Buscar

Atividade A2 METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE PORTUGUÊS NA ALFABETIZAÇÃO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	”Uma das estratégias criadas para se contrapor ao convencional de alfabetização é o método fônico. Nele, o alfabetizador despertará a consciência fonêmica de forma efetiva, desde que bem utilizado.”
 
Fonte: ESCOLAEDUCAÇÃO. Saiba o que é o método fônico de alfabetização. Disponível em: https://escolaeducacao.com.br/metodo-fonico-de-alfabetizacao/ Acesso em 02 de ago. de 2019.
 
Sobre o método fônico, assinale a alternativa que melhor o descreve.
	
		Resposta Selecionada:
	 
Ensino dos sons da primeira letra de cada palavra, partindo para a pronúncia completa do vocábulo por meio da mistura de cada som.
	Resposta Correta:
	 
Ensino dos sons da primeira letra de cada palavra, partindo para a pronúncia completa do vocábulo por meio da mistura de cada som.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. O método fônico é conhecido por ensinar a ler e a escrever por meio da relação das palavras com os sons. Assim, se ensina primeiro o som da primeira letra da palavra, partindo para as sílabas e para o vocábulo inteiro, por meio da mistura de cada som.
Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	“Já os alunos nessa hipótese [...] compreendem o sistema de escrita alfabético, entendendo que cada um dos caracteres da palavra corresponde a um valor sonoro menor do que a sílaba. Suas preocupações e questionamentos são agora de ordem ortográfica e textuais.” (MANSANI, 2018).
 
Fonte: MANSANI, M. Avançando na aprendizagem de alunos silábico-alfabéticos e alfabéticos . Revista Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/9907/blog-alfabetizacao-hipoteses-de-escrita-silabico-alfabeticos-alfabeticos-como-avancar# Acesso em 31 de jul. de 2019.
 
A descrição do texto base faz referência a qual nível da alfabetização?
	
		Resposta Selecionada:
	 
alfabético.
	Resposta Correta:
	 
alfabético.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. O texto base faz referência ao nível alfabético, pois é o momento em que a criança já tem domínio da escrita. Seus questionamentos agora são de ordem gramatical e ortográfica.
Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	”A Política Nacional de Alfabetização, um dos projetos que o governo Bolsonaro pretende apresentar em seus 100 primeiros dias, pretende erradicar o analfabetismo no Brasil apostando no método fônico (ou fonético) de alfabetização. Nele, a alfabetização se dá através da associação entre um símbolo (a letra, ou grafema) e seu som (o fonema). A criança aprende a reconhecer o som de cada letra para, a partir daí, ser capaz de combiná-las de modo a formar sílabas e palavras.”
 
Fonte: O GLOBO. Entenda o que é o método fônico, que o MEC privilegia em sua política de alfabetização. Publicado em março de 2019. Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/entenda-que-o-metodo-fonico-que-mec-privilegia-em-sua-politica-de-alfabetizacao-23536565. Acesso em 02 de ago. de 2019.
 
 
O método fônico parte dos sons de cada letra para as palavras completas. Esse tipo de método é:
	
		Resposta Selecionada:
	 
sintético, pois parte das partes para o todo.
	Resposta Correta:
	 
sintético, pois parte das partes para o todo.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. O método fônico é um método sintético, pois parte das parte, ou seja, dos sons das letras, para compreender o todo, isto é, as palavras. Primeiro, as crianças aprendem o som das letras iniciais de cada palavra e, a partir disso, aprende a combinar sons a fim de formarem palavras.
Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	O texto abaixo é um exemplo do nível silábico-alfabético.
 
Fonte: https://educacaopublica.cederj.edu.br/revista/wp-content/uploads/2015/06/clip_image013.jpg Acesso em: 03 de ago. de 2019
 
Sobre esse nível, analise as afirmações a seguir:
 
1. O nível silábico-alfabético é um nível de transição entre o silábico e o alfabético, por isso, apresenta características dos dois níveis.
2. No nível silábico-alfabético, a criança ainda não faz relação da escrita com a fala, por isso, utiliza quaisquer letras para representar a sua escrita.
3. O nível silábico-alfabético é quando a criança já compreendeu que a fala e a escrita estão relacionadas, porém utiliza apenas uma letra para representar cada sílaba.
2. 
 
Assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas:
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e III, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I e III, apenas.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. O nível silábico-alfabético é um nível intermediário entre o silábico e o alfabético, por isso apresenta características dos dois níveis. Nesse nível, a criança já entendeu que cada sílaba é formada pela combinação de fonemas, porém, em alguns momentos, ainda comete desvios do nível silábico, como utilizar uma letra para representar cada sílaba.
Pergunta 5
0 em 1 pontos
	
	
	
	“A criança descobre a lógica da escrita, percebendo a correspondência entre a representação escrita das palavras e as propriedades sonoras das letras, mas pensa que cada letra representa é uma sílaba oral, ou seja, usa ao escrever uma letra para cada emissão sonora (cada sílaba).”
 
Fonte: PEDAGOGIA AO PÉ DA LETRA Os Níveis de Aprendizagem
 Disponível em: https://pedagogiaaopedaletra.com/os-niveis-de-aprendizagem/ Acesso em: 03 de ago. de 2019.
 
Sobre o nível da alfabetização destacado no texto acima, analise as afirmações a seguir.
 
1. O nível acima faz referência ao nível silábico-alfabético, quando a criança apenas representa uma letra para cada sílaba, relacionado ao seu valor sonoro.
2. O nível representado pelo texto pré-silábico, momento em que a criança ainda não faz relação da escrita com a fala, representando as letras junto com desenhos.
3. O nível acima representado é o silábico, pois é o momento em que a criança começa a reconhecer a relação da fala com a escrita, representando cada sílaba por uma letra.
3. 
 
Assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas.
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, apenas.
	Resposta Correta:
	 
III, apenas.
	Comentário da resposta:
	Resposta incorreta. Na primeira afirmação, o nível silábico-alfabético é quando a criança está em transição entre o silábico e o alfabético, com características dos dois níveis. O nível pré-silábico, segunda afirmação, é quando a criança ainda não faz relação da fala com a escrita. Por isso, a única afirmação verdadeira é a terceira, pois o texto traz características do nível silábico.
Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	“Os aspectos da consciência fonológica Variam quanto à operação mental que o aprendiz realiza: pronunciar um a um os segmentos que compõem a palavra, contar, identificar ou produzir “partes sonoras” parecidas, adicionar ou subtrair segmentos sonoros. Variam quanto ao tamanho do segmento sonoro, que pode ser uma rima (m ato /g ato ), uma sílaba ( ca valo, ca saco) ou um fonema ( s apo, c ). E variam, ainda, quanto à posição (início, meio, final) em que aparecem nas palavras.”
 
Fonte: MORAIS, A.G. Consciência fonológica na alfabetização. Glossário Ceale: termos de alfabetização, Leitura e Escrita para educadores. Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/ Acesso em 31 de jul. 2019.
 
Sobre a consciência fonológica, assinale a alternativa que apresenta aspectos relacionados à consciência fonológica.
	
		Resposta Selecionada:
	 
consciência sintática, consciência silábica, consciência fonêmica
	Resposta Correta:
	 
consciência sintática, consciência silábica, consciência fonêmica
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. Consciência fonológica é quando a criança desenvolve a capacidade de reconhecer sons e relacioná-los com a escrita. Assim, a alternativa que apresenta apenas aspectos relacionados à consciência fonológica é: consciência sintática, consciência silábica e consciência fonêmica.
Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	”O método que ficou conhecido como português-Castilho propunha-se a valorizar o som das letras como ponto de partida do aprendizado. [...] Tratava-se de romper com a tradicional soletração, que começava o processo através dos nomes
das letras. Castilho argumentará que o nome da letra não consta em lugar nenhum. Tratava-se, contra essa prática, de iniciar o percurso do aprendizado da leitura pelo reconhecimento do som da letra: mmm, ssss, rrrr…” (BOTO, 2019).
 
 BOTO, C. Alfabetização: entre o método fônico e o construtivismo, a necessidade de reconstruir o debate. Disponível em: https://jornal.usp.br/artigos/alfabetizacao-entre-o-metodo-fonico-e-o-construtivismo-a-necessidade-de-reconstruir-o-debate/ Acesso em: 02 de ago. 2019.
 
O texto acima faz relação à qual método de alfabetização?
	
		Resposta Selecionada:
	 
Método fônico
	Resposta Correta:
	 
Método fônico
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. O texto base faz referência ao método fônico, pois se trabalha com o som das letras para a aprendizagem da leitura e escrita. Ou seja, para se chegar ao ponto mais alto da alfabetização, inicia-se pelo reconhecimento do som da letra.
Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	”Freinet diz que o desenho evolui da fala e que, a partir da convivência com a escrita do adulto, a criança começa, por imitação, a repeti-lo no seu próprio desenho, não sabendo bem o que representa. Ele diz: “... o processo empregado para o desenho transfere-se agora para a escrita, impelindo a criança para experiências por tentativas que conduzirão igualmente ao seu domínio.” (FERREIRA; MORO, 2001, p.102)
 
Fonte: FERREIRA VS, MORO MLF. Desenho e escrita no período inicial da alfabetização. Psicologia da Educação, v 13, pp. 101-113, 2001.
 
