Buscar

Ava 1 - Muito desgate sem planejamneto - Gestão Empresarial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Segundo Lacombe - "Administrar uma empresa é aproveitar da melhor forma as circunstâncias externas, de modo a utilizar o mais eficientemente possível os recursos de que dispõe (pessoas, máquinas, materiais e capital) para fazê-la sobreviver e progredir." (2008)
Num entanto, não foi o que podemos perceber na animação do porco em "muito desgaste e pouco planejamento". Pois o mesmo demonstrou que tinha como investir em recursos e não soube utilizar ao seu favor, a falta de administração, que tem por objetivo ações pautadas em tomar decisão ao compreender as suas principais funções, que são planejar, organizar, dirigir e controlar. Levando-o ao fracasso e desmotivação, como acontece com muitas organizações que realizam gestão errática atualmente também pelo fato de não se atentarem que estamos em constante processo de evolução e adaptação, fazendo jus ao conceito de que uma organização dificilmente terá um grupo pronto e acabado.
Logo, para que um gestor tenha sucesso no seu empreendimento, será necessário adotar alguns princípios e planejar é a primeira e mais importante função, pois norteia e desencadeia as outras funções, é a ação que traça objetivos, define metas e quais recursos usar, estima um tempo e estabelece os caminhos para que os objetivos sejam alcançados. Planejar define o que fazer e o que esperar de volta visando a maximização dos investimentos.
Organizar é a segunda função do administrador e diz respeito á como fazer tudo aquilo que foi planejado, nessa etapa se põe em ordem como cumprir o objetivo da organização, envolve a atribuição de tarefas espalhadas de forma organizada para cada colaborador, define a estrutura e a configuração da ação como todo. A função organizar pode abranger quatro elementos que são tarefas, pessoas, órgãos e relações e a partir de então a empresa compõe seu organograma, que nada mais é do que a representação visual da estrutura de uma empresa.
Tendo como terceira função, o Dirigir nos traz a interação e trato com os colaboradores, o gerenciamento de competências e habilidades visando o cumprimento dos objetivos. dirigir também é o ato de liderar e motivar passando feedback para a melhoria do todo, é onde precisa estar o agente transformador capaz de superar as de mandas do mercado visando se adaptar aos avanços tecnológicos e científicos.
Por último temos a função Controlar, onde se destaca a habilidade de identificar falhas e erros se vierem a ocorrer, t em como d estaque principal gerar resultados e minimizar tempo e custo, acompanhar o cumprimento dos objetivos e estratégias que foram traçadas para o investimento e existem dois tipos de controle: controle por adiantamento das informações que busca identificar e definir problemas antes de acontecerem, e o controle simultâneo que é realizado durante o processo e os problemas são resolvidos depois que acontecem como por exemplos os SACs, feitos para ouvir os seus consumidores afim de melhorar um produto ou serviço.
Com isso podemos destacar que no cenário mercado lógico em que vivemos, de grande competitividade, fluxo de demanda e procura e exigência de qualidade por parte dos consumidores, é imprescindível a preparação para exercer os pilares da administração, pilares esses que se interligam e se completam, o tão famoso PODC (planejar, organizar, dirigir/liderar e controlar) e as habilidades e competências técnicas, humana e conceitual para que a organização que estiver nas nossas mãos seja sempre criativa, tenha motivo de crescimento individual e organizacional, seja capaz de identificar precocemente quaisquer eventualidade negativa e saiba aproveitar ao máximo as positivas, e o mais importante, faz era diferença positiva diante dos concorrentes e manter seu cresci mento.
Tenho como experiência, minha atuação como jovem aprendiz no Grupo Petrópolis ( Itaipava). Uma empresa que o cliente é o seu maior compromisso de cada um filiado aos seus produtos. Nos mostra que um bom planejamento faz surgir oportunidades e tendo controle e direção sobre seus atos e forma de conduzir faz crescer ainda mais a efetivação e crescimento pessoal de seus funcionários, dando motivação pra querer melhorar cada vez mais e exercer o nosso papel com qualidade e eficiência. 
Bibliografias:
Funções do Administrador de Vendas sob o impacto de novos conceitos: Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rae/v3n8 /v3n8a05.pdf (Links para um site externo.) Material didático disponibilizado no portal do aluno.

Continue navegando