Buscar

PCC DIDÁTICA

Prévia do material em texto

PCC – PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR 
 DIDÁTICA CEL0304/ EEL0001
Observar, Pesquisar e Construir o Conhecimento
A charge abaixo fez parte da questão 26 da Prova do Curso de Letras do ENADE 2017 Analise com atenção, pois nos traz muitas reflexões acerca da importância da Didática.
Relembre uma situação de quando você cursou o Ensino Fundamental e Ensino Médio em que o Professor(a) agiu totalmente ao contrário da Professora da Charge ao lançar um conteúdo, ou seja, usou a Didática em todas as suas dimensões. Pode ser também um exemplo de situação com estudantes atuais. 
Pense em um tema de conteúdo para a disciplina que poderá futuramente lecionar. Como você agiria se estivesse no lugar do(a) Professor(a) da Charge e ao lançar esse conteúdo os alunos tivessem reações parecidas? 
Quais atividades sugere para que o conteúdo do tema lançado na aula seja assimilado pelos alunos?
Como você fará a avaliação dessa aula para saber se os alunos entenderam o que foi apresentado
Quais Conselhos daria para si mesmo para que exerça com ética, dinamismo e didática a docência?
Agora é só elaborar sua reflexão escrita a partir das reflexões dos questionamentos acima:
· Você pode fazer um texto corrido com uma lauda e se quiser ilustrar com imagens, fotos, links, etc...
· Você pode também gravar um vídeo próprio apresentando o conteúdo, postar o vídeo no YouTube. Para entregar o vídeo, cole o link do Youtube em um documento Word e faça a postagem na ferramenta Trabalhos. Se você fez o vídeo, poste e link também no fórum de tutoria para divulgar seu trabalho.
UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIDÁTICA
Elaine dos Santos Cruz Vieira
As regiões Sul e Nordesde
Itaboraí
2021
O saber só é saber enquanto pensamos, interpretamos e construímos.
A forma como a professora abordou o aluno, discriminando a forma dele falar, não está levando em consideração a totalidade do aluno enquanto sujeito . Ele todo empolgado querendo expor sua experiência pessoal para toda turma , enquanto ela o faz calar, deixando -o triste e envergonhado por ser quem é. E ao fazê-lo, desviou-se da seu proposito de construir o saber, e passou a ser a portadora do saber , aquela que fala, e os alunos aqueles que se calam. 
Plano de Aula
Tema: As regiões Sul e Nordesde
Nível de ensino : 4º ano 
Tempo de aula: 2 dias 
Objetivo: Conseguir identificar no mapa as regiões Sul e Nordeste, seus capitais e estados. Reconhecer as principais vegetações, comidas típicas, costumes e folclore. 
Conteúdo: Demonstração das regiões no mapa as regiões Sul e Nordeste, suas capitais e estados e seus principais aspectos. 
Recurso didático: Cartolinas, colas, hidrocor, quebra-cabeça, revistas, tesouras.
Eu como educadora iria aproveitar a empolgação do aluno e iria deixá-lo participar, assim como todos da turma. 
Proporia aos meus alunos que fizessem grupos pequenos de 3 ou 4 pessoas. 
Cada grupo montaria um quebra cabeça previamente elaborado pra turma. 
Após montarem o quebra cabeça e conseguirem situar onde estão as regiões estudadas, teríamos uma breve conversa sobre o que sabem sobre cada região abordada, e eu acrescentaria mais informações ao que já puderam pensar. 
Após cada grupo pesquisaria nas revistas figuras que simbolizassem particularidades de cada região, como vegetação, comida, folclore... 
Com os hidrocor colocariam o tema “ Sul e Nordeste”. 
Colariam o quebra cabeça.
E organizariam as figuras representando cada região. 
No outro dia...
Para fixar o conhecimento, iríamos fazer uma mini feira do conhecimento, com as comidas típicas de cada região e exemplos de vegetação, bonecos do folclore, junto com os cartazes que fizeram. 
Para avaliar o conhecimento, teríamos uma nova conversa sobre as regiões e cada grupo falaria o que de novo aprendeu e percebeu das regiões. 
Assim posso ter uma avaliação de antes e depois de toda a atividade. 
Quebra cabeça: Exemplo dos cartazes:
Criar um vínculo com a turma é muito importante, para que se sintam a vontade de compartilhar sobre suas experiências de vida que pode e vão acrescentar na dinâmica do aprendizado. Eu poderia apenas escrever no quadro toda a matéria ou ditar para que eles apenas copiassem, mas isso não seria didático e não levaria em consideração a individualidade de cada sujeito. Propus construir juntos um saber, uma troca, em que dúvidas poderiam ser propostas e a curiosidade aguçada por saber mais. 
REFERÊNCIAS
https://www.google.com/amp/s/www.todamateria.com.br/regioes-brasileiras/amp/
https://br.pinterest.com/pin/824440275509500723/
https://sites.google.com/site/homocommunicare/oxente-menina/curiosidades/nordeste-brasileiro
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Portal:Regi%C3%A3o_Nordeste_do_Brasil/Vegeta%C3%A7%C3%A3o
Aplicativo para a elaboração do exemplo de cartaz feito pelos alunos: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.picsart.studio
https://www.google.com/amp/s/www.todamateria.com.br/plano-de-aula/amp/
em HQ homônimo de Frank Miller.

Continue navegando