Buscar

Estudo de caso - Indicadores de Desempenho

Prévia do material em texto

Indicadores de Desempenho – Empreendimentos Residenciais.
Para acompanhar a evolução do processo, obter resultados e alcançar metas, aplicaremos indicadores de eficiência que relacionam a capacidade real com a capacidade efetiva.
Capacidade Real: Adquirir um terreno que tenha o solo apropriado para a construção, com recursos próprios, financiamentos externos etc.
Capacidade Efetiva: Utilizar recursos para a construção com a venda dos imóveis.
Utilizaremos métricas para as finanças com o índice de redução de custos variáveis ou fixos.
A procura de um terreno na região central da cidade é exaustiva por não existirem muitas opções e o M² quadrado ter o valor mais alto do mercado. A equipe de aquisição após acompanhar os custos irá adquirir um terreno próximo ao centro, com fácil acesso as principais a vias expressas e estações de transporte público, o M² quadrado é mais barato e reduz os custos da compra.
O plano estratégico irá utilizar indicadores de produtividade para acompanhar a evolução do processo, desse modo é possível calcular e relacionar as saídas com os investimentos para a construção e as entradas de recursos recebidos com o pagamento da primeira parcela do imóvel. 
Contrataremos uma empresa de marketing que aplica métricas para aumentar o volume de vendas, e utilizaremos indicadores de satisfação após montar o stand e apresentar o projeto.
E como aumentar o volume de vendas? É nessa hora que a área de marketing precisa colocar todo o seu empenho com publicidade e propaganda. A alta gerência utilizará indicadores para acompanhar as vendas e tomar decisões, o investimento em marketing trará resultados e com aplicação dos indicares acompanharemos e mediremos o desempenho desse processo.
Com o avanço das vendas determinamos uma meta: restar apenas 20% dos imóveis disponíveis para a venda até o final da construção.
Foi elaborado um planejamento estratégico com a alta gerência de um ciclo de empreendimentos com um horizonte de 3 anos. O projeto, aquisição do terreno e alvará para construção, se baseia em uma métrica calculada em paralelo que totalizou doze meses, seis meses para o projeto e seis meses para aquisição e alvará, nesse período aplicaremos indicadores de eficiência para acompanhar a evolução do processo e auxiliar na tomada de decisão.
No decorrer do processo a alta gerência discutiu os resultados. O ciclo para as vendas e construção de prédios caminham em paralelo e com um horizonte de 2 anos (24 meses), nesse momento o indicador de produtividade auxiliou na tomada de decisão do plano estratégico, sem as vendas se torna mais difícil captar recursos para a construção de imóveis.
Os indicadores de desempenho auxiliam na medição de todo processo e influência na tomada de decisão, desse modo alcançaremos os resultados e metas até o fim da construção.
Wilian Xavier Sena Souza, São Paulo, abril de 2021.