Buscar

RESOLUÇÕES DE CONFLITOS, RESOLUÇÃO 125 RESUMO

Prévia do material em texto

Faculdade: Estácio
Belém, 20 de abril de 2021
Fabiana Moreira Pinto
A resenha crítica paira sobre a Resolução nº 125 do Conselho Nacional de Justiça, sua aplicação e efetividade na seara jurídica, em face das contendas que são levadas ao poder judiciário através do CEJUSC (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania).
Nosso ordenamento jurídico, atualmente, preserva a manifestação das partes, através de Método de solução de conflitos. É sabido a crucialidade deste instrumento que seria a diminuição de demandas judiciais em ritos comuns e especiais, visto a resolução das lides de forma eficaz e célere.
O poder judiciário procura promover a solução dos conflitos através da restauração do diálogo entre as partes de uma forma justa e coesa. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), através da resolução n°125, implementou a política Nacional de mediação e conciliação no judiciário brasileiro.
Na contemporaneidade o Estado tenta diminuir os conflitos através dos princípios da Pacificação, Monitoramento e Acompanhamento, e também cediço que são direitos fundamentais.
Portanto, a resolução reuni metas, estratégias e ferramentas objetivas ao poder Judiciário para aplicação de uma política pública permanente aperfeiçoando mecanismos consensuais de solução de litígios, aumentando o número de soluções SEM acionar a Jurisdição, trazendo assim um tratamento melhor aos partícipes e contribuindo para um melhor acesso à justiça.

Continue navegando