Buscar

AP3 GESTÃO DE MARKETING

Prévia do material em texto

2
GESTÃO DE MARKETING
A IMPORTANCIA DO CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS E AS SUAS CINCO FASES.
Professor: Adriano de carvalho silva
Aluno: Julio Cesar de jesus
Matrícula: 1104809
sumário
1 INTRODUÇÃO	1
2 DESENVOLVIMENTO	2
2 DESENVOLVIMENTO	3
2 DESENVOLVIMENTO	4
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS	5
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS	5
Introdução
Qual a importância do ciclo de vida do produto?
Frequentemente vemos o surgimento e o desaparecimento de produtos de uma forma cada vez mais comum e o avanço da tecnologia e as mudanças no mercado são fatores que tem feito com que se diminua o tempo do ciclo de vida de um produto e com isso pode se tornar obsoleto mais rápido o lançamento e a sua retirada até porque isso é estudado de acordo com o público e examinado de forma criteriosa. As fases do ciclo de vida de um produto são usadas de forma diferente pelas empresas, ou seja, cada uma tem um sistema de trabalhar também. O ciclo de vida do produto é uma ferramenta administrativa que permite verificar como um determinado produto vem se comportando no mercado desde o seu lançamento até a sua retirada e assim toda estratégia em torno dele precisa ser executada da forma certa em cada uma de suas etapas que veremos a seguir. Dentro disso é necessário saber a hora de parar e de investir para que tudo dê certo. 
Desenvolvimento
As cinco fases: Desenvolvimento, Introdução, Crescimento, Maturidade e Declínio.
DESENVOLVIMENTO
Tudo se inicia pelo desenvolvimento e essa é a fase em que o produto ou a marca seja o que for é concentrado no campo das ideias porque ele ainda é apenas um pequeno projeto mas não é por isso que se deixa de dedicar-se a ele. Os detalhes deste processo estão na falta de vendas, mas principalmente nos crescentes investimentos ou seja o produto, marca ou serviço ele ainda não se encontra no mercado e com isso precisa ser desenvolvido o que faz ser estudado a sua viabilidade e testar funcionalidades deste produto para que a ideia seja validada e ao mesmo tempo precisa-se que se faça a divulgação do produto, isso é um estágio bastante relacionado ao modelo do negócio de startups. Sempre que uma solução é proposta se inicia o ciclo de vida do produto.
INTRODUÇÃO
Falando neste momento sobre a introdução eu percebo que esse estágio depende claramente da finalização do processo anterior para que o produto chegue ao mercado da melhor forma possível ou seja e o momento de começar as vendas de investir na estratégia de marketing para que a marca, produto ou serviço seja agora lançado e alcance o conhecimento do seu público para que foi lançado ou seja “público alvo”. As vezes o faturamento sobre o produto começa mas as vezes é que o lucro vem e inclusive é normal se ter um prejuízo e este é um tempo muito sensível da estratégia, pois ainda não gera grandes receitas e com isso se tem um número baixo de produção mas os investimentos são maiores por que justamente agora é o começo de tudo, então as propagandas e outros custos relacionados ao lançamento são normais. Quando é um produto novo não existe muita concorrência ela é baixa ou as vezes nem chega a existir há uma resistência de alguns clientes em relação a isso ou seja é um mercado desconhecido tentando espaço para ser conhecido e ia existem também dúvidas sobre que estratégias usar para alcançar o topo das vendas e alcançar os clientes ainda indecisos.
CRESCIMENTO
Ultrapassado o desafio inicial é o momento de se trabalhar para aumentar sua participação no mercado, o Market Share ou seja visando sempre a ponta e é a partir deste momento que se tem a estabilidade de um produto e que tende a ter a sua produção, distribuição e vendas escaláveis. Se ingressa em um ciclo no qual agora os esforços são menores e desta forma a chegada dos lucros e marcada o que mostra que o seu valor já foi reconhecido pelo público e não há dúvidas do produto que ele é. Nesta etapa as realizadas pelo marketing não só incentivam o crescimento como a manutenção do produto que ficara vivo na mente dos clientes e desta forma quando aparecer uma necessidade de consumo com certeza será uma escolha normal em relação aos concorrentes e falando em concorrência percebemos que ao atingir o estágio de crescimento o seu produto, marca ou serviço não se encontra mais sozinho no mercado e com o surgimento de novos produtos e necessário se firmar com o melhor serviço a oferecer. Não se pode deixar de fazer investimento para que não corra o risco de entrar em declínio antes de atingir a maturidade.
MATURIDADE
Depois de se ter altas nos lucros agora as vendas experimentam a estabilidade e consecutivamente pode haver uma redução nas receitas mas nada significativo, esse é um momento natural e esperado para esta etapa de maturidade de um determinado produto que parece não ter mais para onde crescer mais que atingiu o seu auge. Neste momento falamos de um novo estágio arriscado para o negócio e se sentar na zona de conforto e entrar no comodismo pode resultar em algo muito ruim porque ao deixar a inovação e os investimentos no marketing pode resultar em um declínio muito rápido, de maneira que a concorrência se esforça para alcançar o lugar daquele que está na ponta. Se quem tem o seu negócio se acomodar o concorrente com certeza o alcançara e tomara o seu lugar sem dúvida e as vendas sofrerão com isso, o que pode gerar quedas e aí o ciclo final de vida do produto. A ideia e que a fase da maturidade gere bastante tempo para que desta forma uma determinada solução possa gerar um grande lucro pelo maior tempo possível e existente e o detalhe mais difícil disso é manter diante de uma luta contra os concorrentes o preço saudável que é ainda mais difícil nesta etapa e jornada. É necessário se ter uma estratégia muito boa para continuar na ponta e se manter no mercado competitivo do jeito que é.
DECLÍNIO
Todo produto um dia chega ao fim e posso perceber que existiam marcar lendárias e centenárias no mercado, famosíssimas e que não resistiram devido a competição que é e os investimentos pesados em marketing na atualidade e olhando para isso entendemos que não é fácil se manter no topo e estender a fase que se chama maturidade por muito tempo. É preciso ter uma estratégia forte para sobreviver ao lançamento de muitas soluções dos concorrentes, as mudanças de hábitos e comportamentos dos consumidores que se tornam também mais exigentes e com isso quem fornece precisa atender esta demanda e ser exigente também por que hoje em dia a tecnologia pode tornar um produto ultrapassado em um piscar de olhos. Deste modo como o nome indica declínio e marcado pelas quedas nas vendas e lucros, ou seja, é o momento terminal de uma determinada estabilidade que é normal no momento de maturidade do produto ou marca e dessa forma o declínio é identificado.
Pode ser necessário redesenhar a solução e até mesmo planejar o fim da comercialização deste produto ou marca ou se fazer um estudo e substituir por outra mais atual e adequada ao mercado do momento.
Considerações finais 
Dentro disso percebo que todo novo produto precisa ser bem trabalhado e existem vários processos a serem seguidos para que possa ser sucesso. O investimento faz parte disso e se não for feito da forma exata e consciente não obter êxito de lucros por isso é necessário dedicação para que tudo possa alcançar o determinado sucesso e se isso um dia vier a ter uma baixa que se tenha sabedoria para recriar ideias e fazer diferente ou seja é preciso estar atento ao mercado e a mudanças necessárias.
Referências Bibliográficas de sites:
Consultinghouse.com.br
Klickpages.com.br

Continue navegando