Buscar

VO2 Máximo: O que é e como aumentar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

VO2 Máximo
O VO2 máximo corresponde ao volume de oxigênio consumido pela pessoa durante a realização de uma atividade física aeróbica, como a corrida, por exemplo, sendo frequentemente usado para avaliar o condicionamento físico de um atleta, já que representa da melhor forma a capacidade aeróbica de uma pessoa.
A sigla VO2 máximo significa Volume de Oxigênio Máximo e expressa especificamente a capacidade que o corpo tem de captar o oxigênio da atmosfera e fazer chegar aos músculos durante um esforço físico. Quanto maior for VO2, maior será a capacidade de pegar oxigênio disponível no ar e fazê-lo chegar aos músculos de forma eficiente e rápida, o que depende da capacidade respiratória, circulatória e do nível de treinamento da pessoa.
O VO2 máximo alto está relacionado a benefícios para saúde como menor risco de doenças cardiovasculares, câncer, depressão e diabetes tipo 2, especialmente devido aos hábitos saudáveis e condicionamento físico.
VO2 Máximo: O que é, como medir e como aumentar
Qual o VO2 normal
O VO2 máximo de um homem sedentário está em aproximadamente 30 à 35 mL/kg/min, enquanto que os maratonistas mais famosos tem um VO2 max de aproximadamente 70 mL/kg/min.
As mulheres tem, em média, um VO2 um pouco menor, variando entre 20 à 25 mL/kg/min nas sedentárias e de até 60 mL/kg/min nas atletas porque possuem naturalmente uma maior quantidade de gordura e menor quantidade de hemoglobina.
Pessoas que são sedentárias, isto é, que não praticam atividade física, podem melhorar seu VO2 mais rápido, no entanto, pessoas que já são bem treinadas e que praticam atividade física regularmente, podem não conseguir aumentar muito seu VO2, embora possa melhorar seu rendimento de uma forma geral. Isso acontece porque este valor também está relacionado com a genética da própria pessoa, e por isso certas pessoas conseguem aumentar seu VO2 em relativamente pouco tempo de treino.
Além do VO2 estar relacionado com a genética, é influenciado também pela idade da pessoa, etnia, composição corporal, nível de treino e tipo de exercício realizado.
Teste do VO2 máximo
VO2 Máximo: O que é, como medir e como aumentar
1. Teste direto
Para medir o VO2 pode-se realizar o teste de ergoespirometria, também chamado de teste da capacidade pulmonar ou teste do esforço, que é realizado numa esteira ou bicicleta ergométrica, com a pessoa usando uma máscara no rosto e com eletrodos colados no corpo. Esse teste mede o VO2 máximo, a frequência cardíaca, a troca de gases na respiração e a percepção de esforço conforme a intensidade do treino.
O teste é normalmente solicitado pelo cardiologista ou médico do esporte para avaliar atletas, ou para avaliar a saúde de pessoas que sofrem de problemas pulmonares ou cardíacos, e em alguns casos, também se mede a quantidade de lactato no sangue, no final do teste.
Veja também qual a frequência cardíaca ideal para emagrecer.
2. Teste indireto
O VO2 máximo também pode ser estimado de forma indireta através de testes físicos, como é o caso do teste de Cooper que avalia a capacidade aeróbica, através da análise da distância percorrida pelo indivíduo durante 12 minutos, em caminhada ou corrida na sua capacidade máxima.
Depois de anotados os valores, é necessário fazer um cálculo através de uma equação, que dará o valor de VO2 máximo do indivíduo.
Saiba como é feito o teste de Cooper e veja como determinar o VO2 máximo.
Como aumentar o VO2 máximo
Para aumentar o VO2 máximo é preciso aumentar o treino físico porque isso melhora o condicionamento físico, fazendo o corpo captar melhor o oxigênio usando-o da melhor forma, evitando ainda a fadiga. Normalmente, só é possível melhorar em cerca de 30% o VO2 máximo e essa melhora está diretamente relacionada com a quantidade de gordura corporal, idade e massa muscular:
Quantidade de gordura: quanto menos gordura corporal, maior o VO2;
Idade: quanto mais nova for a pessoa, maior pode ser seu VO2;
Músculos: quanto maior a massa muscular, maior a capacidade de VO2.
Além disso, o treino forte com, pelo menos, 85% da frequência cardíaca também ajuda muito a aumentar a taxa de VO2, mas como este é um treino muito forte, não é recomendado para quem está iniciando a atividade física. Para iniciar uma atividade física e aumentar o VO2, é recomendado um treino mais leve, com cerca de 60 à 70% do VO2, que deve ser sempre orientado pelo treinador da academia. Além disso, uma opção para melhorar o VO2 é através da realização de treinos intervalados, realizados em alta intensidade.

Outros materiais