Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

CASOS CLÍNICOS
1. Um menino de 8 anos de idade é levado ao consultório devido a uma tosse crônica. A mãe diz que ele tosse com frequência ao longo do dia e também apresenta os sintomas duas ou três noites por mês. Isso tem sido um problema há cerca de um ano, mas parece piorar na primavera e outono. Ele também tosse mais quando está andando de bicicleta ou jogando futebol. Foi tratado duas vezes no ano passado contra “bronquite”, com antibióticos e antitussígenos, mas nunca parece melhorar completamente. Seu exame é normal, exceto para os pulmões, que revelam sibilo Á EXPIRAÇÃO. Você diagnostica-o co asma e prescreve um inalador de salbutamol.
· Qual é o mecanismo de ação do salbutamol?
· Quais são os efeitos colaterais mais comuns do salbutamol?
2. Uma mulher de 75 anos de idade com insuficiência cardíaca congestiva leve é admitida à unidade de terapia intensiva(UTI) com sepse causada por uma infecção urinária. Ela está hipotensa, com pressão arterial de 80/40 mmHg, tem frequência cardíaca elevada (taquicardia) e diminuição do débito urinário (oliguria). Junto com a instituição de antibioticoterapia adequda e líquidos intravenoso (IV), toma-se a decisão de iniciar infusão IV de noradrenalina para tentar elevar a pressão arterial.
· Que efeitos podem ser esperados com a noradrenalina?
· Que receptores mediam esses efeitos?
3. Uma mulher de 30 anos de idade apresenta-se em seu consultório para avaliação de fadiga. Nos últimos dois meses, ela tem se sentido exaurida. Diz que não tem vontade de participar de atividades que anteriormente apreciava, como seus jogos semanais de cartas. Não tem dormido bem e não tem muito apetite. Ao ser questionada, admite sentir-se triste na maior parte do tempo e chora com frequência. Ela nunca passou por isso antes. Nega qualquer pensamento de querer ferir a si mesma ou aqualquer outra pessoa. Nega qualquer sintoma atual ou anterior de mania. Também nega qualquer alucinação visual, auditiva paranoia, ilusões ou outros sintomas psicóticos. Afora o fato de ficar com os olhos marejados durante a entrevista. O exame físico é normal. Seus exames de sangue, como hemograma completo e função da tireoide, são normais. Um teste sorológico de gravidez deu negativo. Você a diagnostica com depressão maior e, além de encaminhá-la para aconselhamento, indica o uso de fluoxetina.
· Qual é o mecanismo de ação da fluoxetina?
· Quais são os efeitos colaterais mais comuns da fluoxetina?

Mais conteúdos dessa disciplina