Buscar

Matematica Aplicada

Prévia do material em texto

Processos Industriais
Nome Completo Patricia Negri Menezes
Matrícula 28286175
Curso Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas
Podemos utilizar os seguintes processos industriais para a realização da produção dos componentes:
Arranjo físico por produto ou linear: A lógica deste layout é organizar a produção em sequência de etapas, ou seja, os recursos são dispostos em linha para a produção em massa de um determinado produto.
 Arranjo físico celular: A lógica deste layout é organizar a produção em células de manufatura, ou seja, os recursos não similares são agrupados de forma que consigam processar uma família de produtos que requeiram etapas similares na fabricação. Este tipo de arranjo físico proporciona maior eficiência do que o arranjo físico funcional de forma a não perder muito de sua flexibilidade. Neste aspecto, o layout celular é um meio de conciliar os pontos positivos dos arranjos físicos linear e funcional de forma que agem como intermediário entre um e outro.
A decisão de arranjo físico é uma parte importante da estratégia da operação. Um projeto bem elaborado de arranjo físico será capaz de refletir e alavancar desempenhos competitivos desejáveis. 
No que diz respeito ao planejamento do arranjo físico adequado, irá sempre existir uma preocupação básica que é tornar mais fácil e organizado o fluxo de entidades, o fluxo de pessoas e de informações, bem como, ganhar em espaço, tempo e lucro com a correta disposição dos recursos. Existem três motivos que tornam importantes as decisões acerca do arranjo físico:
1 – Os arranjos físicos afetam a capacidade de instalação e a produtividade, gerando ganhos positivos através da racionalização no fluxo de entidades, pessoas e informações.
2 – As mudanças no layout da produção podem significar lucratividade, pois acarreta em redução do tempo de processamento.
3 – Um layout bem planejado reduz riscos de acidentes e diminui a fadiga dos operadores.
Portanto considerando matematicamente os números da produção, o uso do processo físico com o celular seria a combinação mais satisfatória para se obter maior produtividade com agregação de valor. 
Referências bibliográficas:
Material Didático do curso.
https://sites.google.com/site/gestaodaproducao2017/home/processo

Continue navegando