A escrita a seguir é a representação de um fase da alfabetização que possui relação com o desenho.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Fonte: https://slideplayer.com.br/slide/5635265/2/images/9/N%C3%ADvel+Pr%C3%A9-S%C3%ADlabico.jpg
Acesso em 03 de ago. de 2019
 
O exemplo acima é uma representação de qual nível da alfabetização, segundo a Psicogênese?
	
		Resposta Selecionada:
	 
Nível pré-silábico.
	Resposta Correta:
	 
Nível pré-silábico.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A escrita representada é característica do nível pré-silábico, pois, no decorrer dessa fase, a criança começa a diferenciar desenhos de letras, entendendo que cada palavra precisa de um número de letras, porém ainda não sabe quais são essas letras e nem a sua quantidade.
Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	“Estudos vêm revelando aspectos dos caminhos que crianças, jovens e adultos percorrem para tornar-se alfabetizados, bem como conhecimentos que estão envolvidos nesses processos [...] Vêm, do mesmo modo, contribuindo para a reflexão sobre novas possibilidades de ação pedagógica com a linguagem verbal, na perspectiva de repensarem-se metodologias de trabalho que favoreçam a formação de sujeitos criticamente letrados.” (GOULART, 2006, p.450).
 
Fonte: GOULART, C. Letramento e modos de ser letrado: discutindo a base teórico-metodológica de um estudo. Revista Brasileira de Educação v. 11 n. 33 set./dez. 2006.
 
A partir da leitura do texto e de seus conhecimentos sobre o assunto, analise as afirmações a seguir.
 
1. Estudos mostram que apenas a alfabetização não se mostra eficiente. É preciso, também, trabalhar com o letramento como prática pedagógica.
2. O processo de desenvolvimento dos métodos de alfabetização partiram para um caminho em que, não somente o conhecimento de um código é eficaz para o aprendizado da leitura e da escrita, mas também as práticas sociais em que estão incluídas.
3. Letramento e alfabetização caminham juntos no processo de aprendizagem da leitura e da escrita de uma criança: enquanto a alfabetização se preocupa com a aprendizagem do código, o letramento se preocupa em saber fazer bom uso das práticas de leitura e de escrita.
4. 
 
Assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas.
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e III.
	Resposta Correta:
	 
I, II e III.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. Todas as afirmações estão corretas, pois trazem que a alfabetização sozinha não dá conta da aprendizagem da leitura e escrita, sendo necessário incluir nas práticas pedagógicas também o letramento (afirmação I e II). Na afirmação III, temos que o letramento e a alfabetização andam juntos, sendo a alfabetização responsável pelo ensinamento do código e o letramento das práticas sociais da leitura e da escrita.
Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	”A criança já usa uma letra para cada sílaba oral, mas ainda não percebe os sons que formam a sílaba (fonemas). Essa consciência (fonêmica) será desenvolvida ao longo da aprendizagem da escrita. Para escrever, usa uma letra que tem correspondência com cada sílaba da palavra, geralmente a vogal.
No entanto, em palavras pequenas, formada por três letras ou menos, muitas crianças duvidam de sua hipótese silábica e usam mais letras para “corrigir” essa “falta”.”
 
Fonte: SÓ ESCOLA . Nível silábico com valor sonoro. Publicado em fev de 2017. Disponível em: https://www.soescola.com/2017/02/nivel-silabico-com-valor-sonoro.html Acesso em 03 de ago. de 2019.
 
Quanto ao nível silábico, analise as afirmações a seguir:
 
1. Nesse nível a criança usa cada letra para representar uma sílaba, que pode ter relação sonora com a sílaba ou não. No primeiro caso, chamamos de nível silábico com valor sonoro e no segundo caso de silábico sem valor sonoro.
2. O nível silábico, diferente do nível silábico alfabético, as crianças já entenderam a relação entre fonemas e sílabas, sabendo que as sílabas são combinações de mais de um fonema.
3. O nível silábico é o ápice do desenvolvimento da escrita, momento em que a criança já entendeu o processo de alfabetização.
5. 
 
Assinale a alternativa com as afirmações corretas:
	
		Resposta Selecionada:
	 
Apenas I.
	Resposta Correta:
	 
Apenas I.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. Somente a afirmação I está correta, pois o nível silábico é aquele em que a criança relaciona os sons da fala com a escrita, de forma que representa cada sílaba por uma letra, podendo ter ou não o mesmo som.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?