Buscar

Avaliação de Pesquisa 02 - Parcelamento de Solo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

(
Parcelamento do Solo Urbano
e suas Diversas Formas
Aluno(a):
 Larissa Guerson Batista
Data: 
 
17
/
05
/
2021
Avaliação de Pesquisa 02
NOTA:
INSTRUÇÕES
:
Esta 
Avaliação 
de pesquisa 
contém 
14
 questões,
 totalizando 10 (dez) pontos.
Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
Nome / Data de entrega
Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
Ao terminar 
grave o arquivo com o nome Avaliação de Pesquisa 01
 (nome do aluno).
Envie o arquivo pelo sistema.
)
1) O que se entende por impacto ambiental?
Os impactos ambientais podem ser definidos como alterações no meio ambiente provocadas pelo homem e suas atividades. Logo, percebemos que qualquer atividade que o homem exerça no meio ambiente provocará um impacto ambiental.
2) O que é Licenciamento Ambiental?
O licenciamento ambiental é uma exigência legal a que estão sujeitos todos os empreendimentos ou atividades que empregam recursos naturais ou que possam causar algum tipo de poluição ou degradação ao meio ambiente. 
3) O que se entende por parcelamento popular e quando sua implantação foi possibilitada?
O termo parcelamento de solo é um gênero das espécies de loteamento e desmembramento. Consiste em um tipo de urbanização de uma gleba destinada a moradia de pssoas de classe baixa. Foi implantado em 19 de dezembro de 1979.
4) Quais as opções que o parcelador possui para execução das obras de infraestrutura exigidas para
um parcelamento convencional (não considerado popular)?
O empreendedor poderá implantar todas as obras de uma spó vez ou apresentar um cronograma físico-financeiro de execução das obras de infraestrutura, que é analisado pela municipalidade e depois aprovado.
5) Cite três fatores que contribuíram para a propagação da ilegalidade do parcelamento nas cidades brasileiras.
A ilegalidade foi proporcionada pela omissão do estado em construir instituições formais capazes de controlar as ocupações do solo realizadas pela população de baixa renda, pelo crescimento da periferia urbana, que ocorreu através da iniciativa privada, e pelas contradições da evolução da legislação, no sentido de aperfeiçoar seus intrumentos de planejamento e gestão do solol urbano.
6) Explique a forma como foi construída a segregação espacial existente nas cidades brasileiras, que
culminou com a periferização das classes sociais de renda mais baixa?
O cenário de segregação espacial foi facilitado pela omissão do estado e construído pela ação de proprietários de terras e agentes imobiliários ávidos por lucratividades, obtidas com a valorização das terras. O mercado de terras caracterizou-se sempre por duas vertentes, uma pela via formal, onde o parcelamento do solo se processa seguindo os estatutos legais e outra pelas vias da informalidade, onde o parcelamento se dá pelo retalhamento da gleba em lotes sem o devido processo legal e à revelia do Poder Público.
7) Como se processa a produção de loteamentos clandestinos?
A produção de loteamentos clandestinos, na maioria das vezes, passa por estratégias bem definidas pelos parceladores, que envolve a abertura das vias e outras poucas obras aliadas a um marketing de vendas agressivo. A produção de loteamentos clandestinos pode se dar por meio de proprietários do terreno ou terceiros. Tratando de loteamentos promovidos pelos proprietários, presume-se que eles o fazem para verem-se livres das despesas oriundas da implantação da infraestrutura e a reserva de áreas públicas previstas nas leis federais, estaduais e municipais. No caso dos loteamentos serem produzidos por terceiros, trata-se de uma operação de “grilagem” de terras.
8) Quais são os impactos causados pelos parcelamentos clandestinos?
Os impactos da implantação de loteamentos clandestinos são de grande envergadura e debilitam o processo de planejamento das cidades. Freitas (2000) relaciona alguns deles que mais se destacam: a falta de cumprimento de normas técnicas estabelecidas, a ocupação de áreas de preservação de mananciais, aterro e retirada da vegetação (figura 4), assoreamento de rios e córregos, as áreas públicas inexistem ou são exíguas, sobrecarga dos equipamentos públicos das áreas vizinhas ao loteamento clandestino, prática de antigos parcelamentos que forçam os compradores dos lotes à inadimplência e depois não devolvem o montante já pago pelos mesmos. Além disso, nota-se ainda a proliferação de ligações clandestinas de água e esgoto (“gatos”) que sobrecarregam as redes e causam riscos à população, a presença de valas negras (esgotos a céu aberto) que correm para rios e mananciais, deposição de lixo em locais inadequados, pela ausência da coleta pública, o que pode ocasionar proliferação de doenças por meio de seus transmissores. Finalmente destaca-se a grande sobrecarga nos custos aos cofres públicos, pois ao Poder Público caberá a implantação da infraestrutura.
9) Como se processa os parcelamentos ilegais denominados irregulares?
Os parcelamentos ilegais denominados de irregulares podem se dividir naqueles que são aprovados pela prefeitura e posteriormente são registrados ou não. Quando registrados os parcelamentos podem ser considerados irregulares quando forem inexecutados, executados em desconforme com a legislação ou com o plano aprovado pela prefeitura e com a legislação. Quando os parcelamentos forem aprovados e não registrados, isso por si só já se constitui uma irregularidade, contudo podem somar a isso o fato de não serem executados, executado em desconforme com a legislação, executados em desconforme com o plano aprovado e com a legislação ou executados de forma irregular.
10) Qual é a diferença entre parcelamentos irregulares e parcelamentos clandestinos? 
A diferença entre a clandestinidade e a irregularidade, portanto, encontra-se na existência ou não da aprovação do parcelamento do solo; havendo esta, tem-se um parcelamento irregular, inexistindo, tem-se um parcelamento clandestino.
11) Como podem ser definidos os objetivos da regularização?
A finalidade da regularização do loteamento é o saneamento (a correção) da situação ilegal (anômala) e esse saneamento é:
(a) urbanístico: correção da situação física existente, isto é, quanto às vias de circulação, infraestrutura etc., exigindo investimentos do Poder Público [na prática]); 
(b) administrativo: regularização da situação do parcelamento perante os órgãos públicos administrativos; 
(c) civil: regularização da situação registrária e do direito real de aquisição ou do domínio dos adquirentes.
12) A quais instâncias constituídas caberá a notificação do loteador para regularizar o seu loteamento constituído irregularmente?
Cabe ao município, ao Distrito Federal ou ao Ministério Público realizar a notificação do loteador constante do artigo 38, parágrafo 2º da Lei 6.766/79.
13) O que se entende por Ministério Público e quais as suas funções constitucionais?
O Ministério público é uma instituição permanente, essencial à função jurisdicional do estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis. A característica que o aproxima da defesa da prática de parcelamentos legais e coerentes a atribuição de promover o inquérito civil e a ação civil pública, para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos.
14) Como pode se dar a atuação do Ministério Público dentro das esferas do direito, com o intuito dedefender os direitos da sociedade?
O MP pode atuar na esfera cível, utilizando o inquérito civil e a ação civil pública e também na esfera penal por meio do inquérito policial e da ação penal.
 (
Avaliação 
de Pesquisa 0
2
:
Parcelamento do Solo Urbanoe suas Diversas Formas
)

Continue navegando