Buscar

CASO CONCRETO PRÁTICA SIMULADA V

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso Concreto 2 
Aluno: Luã Viana Font – Matricula: 201512753343 – Prática Simulada V 
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO
ESTADO DE SÃO PAULO
 SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DO MUNICÍPIO Y, pessoa jurídica de direito privado, inscrito no CNPJ nº , com sede à Rua , nº , bairro, Município Y, estado de São Paulo, CEP, e por seu representante legal nome, nacionalidade, estado civil, profissão, portador da carteira de identidade nº, residente e domiciliado, endereço completo, por intermédio do seu advogado que esta subscreve, com endereço profissional, endereço completo, para fins do art. 106, I, do NCPC, vem respeitosamente perante Vossa Excelência, com fulcro no art. 5º, LXXXI, CRFB/88 e, ainda, no art. 24, & único da Lei 8.038/90, impetrar o presente 
 MANDADO DE INJUÇÃO
Pelo rito Especial em face do PREFEITO MUNICIPAL DO MUNICÍPIO Y, nacionalidade, estado civil,
profissão, portador da carteira de identidade nº, inscrito no CPF nº, residente e domiciliado a Rua, nº, bairro, Município Y, Estado de São Paulo, pelos fatos e fundamentos que passa a expor.
I – DOS FATOS
Teresa é funcionária do Município Y, do Estado de São Paulo, e exerce, há 16 anos, atividade profissional em estação de tratamento de esgoto, submetendo-se à exposição constante a agentes nocivos à saúde. Recebe, assim como todos aqueles que trabalham nesta função, adicional por insalubridade. Caio presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Município Y, afirma que segundo a lei orgânica do Município, compete ao Prefeito apresentar proposta de Lei Complementar para regular o exercício do direito à aposentadoria especial dos servidores públicos municipais, efetivando-se, assim, o direito previsto na Constituição Estadual a tal benefício.
II – DOS FUNDAMENTOS
A ausência de Lei Complementar Municipal, regulamentadora do direito previsto na Constituição Estadual (art. 126, & 4º, III), torna inviável o exercício do direito à aposentadoria especial dos servidores públicos municipais, que laboram em condições especiais que prejudicam a saúde ou integridade física (atividades consideradas penosas, insalubres e perigosas), razão pela qual o mandado de injunção coletivo é o instrumento adequado à satisfação da pretensão veiculada. O Município tem autonomia para legislar sobre a aposentadoria especial de seus servidores no exercício da competência supletiva (art. 24, & 3º c/c art. 30, II, da Constituição Federal). A competência legislativa das pessoas políticas para editar normas sobre a previdências social, em especial acerca do regime jurídico dos servidores públicos, é concorrente (art. 24, XII, da CF), de modo que ausente norma de caráter geral expedida pela União, haverá competência plena do Chefe do Executivo local para a propositura da lei, sem prejuízo, é claro, da superveniência, de Lei Federal, a respeito (& 4º, artigo 24 da CF).
III – DOS PEDIDOS
Diante do exposto requer-se;
1) A notificação da autoridade coatora para prestar informação;
2) A Intimação do Ministério Público para pronunciar-se;
3) A procedência do pedido para declarar a omissão normativa;
4) A procedência do pedido com aplicação analógica do disposto no art. 57, caput e &
1º da Lei 8.213/91, que disciplina o regime geral da previdência social, aos
servidores que cumprirem as exigências legais.
IV – DO VALOR DA CAUSA
Dar-se a causa o valor de R$...
Nestes Termos,
Pede Deferimento
ADVOGADO / OAB

Outros materiais