Buscar

Operacionalização do Trânsito no Âmbito Municipal e Estadual

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURSO: Gestão e Normatização de Trânsito e Transporte
Disciplina: Operacionalização do Trânsito no Âmbito Municipal e Estadual
NOME DO ALUNO: 
ATIVIDADE FORMATIVA
ORIENTAÇÃO: Baseando-se nas abordagens referentes operacionalização do trânsito no âmbito municipal e estadual, elabore um texto, de 15 a 20 linhas, destacando os estágios para a municipalização do trânsito e apontando o papel da educação para o trânsito no município.
REDAÇÃO:
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) foi criado em resposta aos altos índices de acidentes e mortes no trânsito, além de serviços e mobilidade ineficientes. Isso devido ao processo curto e rápido da urbanização no Brasil, onde a gestão viária não conseguiu acompanhar seu desenvolvimento.
Com a criação do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), que visa estabelecer responsabilidades e direitos para fazer frente aos problemas apresentados, e instituindo um novo patamar de segurança no trânsito, que juntamente com a Lei Federal 9.503, estabeleceu diretrizes para a municipalização.
Outrossim, a municipalização constitui uma obrigação legal prevista na Constituição Federal de 1988, que compete aos municípios legislar sobre assuntos de interesse local. Dessa forma, o município assume a responsabilidade pelo trânsito, os serviços de engenharia, a fiscalização, a análise e o controle de dados e a educação de trânsito, que tem destaque, pois consegue englobar no processo de desenvolvimento escolar e trazer ações de segurança no trânsito, trabalhando o comportamento, introduzindo o tema Trânsito Seguro, que tem por objetivo, por meio da educação, trazer benefícios para a população, traduzida em uma melhoria de qualidade de vida e garantindo ao administrador municipal, as condições de atender, de forma direta, as necessidades da população.
Por fim municipalizar é garantir que população venha a ter o melhor serviço possível por meio dos serviços prestados por meio das autoridades de trânsito municipais.

Mais conteúdos dessa disciplina