Buscar

Evolução da bandeira britânica e bandeira americana.

Prévia do material em texto

Inglaterra
Escócia
País de Gales
A Bandeira do Reino da Grã-Bretanha, antes do país incorporar a Ilha da Irlanda.
A Cruz de São Patrício. Na bandeira da União, representava a Ilha da Irlanda, mas hoje em dia representa a Irlanda do Norte.
Bandeira do Reino Unido
Reino Unido
Em 1707 surgiu o Tratado de União de 1707 (foi um tratado que surge na sequência do Decreto de Estabelecimento de 1701 e de outro conhecido por apenas Tratado de União realizado no ano anterior, em 1706, que aboliu União das Coroas, a independência dos estados do Reino da Inglaterra e do Reino da Escócia, em favor de um novo Estado que se veio a chamar o "Reino da Grã-Bretanha“).
Aconteceu principalmente para deixar de haver desacordo entre os dois reinos, para reforçar o protestantismo, em detrimento das Terras Altas da Escócia que era predominante católica jacobita, e fazer prevalecer internamente o Decreto de Estabelecimento de 1701.
A criação do novo Reino da Grã-Bretanha: Inglaterra e Escócia encontravam-se até então sob um regime de união pessoal das coroas; agora, a independência formal dos dois países desapareceria em favor do novo Estado. O País de Gales, por sua vez, já havia sido anexado à Inglaterra no século XVI.
O Ato de União de 1800 (Act of Union of 1800, em inglês) foi o documento que fundiu o Reino da Irlanda e o Reino da Grã-Bretanha (este, resultado de uma fusão anterior estipulada no Ato de União de 1707), criando o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda, em 1º de janeiro de 1801, durante o reinado de Jorge III
A bandeira (Union Flag) criada pela fusão dos Reinos da Grã-Bretanha e da Irlanda em 1801 continua a ser a atual bandeira do Reino Unido. Combina as bandeiras da Inglaterra e da Escócia com a Cruz de São Patrício, que representa a Irlanda.
Em 24 de abril de 1916 uma parte da Irlanda se declarou independênte e foi reconhecida em 6 de dezembro de 1922. A parte norte da ilha ficou na união pois havia um grande numero de britânicos na parte norte.
A independência do Estados Unidos da América
As tensões entre colonos americanos e os britânicos durante o período revolucionário dos anos 1770 e início dos anos 1780 levaram à Guerra Revolucionária Americana, travada de 1775 até 1781. Em 14 de junho de 1775, o Congresso Continental, em convocação na Filadélfia, criou um Exército Continental sob o comando de George Washington. Proclamando que "todos os homens são criados iguais e dotados de certos direitos inalienáveis", em 4 de julho de 1776 o Congresso aprovou a Declaração de Independência, redigida em grande parte por Thomas Jefferson. Essa data é hoje comemorada como o Dia da Independência dos Estados Unidos. Em 1777, os Artigos da Confederação estabeleceram um fraco governo confederado que operou até 1789.
Após a derrota britânica por forças americanas apoiadas pelos franceses, na Batalha de Yorktown, a Grã-Bretanha reconheceu a independência dos Estados Unidos e a soberania dos estados sobre o território americano a oeste do rio Mississippi. Uma convenção constitucional foi organizada em 1787 por aqueles que desejavam estabelecer um governo nacional forte, com poderes de tributação. A Constituição dos Estados Unidos foi ratificada em 1788. Em 1789 tomaram posse o primeiro Senado e o primeiro presidente (George Washington) da Nova República. Em 1791 foi adotada a Bill of Rights (Declaração dos Direitos dos Cidadãos), que proíbe restrições federais das liberdades pessoais e garante uma série de proteções legais. As atitudes em relação à escravidão foram sendo alteradas; uma cláusula na Constituição protegia o comércio de escravos africanos apenas até 1808. Os estados do Norte aboliram a escravidão entre 1780 e 1804, deixando os estados escravistas do Sul como defensores dessa "instituição peculiar". O Segundo Grande Despertar, iniciado por volta de 1800, fez do evangelicalismo uma força por detrás de vários movimentos de reforma social, entre as quais o abolicionismo.
