Buscar

Leis de Trabalho mary

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A importância da Gestão do Passivo Trabalhista nas Organizações
É de suma importância que as organizações evidenciem as suas políticas e regras, inclusive na entrevista de desligamento dos seus funcionários e na gestão de risco do passivo. Quando os passivos trabalhistas são bem gerenciados, os custos operacionais são reduzidos e a empresa evita processos trabalhistas e problemas com acidentes de trabalho, que podem ser evitados por meio de uma auditoria bem realizada.
Uma das estratégias bastante utilizada de manter a gestão do passivo trabalhista está no uso do Endomarketing (comunicação interna), que consegue diminuir a dívida trabalhista, gerando assim o aumento da credibilidade das empresas perante os empregados ao cumprirem as leis trabalhistas, e consequentemente na comunicação bem trabalhada que irá promover altamente lucrativos, por estarem satisfeitos com as organizações que se encontram inseridos.
O setor de Recursos Humanos pode evitar as demandas trabalhistas nas Organizações
O RH de uma Organização pode evitar o crescimento nas varas trabalhistas do trabalho, pois ele é que contrata os novos funcionários, e desde este primeiro contato segue algumas formalidades que são exigidas pela Consolidação das Leis Trabalhistas- CLT. Estas formalidades devem ser cumpridas para que possa evitar futuros ajuizamento de demanda na esfera judicial e os evitandoforma prematura, antecipando eventuais conflitos entre funcionários e empresa.
Medidas que devem ser tomadas pelo setor de RH para evitar futuras demandas trabalhistas:
- Cuidados na etapa de seleção/recrutamento; - Não deixar de formalizar o contrato de trabalho, - Ter atenção no decorrer do contrato de trabalho;
- Durante o processo de desligamento do funcionário, é preciso dar o direito do funcionário ao aviso prévio, além de pagar corretamente sua rescisão contratual, que inclui valores proporcionais e muitas das vezes integrais, caso não tenham sido concedidos antes, 13º salário, férias, FGTS e outros direitos que variam conforme a forma de dispensa (sem justa causa, a pedido, por justa causa, etc.).
Para garantir que essas exigências legais sejam cumpridas, é fundamental o acompanhamento de um contador de confiança, que também esteja atualizado quanto às Leis Trabalhistas, haja vista que existem casos específicos de trabalhadores que por gozarem de garantia provisória de emprego, não podem ser dispensados por qualquer motivo.
	É dever do:
	Trabalhador
	Empregador
	
• Trabalhar com dedicação, zelo, atenção e boa-fé; 
• Acatar e cumprir as ordens do serviço; 
• Não faltar ao trabalho: ser assíduo e pontual; 
• Fazer exames médicos e usar medidas de proteção, evitando danos e acidentes pessoais ou com colegas de serviço. 
• Respeitar os chefes e os colegas; 
• Ser fiel aos segredos da empresa; 
• Manter sempre limpos os ambientes que utilizar; 
• Não estragar o material de trabalho;
 • Utilizar os Equipamentos de Proteção Individual.
	
• Assinar a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) do empregado; 
• Pagar salário, nunca inferior ao mínimo, e sem atrasos (até o 5° dia útil após o mês trabalhado); 
• Pagar hora extra, com adicional, no mínimo, de 50% acima da hora normal; 
• Pagar todas as parcelas econômicas devidas quando acabar o contrato; 
• Respeitar o repouso semanal remunerado do empregado, as pausas legais durante o trabalho, especialmente para descanso e alimentação, bem como o intervalo entre uma jornada e outra, que deve ser de, no mínimo, 11 horas; 
• Oferecer aos empregados ambiente de trabalho adequado e seguro (iluminação, móveis, máquinas, equipamentos de proteção, condições de higiene, ferramentas, entre outros);
 • Não discriminar em razão da cor, raça, sexo, ideologia, deficiência ou religião, nem exigir da mulher teste de gravidez. A Constituição Federal proíbe toda forma de discriminação;
 • Respeitar todos os direitos dos trabalhadores garantidos na Constituição Federal, na CLT, nas demais Leis Trabalhistas, bem como aqueles previstos em acordos ou convenções coletivas de trabalho.
 (
Extrapolação irregular de jornada de trabalho
,
 hora extra
.
 
Rodoviários fazem greve devido ao horário de trabalho e se queixam que horas extras não são pagas, trabalham mais de 10 horas sem descanso.
Segundo a CLT- Consolidação das Leis Trabalhistas
 a
 jornada normal de trabalho 
de
 um empregado, com algumas excepcionalidades, é de 8 horas diárias, com 4 horas aos sábados, perfazendo 44 horas semanais.
Para o empregador uma das estratégias usadas deve ser o calculo correto para o pagamento de horas extras, observando as normas da Constituição Federal da CLT, de instrumentos coletivo e de entendimentos júris prudenciais do tribunal superior, com vistas a evitar a formação de passivo trabalhistas que pode se tornar por demais oneroso ao longo do tempo.
)

Continue navegando