Buscar

RESPOSTAS PÓS GRADUAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Especiarias e ervas aromáticas
1. A Anvisa, por meio da RDC n.o 276, de 22 de setembro de 2005, define “produtos constituídos de partes (raízes, rizomas, bulbos, cascas, folhas, flores, frutos, sementes, talos) de uma ou mais espécies vegetais, tradicionalmente utilizadas para agregar sabor ou aroma aos alimentos e bebidas”.
Esse conceito se refere ao que?
B. Especiarias.
2. As ervas aromáticas e as especiarias têm usos específicos na culinária, como, por exemplo, realçar o sabor e o aroma dos alimentos.
Assinale a alternativa que contém apenas ervas aromáticas.
C. Manjericão, hortelã, salsa, louro e alecrim.
3. Ervas e especiarias como alecrim, orégano, alho e coentro têm sido amplamente utilizadas na produção de diversos produtos, como embutidos de carnes, geleias, aromatização de óleos, entre outros.
Assinale a alternativa que apresenta outra função das ervas e das especiarias, além de dar sabor e aroma aos alimentos.​​​​​​​
E. Antioxidante.
4 -As especiarias têm a capacidade de conferir coloração às preparações.
Assinale a alternativa que contém especiarias capazes de colorir alimentos e que são muito usadas na culinária. ​​​​​​​
A. Açafrão e urucum.
5. A pimenta é um ingrediente encontrado na culinária de muitos países. Ela tem diversas variedades, entre elas a pimenta-do-reino verde, preta e branca. Estas podem ser encontradas em grãos e em pó.
A respeito da pimenta-branca, assinale a alternativa correta.​​​​​​​
D. É colhida madura e permanece de molho até que sua película externa seja retirada, tornando-a mais fina e aromática que a pimenta-preta.
Alimentos orgânicos
1. O uso de pesticidas na produção de alimentos pode ter efeitos benéficos e efeitos indesejáveis. Dentre as alternativas a seguir, qual NÃO representa um efeito indesejados dos pesticidas?
A. Intoxicação aguda.
2. Dentre as atitudes a seguir, qual NÃO é eficiente na redução do consumo de pesticidas em alimentos?
C. Lavar vegetais e frutas com hipoclorito.
3. Possíveis contaminantes ambientais e outras substâncias presentes nos alimentos são potenciais causadores de câncer. Qual substância a seguir pode ser classificada como carcinogênica?
C. Dioxina.
4. Os alimentos orgânicos têm esta nomenclatura devido ao modo como são cultivados. Dentre as características a seguir, qual NÃO representa uma prática agrícola dos alimentos orgânicos?
 D. Utilização de pesticidas.
5. Sobre alimento orgânicos, assinale a alternativa correta.
D. São produzidos por meio da agricultura sustentável.
Determinantes para Escolhas e Mudanças de Hábitos Alimentares
1 -Quanto aos principais conceitos relacionados aos determinantes para as escolhas alimentares e ao comportamento alimentar, assinale a alternativa correta.
E. O termo "atitude alimentar" faz referência às crenças, aos pensamentos, aos sentimentos e aos comportamentos relacionados com os alimentos.
2- Os(As) "____________ ___________" podem ser traduzidos(as) como aqueles(as) costumes e modos de comer repetidos por um indivíduo ou comunidade, geralmente sem o ato de pensar, ou seja, inconsciente. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna da frase anterior.
C. Hábitos alimentares.
3. Você acorda diariamente, levanta da cama e liga a cafeteira. Café pronto, você adiciona cinco colheres de sopa de açúcar branco. Toma o café e sai para trabalhar. Nesse exemplo, estamos falando de um _________. Você segue o seu dia, vai para o trabalho e, chegando lá, descobre que esqueceu da festa de final de ano da empresa. A mesa está farta de salgadinhos e docinhos. Nesse momento, você, mesmo sem fome, come. Nesse exemplo, estamos presenciando um determinante _________ ligado à alimentação.