A ânsia americana de expansão para o oeste levou a uma longa série de Guerras Indígenas e ao genocídio dos indígenas. A compra da Louisiana, o território francês a sul, sob a presidência de Thomas Jefferson em 1803, quase duplicou o tamanho da nação. A Guerra de 1812, travada contra a Grã-Bretanha acabou num empate, reforçando o nacionalismo americano. Uma série de incursões militares americanas na Flórida levaram a Espanha a ceder esse e outros territórios na Costa do Golfo do México em 1819. A Trilha das Lágrimas em 1830 exemplificou a política de remoção dos índios, que retirava os povos indígenas de suas terras nativas. Os Estados Unidos anexaram a República do Texas em 1845. O conceito de "Destino Manifesto" foi popularizado durante essa época.
A independência do Estados Unidos da América
O Tratado de Oregon, assinado com a Grã-Bretanha em 1846, levou ao controle norte-americano do atual Noroeste dos Estados Unidos. A vitória americana na Guerra Mexicano-Americana resultou na cessão da Califórnia e de grande parte do atual Sudoeste dos Estados Unidos em 1848. A corrida do ouro na Califórnia de 1848-1849 estimulou a migração ocidental. As ferrovias construídas, no entanto, tornaram a deslocalização mais fácil para os colonos e provocaram o aumento dos conflitos com os nativos americanos. Depois de meio século, até 40 milhões de bisões americanos foram abatidos para peles e carne e para facilitar a disseminação do transporte ferroviário. A perda do bisão, um recurso fundamental para os Índios das Planícies, constituiu rude golpe para a subsistência de muitas culturas nativas. A compra do Alasca do Império Russo em 1867 completou a expansão continental do país.
Expansão do território estadunidense por data:
A Bandeira dos Estados Unidos, muitas vezes referida como bandeira americana, é a bandeira nacional dos Estados Unidos. Consiste em 13 faixas horizontais iguais, sendo 7 faixas na cor vermelha e 6 na cor branca, num retângulo azul no canto superior esquerdo aparecem 50 estrelas brancas (referido especificamente como a "união"), cada uma simbolizando um estado do país. Cada uma das faixas representa uma das antigas Treze Colônias, que declarou independência do Reino da Grã-Bretanha, e se tornaram os primeiros estados nos EUA. O vermelho simboliza resistência e coragem, o branco simboliza a pureza e inocência, e o azul representa vigilância, perseverança e justiça. A Bandeira dos Estados Unidos é comumente chamada de The Stars and Stripes (Estrelas e Faixas),Old Glory (Velha Glória) e Star-Spangled Banner. O codinome Old Glory foi dado pelo Capitão William Driver, de Salem, Massachusetts, em 1831, e foi muito usada durante o período no qual a bandeira possuía 48 estrelas, entre 1912 e 1959.
O projeto atual da bandeira dos E.U.A é o 27º. O projeto da bandeira foi modificado oficialmente 26 vezes desde 1777. A bandeira de 48 estrelas estava em vigor por 47 anos até a versão de 49 estrelas se tornar oficial em 4 de julho de 1959. A bandeira de 50 estrelas foi ordenada pelo então presidente Eisenhower, em 21 de agosto de 1959, e foi adotado em julho de 1960. É a versão mais usada da bandeira dos E.U.A e foi usada por mais de 57 Anos.
Muitos dizem que essa bandeira é uma bandeira provisória pois utiliza a bandeira do Reino da Grã-Bretanha em vez das estrelas e foi utilizada por 1 ano, com as 13 listras representando as treze colônias.
A principal bandeira dos EUA após sua independência com 13 estrelas e 13 listras representando as treze colônias que declararam independência do Reino da Grã- Bretanha, foi utilizada por 17 anos até novos estados entrarem na união.
Porto Rico pertence aos EUA, mas é só um território, não é um estado.
Atual bandeira dos EUA com 50 estrelas e 13 faixas.
Territórios e ilhas dos Estados Unidos da América, que não são estados e sim somente territórios:

Continue navegando