Buscar

Mercado e Operações Imobiliárias (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Mercado e Operações Imobiliárias 
Aluno (a): Fábio Eduardo Rodrigues
Data: 05 / 05 / 2021
Avaliação Pesquisa/Prática 
NOTA:
INSTRUÇÕES:
Esta Avaliação contém questões, totalizando 10 (dez) pontos.
Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
Nome / Data de entrega
As respostas devem ser digitadas abaixo de cada pergunta.
Ao terminar, grave o arquivo com o nome Avaliação Pesquisa/Prática.
Envio o arquivo pelo sistema.
1. Por algum tempo, erroneamente, o conceito de marketing era entendido simplesmente como sinônimo de propaganda e publicidade, entretanto hoje sabemos da complexidade e da evolução existente nessa área. O conceito de marketing é amplo e envolve muitos outros fatores além da publicidade e da propaganda. Cite e explique os três conceitos centrais do marketing.
O primeiro é o Produto – Entendido como tudo que pode satisfazer uma necessidade ou desejo do consumidor, podendo ser um objeto físico ou a prestação de um serviço
O Segundo é a Troca – É a negociação, onde um produtos e/ou um serviço é trocado por dinheiro.
E o terceiro é o Mercado – O ambiente onde as trocas acontecem, é onde há um potencial para o comércio/mercado, e este pode ser segmentado por produto, local, idade, etc. 
2. A área de marketing é percebida como a responsável por desenvolver, promover e proporcionar bens ou serviços que satisfaçam as necessidades dos clientes. Portanto, o escopo de marketing é amplo e envolve bens, serviços, experiências, eventos, pessoas, lugares, propriedades, organizações, informações e ideias. Explique cada um deles.
Bens – os bens ou produtos possuem a característica de tangibilidade e são predominantes na área de produção e de marketing. Em países desenvolvidos os bens como commodities, alimentos, artigos de vestuário, são os responsáveis por manter o setor econômico ativo. 
Serviços – com a evolução do sistema econômico a produção de serviços é cada vez mais frequente e diversificada. Caracteriza-se como serviço aqueles prestados por hotéis, médicos, advogados, locadores, empresas aéreas entre outros que ofertam um benefício em forma de serviço. 
Experiências – gerindo serviços e produtos, podem-se também criar e comercializar experiências. Por exemplo, passar uma semana em uma conferência sobre cooperativismo com grandes teóricos da área pode proporcionar um grande nível de experiência aos participantes. 
Eventos – dentro do escopo de marketing, há os profissionais responsáveis por planejar, organizar eventos, como aniversários da empresa, feiras comerciais, eventos esportivos entre outros. 
Pessoas – o marketing também pode assumir um foco em pessoas, é o chamado marketing de celebridades. Sabemos que hoje toda pessoa famosa ou que tem uma grande importância no meio artístico ou social possui um agente, ou um gerente pessoal vinculado a alguma agência de relações públicas.
Lugares – o marketing também está presente na questão das cidades, regiões e países, pois há uma competição para atração de turistas, indústrias, novos moradores. Entre os exemplos de empresas de marketing de lugares, podemos citar especialistas em desenvolvimento econômico, agências de propaganda, imobiliárias.
Propriedades – o conceito de propriedade consiste em direitos de posse de bens imóveis e de bens financeiros. Esses direitos podem ser comprados e vendidos e, por isso, há instituições que trabalham para quem procura comprá-los, podemos citar nesse caso imobiliárias e instituições financeiras.
Organizações – as organizações procuram trabalhar para construir uma imagem positiva para seu público. São comuns os anúncios de identidade corporativa que procuram maior reconhecimento público, a fim de competir com maior sucesso por um público maior.
Informações – as informações podem ser geradas e comercializadas como um produto e representam um dos principais setores econômicos. Como exemplo, pode-se citar a internet, livros e enciclopédias que, por um determinado preço, vendem informação e conhecimento a quem adquire.
Ideias – toda vez que adquirimos um produto ou um serviço, estamos adquirindo uma ideia, um conceito. 
3. Precisamos entender que existem mercados em que haverá interações e negociações, dentre eles o mercado consumidor, o mercado empresarial, o mercado global, o mercado sem fins lucrativos e o governamental. Explique cada um desses mercados.
Mercado consumidor: Este tipo de mercado é constituído por empresas que produzem e comercializam produtos e serviços de consumo em massa, seus investimentos e recursos estão voltados a estabelecer uma imagem de marca superior a seus concorrentes, isso significa que elas precisam ter um profundo conhecimento do seu público-alvo, das necessidades que o produto oferecido irá satisfazer, da comunicação que irá ser adotada e do posicionamento da marca no mercado. Além de deter o conhecimento sobre os aspectos já mencionados, os gestores de marketing de consumo são responsáveis por algumas atividades como: decisões sobre características, qualidade, abrangência da distribuição, dos gastos em alcançar o posicionamento desejado. Como exemplo de produtos de consumo em massa, tem-se aparelhos eletrodomésticos, passagens aéreas e no caso das cooperativas tem-se como exemplos os produtos alimentícios como arroz, leite.
Mercado empresarial: O mercado empresarial consiste em empresas que compram bens ou serviços que possibilitam a fabricação de outros produtos e vendem para outras empresas ou terceiros. O objetivo dos compradores empresariais é comprar produtos visando o lucro e, das empresas que vendem, é demonstrar como estes produtos podem contribuir para a obtenção dos lucros. Neste mercado, o papel da propaganda e da força de vendas é fundamental no que se refere à confiabilidade e a qualidade.
Mercado global: As empresas que constituem o mercado global precisam tomar algumas decisões e fazer algumas análises sobre qual país irá atender, se irá entrar nesse país como exportador, franquia, por meio de parceria ou de outra forma, deverá analisar questões de adaptações do produto daquele mercado local, aspectos referentes a preços nos diferentes países, a comunicação adequada à cultura daquele país. O sistema global envolve diferentes estilos de negociação, diferentes necessidades, variação de moeda e uma série de questões legais e políticas, e as empresas que entrarão nesse mercado deverão estar preparadas. 
Mercado sem fins lucrativos: (terceiro setor) e governamentais Este mercado é composto de organizações que não possuem fins lucrativos como igrejas, ONGs, instituições de caridade e órgãos públicos. As empresas que comercializam para este mercado precisam determinar seus preços com cautela, pois muitas vezes este mercado possui um poder de compra limitado. É comum muitas dessas compras exigirem uma maior burocracia, e no contexto público, geralmente, abre-se licitações para ser favorecida a empresa que oferecer menores preços. Um exemplo disso é o mercado institucional, cada vez mais presente, já que, hoje, tem-se uma legislação que obriga 30 % da merenda escolar ser proveniente da agricultura familiar. No entanto, para esta comercialização ocorrer, deverá se estabelecer uma relação por meio de cooperativas, e, por este motivo, este tipo de mercado vêm representando ainda mais uma forma de sustentação e viabilização de pequenas cooperativas da agricultura familiar. Destaca-se neste cenário as cooperativas Copercedro e Coperterra. 
Avaliação Pesquisa/Prática

Outros materiais