O dia foi de muita correria e trabalho, de forma que você não conseguiu nem parar para se alimentar. No final, ao chegar em casa, você sente dor no estômago. Esse é um sinal de _________, portanto um determinante ____________. Assinale a alternativa que contém os termos que preenchem as lacunas corretamente.
B. Hábito alimentar - social/cultural - fome - biológico.
4. Sobre os determinantes do comportamento alimentar, assinale a alternativa correta.
A. Fome, saciedade e apetite são sensações fundamentais na regulação da fisiologia do comportamento alimentar.
5. Sobre os determinantes socioeconômicos e culturais, assinale a alternativa correta.
D. O cenário social, ou local onde a pessoa come (em casa, na rua, na escola, no trabalho), influencia nas escolhas dos alimentos.
Balanço energético e o controle do peso
1. O peso ideal para que uma pessoa seja considerada saudável pode resultar de uma atenção maior ao importante conceito de balanço energético, que representa a relação direta entre o consumo e o gasto de energia. Conforme o comportamento alimentar e os hábitos de vida, que envolvem desde o consumo de alimentos até a prática de exercícios físicos regulares, o peso corporal poderá ser mantido ou alterado, de acordo com os objetivos individuais. Neste contexto, qual situação caracteriza o estado de balanço energético positivo?
E. A ingestão energética é maior do que a energia despendida.
2. O conteúdo de gordura corporal é bastante variável entre os indivíduos, podendo atingir de 2 a 70% do peso do corpo. Também há diferenças entre os sexos, onde as mulheres apresentam percentual de gordura maior quando comparadas aos homens, pois os requerimentos fisiológicos para manter as funções reprodutoras são maiores, incluindo a produção de estrogênio. A quantidade de gordura corporal pode ser medida ou estimada, de acordo com o método utilizado, e representa uma das estratégias básicas para a intervenção nutricional, visto que o percentual de gordura do corpo relaciona-se com situações clínicas de saúde ou de doença. Dentre os diversos métodos, qual dos citados representa alta precisão para medir a composição corporal, a massa e a densidade óssea:
E. Absorciometria de raio X de dupla energia (DEXA).
3. O Índice de Massa Corporal (IMC) é o padrão preferencial de relação peso-altura, pois refere-se à medida clínica mais relacionada ao conteúdo de gordura corporal. Este indicador é calculado como o peso corporal (em quilos), divididos pela altura ao quadrado (em metros). Conforme a relação peso-altura, pode-se estimar o estado nutricional do indivíduo, associando-o a possíveis riscos para desenvolvimento doenças crônicas não transmissíveis (DNCT) em decorrência do peso corporal. Das faixas de classificação do IMC para indivíduos adultos, qual aquela que representa a condição de sobrepeso?
E. De 25 a 29,9 kg/m².
4. O excesso de peso e de gordura corporal está relacionado ao desenvolvimento de diversas doenças, dentre as quais merecem destaque as Doenças Cardiovasculares, o Diabetes tipo 2 e diversos tipos de cânceres. Sabe-se que quanto maior o grau de obesidade, mais prováveis e mais graves podem se tornar os problemas de saúde associados, fazendo com que o indivíduo acometido tenha importante comprometimento de sua qualidade de vida. Especificamente ao surgimento de Diabetes tipo 2 em indivíduos obesos, uma possível explicação para tal relação seria:
E. Aumento das células adiposas, que não se ligam bem a insulina, ou por diminuírem fatores que auxiliam a ação da insulina e aumentarem fatores que diminuem sua ação.
5. Comprometer-se com uma dieta e um estilo de vida mais saudável pode ser um desafio para muitas pessoas. Contudo, um plano de emagrecimento sensato não exige que a pessoa evite completamente determinados alimentos que lhe são favoritos. Justamente por isso, é fundamental que o nutricionista incorpore em seu dia-a-dia uma lista de verificação para avaliar um plano alimentar antes de colocá-lo em prática (entregar ao paciente). Um dos tópicos deste check list deverá abordar se o plano alimentar inclui alimentos considerados comuns, sem promover alimentos “mágicos” ou especiais. Este tópico da lista de verificação refere-se à:
E. Ingestão.

Continue navegando