Buscar

Aval de ações em Saúde - Atv NP1 - Giuliana Diocedo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Giuliana Diocedo de Castro
CPF: 447.231.948-94
Atividade para obtenção de nota NP1
Realidade atual: novos olhares e maior adesão
Na contemporaneidade, é fácil identificar que o mundo é mais prático e ágil graças ao advento da tecnologia, e a área da saúde não poderia ficar para trás. Com novos métodos diagnósticos, formas de observar o paciente, identificar doenças atuais e determinar o tratamento, a população mundial só se beneficia. Dito isto, a Atenção Básica e toda sua linha de raciocínio voltada ao paciente, família e sociedade, bem como prevenção de doenças e promoção da saúde, necessitava atualizar-se frente a realidade do século XXI. Para tanto, foi criado o Sistema de Informação do SUS voltado á Atenção Básica (e-SUS AB) intensificando e informatizando a relação profissional-paciente-família, para que possa ser explorado com mais ênfase e melhor atendimento para poupar danos com o mínimo de intervenções.
 Há diversos métodos e formas de garantir tal atenção e adesão, explorados com trabalho em equipe (atenção multidisciplinar com Choosing Wisely, método clínico centrado na pessoa MCCP, método SOAP, entre outros) pela estratégia de saúde da família que aperfeiçoa a gestão da saúde.
Com isto, a equipe da unidade, ao identificar a situação de Judite e acolhe-la com escuta ativa, deve inserir a mesma no sistema, orientando a importância da adesão ao próprio tratamento e explicando os riscos que existem pela sua condição com doenças crônicas, agendar consulta clínica e exames laboratoriais, bem como para sua mãe (acamada) e seu pai, ambos idosos, através da visita domiciliar pela equipe da unidade composta pelos agentes comunitários, vistas a identificar os problemas de higiene, situação de moradia, condições sanitárias e os riscos de saúde, executando a Vigilância em Saúde; além de direcionar a família à assistência social para auxílios financeiros (através de inserção nos programas do Governo e solicitação de cestas básicas) e á psicóloga para retomada do equilíbrio psicológico e familiar. 
Para Judite, a educação em saúde é fundamental afim de orientá-la quanto os cuidados com seus pais, condutas com os filhos (principalmente retomada dos estudos e educação sexual) e incentivo á adesão e comprometimento com a Unidade Básica de Saúde, sejam consultas, exames, uso da medicação, portanto, a família de Judite será mais uma acompanhada e auxiliada graças a ação efetiva e humanizada da Atenção Primária pelo SUS

Continue navegando