Buscar

PROVA discurssiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1
Um estudante de Biologia gostaria de fazer o levantamento das espécies de árvores frutíferas que ocorrem no quintal da sua casa, pois conhecia o nome popular de apenas duas dessas plantas. Para isso, ele separou uma quantidade adequada de jornal, papelão, cordas e ripas de madeira trançadas no tamanho de uma cartolina dobrada ao meio, para "prensar" suas amostras. No quintal foram contadas 10 árvores frutíferas, sendo quatro indivíduos de uma mesma espécie e os demais de espécies diferentes.
Assim, considerando que a adequada coleta de material botânico é o primeiro passo para a correta identificação das espécies e para o depósito em um herbário científico, responda:
a) Qual o número mínimo de amostras de plantas que o aluno precisa coletar para identificar todas as espécies que ocorrem em seu quintal?
b) Quais as principais partes da planta devem ser coletadas para correta identificação?
c) Quais as principais informações devem ser registradas no ato da coleta, e que farão parte da etiqueta do herbário?
Resposta esperada:
a) Sete espécies diferentes ocorrem no quintal do aluno, sendo seis espécies com apenas um exemplar cada, e outra espécie com quatro exemplares. b) Devem ser coletadas ramos com folhas e flores das plantas, se possível frutos, os quais devem ser armazenados em pequenos sacos de papel ou potes de plástico. c) No ato da coleta devem ser anotadas as seguintes informações: local de coleta, data, nome do coletor, nome popular da planta, coloração, textura e odor das folhas, flores e frutos (quando presentes), presença de polinizadores ou predadores.
2
Um grupo de jovens aventureiros caminham em direção a uma cachoeira. Na mata, próximo ao curso d'água encontram diversas plantas com folhas exuberantes. Um dos jovens observa estruturas "estranhas" na face debaixo dessas folhas (conforme figura a seguir) e comenta com seus amigos que a planta deve estar doente, pois apresenta "verrugas" debaixo da folha. Sobre as plantas, responda:
a) Você concorda com a afirmação do jovem sobre as estruturas observadas na folha?
b) Neste exemplo, as folhas são representantes de que grupo de plantas?
c) Que estruturas são essas e qual a sua função?
FONTE DA IMAGEM: RAVEN, P. H.; EVERT, R. F.; EICHHORN, S. E. Biologia vegetal. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001.
Resposta esperada:
a) Não concordo com a afirmação do jovem, pois estas estruturas não são verrugas nem sinal de doença. b) As folhas ilustradas são de samambaias (pteridófitas). c) As estruturas observadas na face de baixo das folhas são soros, cuja função está relacionada com a reprodução dessas plantas.

Continue navegando