Buscar

ORGANIZAÇÃO E PROCESSOS GERENCIAIS EM EDUCAÇÃO AULA 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PARECE LOUCO... 
SR. JOÃO É GESTOR DE UMA PAPELARIA COM VENDAS PRESENCIAIS (LOJA FÍSICA) E VIRTUAIS (LOJA VIRTUAL). OS FUNCIONÁRIOS MAIS NOVOS FICAM UM POUCO ASSUSTADOS QUANDO O "JEITÃO" DO SR. JOÃO MUDA DE TEMPOS EM TEMPOS. QUANDO NOS MESES DE ABRIL, MAIO, AGOSTO E SETEMBRO, O SR. JOÃO É UMA PESSOA CALMA, OUVE COM ATENÇÃO, PEDE MODERAÇÃO A TODOS E NÃO GOSTA DE ATROPELOS. QUANDO DO INÍCIO DAS AULAS (JANEIRO - FEVEREIRO) OU MESES DE FESTIVIDADES (DIA DAS CRIANÇAS E NATAL) ELE SE TORNA "ELÉTRICO", APERTA A TODOS, EXIGE MANUTENÇÃO IMEDIATA, ENTREGAS RÁPIDAS, RESPOSTAS A CLIENTES IMEDIATAS, E SEM CONTAR QUE FICA COBRANDO A TODOS OS FUNCIONÁRIOS SOBRE INFORMAÇÕES DOS CONCORRENTES... PARA VOCÊ QUE POSSUI UMA VISÃO MAIS APURADA DAS TEORIAS... 
SR. JOÃO É "MEIO LOUCO" OU É ADEPTO DE ALGUMA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO?
SR. JOÃO É ADEPTO DE ALGUMA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
 Sim, seu João é adepto da teoria contingencial, Essa teoria enfatiza o fato do ambiente externo ser o responsável pelas modificações de estruturação e organização de sua empresa. Tendo como base o estudo das teorias da administração nas organizações, já podemos identificar preceitos de teorias diversas. Teorias essas que são aplicadas por seu João e, consequentemente, a todos os integrantes que pertencem aos grupos de colaboradores. É importante adquirir conhecimento frente às teorias da administração para que na aplicação do trabalho diário, sejam utilizados os meios mais adequados para seu melhor funcionamento.
 Quando seu João aplica essa teoria da contingência, ele procura entender todas as influências que levam à dificuldade. Como a redução da produção pode parecer, à primeira vista, o resultado de negligência dos funcionários. Porém, a partir do momento que é realizada uma análise mais profunda, a mesma pode revelar que a iluminação fraca e climatização insuficiente estão causando sonolência entre os funcionários. A sua empresa se ajusta e se adapta ao ambiente e à tecnologia, da mesma forma que seus processos regulamentadores, como meio de se manter ativa e eficiente. Outros tipos de teoria e métodos de administração muitas vezes falham porque negligenciam que os estilos de gestão e as estruturas organizacionais são influenciados por vários aspectos. Portanto, não deve haver apenas um projeto ideal para as empresas, já que nenhuma empresa é completamente semelhante à outra e porque cada uma enfrenta seu próprio conjunto de contingências, que resulta em diferentes níveis de incertezas.

Outros materiais