas corporais são integrados, dependendo uns dos outros para regulação e manutenção da homeostase orgânica e da sistêmica geral. O processo digestivo, por exemplo, é regulado pelo sistema nervoso e auxiliado por glândulas acessórias, as quais possuem multifunções, entre elas a de atuar no processo digestivo. Assim, ao longo da unidade, estudamos as estruturas do sistema digestório e o processo da digestão, desde a fase cefálica até a absorção dos nutrientes por meio do trato digestório. Agora, vamos colocar esses conhecimentos em prática. Para tanto, responda corretamente: de que forma atua o sistema nervoso no controle da digestão? O pâncreas é um órgão anexo ao sistema digestório e possui funções endócrinas e outras importantes para o processo digestório, mas de que forma ele contribui para o processo da digestão?
O nosso sistema digestório trabalha de maneira independente de outro órgão do corpo, podendo tomar suas decisões isoladas sendo governado pelo sistema nervoso entérico, sendo esse junto com o sistema nervoso simpático e parassimpático, formam o sistema nervoso autônomo. Esse sistema influencia o processo digestivo como o fluxo sanguíneo, absorção e secreção. O sistema entérico é composto por milhares de neuromas que vão desde o esófago ao ânus, sua sensibilidade é muito grande as emoções externas que são detectadas e repassadas para outra rede de neurônios capazes de nos dar o estímulo adequado para tal situação. O sistema nervoso entérico e constituído por plexos que se manifestam entre si passando o estímulo adiante e os responsáveis são os neurônios sensoriais, motores e internos, um bom exemplo de ligação é a serotonina que é um neurotransmissor produzido pelo cérebro e pelo trato gastrointestinal onde este último é responsável por 80% da produção, o estímulo para essa produção se dá por neurônios localizados na SNE.
O pâncreas é uma glândula digestiva com função endócrina, pertence ao sistema digestório e endócrino, possui 15 cm de comprimento e está localizado na região abdominal atrás do estomago o duodeno e o baço, é constituído por cabeça corpo e cauda. A porção exócrina secreta enzimas digestivas presentes no suco pancreático durante a digestão, sendo assim as moléculas grandes de carboidratos, proteínas e gorduras são quebradas em pedaços menores para seguir até o intestino. Na porção endócrina há dois tipos de células, Alfa responsável pela produção do glucagon e células Beta produzindo a insulina, responsáveis por regular o nível de glicose no sangue.

Continue navegando