Buscar

PCC PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
 
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR (PCC)
 
 DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 
TEMA: OBSERVAR, PESQUISAR E CONSTRUIR O CONHECIMENTO 
ALUNA: WALLACE BRUNO LACERDA SILVA
PROFESSORA: CRISTINE ROSE MERA
MATRÍCULA: 202003504459
 
 
 
 
 
 
CABO FRIO – 22 DE MAIO DE 2021
 
 
 SUMÁRIO 
1. INTRODUÇÃO....................................................................................................... 
2. ENTREVISTA COM O PROFESSOR.................................................................... 
3. REFERÊNCIAS...................................................................................................... 
 
 
 
 
 
 
1. INTRODUÇÃO 
Os dias atuais exigem que o professor inclua uma maior dinâmica ao processo educacional, superando a postura tradicional de transmissor do saber ao aluno por meio de aulas expositivas e demonstração à classe. Torna-se necessário que o professor desenvolva situações de aprendizagem instigadoras, desafiadoras, que motivem o aluno a questionar, expressar suas ideias e a participar do processo de construção do conhecimento, pois a função primordial da escola está na construção do conhecimento, conhecimento este, que não deve ser transmitido de uma pessoa para outra, mas construído através da atuação do educando sobre o que deve ser conhecido. 
 
 
2. ENTREVISTAS COM O PROFESSOR 
A seguir, algumas perguntas realizadas com umas amigas profissionais da educação (Pedagoga)
 
APRENDIZAGEM
Ação, Processo ,efeito ou consequência 
De aprender; aprendizado.
A duração do processo de aprender; O tempo que se leva para aprender .
Professora : Jocineia Ribeiro
Pedagoga 
CABO FRIO – RJ 
 
Qual a participação do aprendiz no processo? 
A criança traz consigo, ou melhor todo ser humano traz consigo sua vivência e experiência, aquilo que se vive no dia a dia. A aprendizagem acontece a partir do que cada um experimenta no seu dia a dia, do que existe de troca entre seus pares e em sociedade. Contribuindo para sua aprendizagem e a do outro em seu convívio. 
 
Qual a natureza da aprendizagem? 
A natureza da aprendizagem e aquilo que nos é passado a partir do momento em somos inseridos na sociedade. Por tanto, a natureza da aprendizagem vem desde a gestação. Onde o bebê recebe estímulos, da mãe e da sociedade, desde o útero. A aprendizagem e algo que se constrói diariamente e continuamente, através dos sentidos e emoções experimentadas. 
 
 
 
 
 
Professora: JAQUELINE GONÇALVES 
Pedagoga
Cabo Frio – RJ 
 
Existe limite para a aprendizagem? Explique: 
A aprendizagem acontece através da relação do sujeito com o meio em que vive, levando a uma organização interna como forma de interação com o mundo. E isso ocorre ao longo de toda a vida do ser humano. Sabendo que cada criança tem um ritmo único no processo de construção de conhecimento, cada pessoa tem uma história única formada por sua estrutura biológica, psicológica, social e cultural. Desse modo, é preciso respeitar o tempo de aprendizagem e limitações que devem ser trabalhadas de forma diferenciada através de trabalho diversificado para aqueles que tenham evolução mais lenta. 
 
Qual a participação do aprendiz no processo? 
O papel do aprendiz é fundamental. Sua participação deve ser ativa em todo processo de ensino aprendizagem. A aprendizagem tem relação intrínseca com a interação do indivíduo no processo, da mesma maneira que a aprendizagem ocorre de forma diferenciada em cada pessoa. 
 
Como a escola pode atuar para o desenvolvimento e apropriação da aprendizagem? 
A escola tem o papel fundamental de dirigir o trabalho educativo para estágios de desenvolvimento não alcançados pelo corpo discente, dando impulsionamento para conquista de novos conhecimentos a parti daquilo que já se sabe, desafiando-os para o que ele ainda não sabe. Um bom ensino garante uma nova aprendizagem e impulsiona o desenvolvimento. É papel da escola a garantia desse ensino aprendizagem significativo. 
 
Existe fracasso escolar? 
O fracasso escolar pode ser entendido como nova experiência ou pode ser compreendido como uma consequência para o aluno da não apropriação do aprendizado, os conceitos, valores, conhecimentos, habilidades e a questão da cidadania que não foi internalizada no aluno, culminando em notas baixas, reprovação e muitas vezes em evasão escolar. São várias causas que podem contribuir para o fracasso escolar, dentre elas a origem social do aluno, a reprodução das desigualdades sociais por parte da escola, os recursos investidos em educação no país, falta de conhecimento didático por parte do corpo docente para alunos com diferentes tipos de dificuldades cognitivas, especiais, dentre vários fatores. 
 
 
Professora : Simone Pacheco 
 Pedagoga
 Cabo Frio -RJ
 
Qual é o papel da família no processo de aprendizagem? 
O papel da família é de auxiliar a escola e aluno. Quando penso em família, penso em base. Acho que essa palavra também define bem o papel da família no processo. Ela deve ser a base para o aluno se desenvolver. A família é a primeira sociedade em que vivemos e é a base para a formação de qualquer indivíduo. 
 
Quais os fatores que podem levar ao fracasso escolar? 
São vários fatores. Eles podem ser físicos, cognitivos, sociais e psicológicos. Também podem surgir devido ao ambiente, ao sistema educativo, a fatores sociais e familiares, entre outros. 
 
Como a Psicologia pode auxiliar no avanço do processo de aprendizagem? 
Acho que a psicologia pode auxiliar investigando e criando alternativas de superação dessas dificuldades. É de extrema relevância para o corpo docente ter a sensibilidade e noção de que a psicologia educacional ajuda a conhecer os interesses, atitudes, aptidões e outras capacidades e habilidades adquiridas ou inatas. 
 
 
 
3. REFERÊNCIAS 
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pd
e/2013/2013_uepg_dtec_artigo_maritsa_gomes_dekkers.pdf

Continue navegando