Buscar

ATIVIDADE 1 DE COMUNICAÇÃO

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 1 DE COMUNICAÇÃO
Diante deste contexto, identifique diferentes gêneros discursivos presentes na nossa língua e como eles se transformam de acordo com o emprego em diferentes contextos sociais e geográficos de comunicação, verificando em qual campo estes gêneros se alocam mais tipicamente, se no formal ou no informal. 
 
A partir dessa reflexão, então, eleja uma região do Brasil e cite alguns exemplos de atos de preconceito linguístico que os povos da região sofrem e o que isso reflete na em sua vivência e comunicação na sociedade, articulando com sua exposição acerca dos gêneros discursivos. ​ 
É certo que toda interação verbal ocorre por meio de manifestações linguísticas. Desta forma, percebe-se que os gêneros discursivos estão presentes nas receitas, cartas, notícias, mensagem, palestras, discursos. Cada um com suas diferenças e particularidades, tendo função específica ao chegar ao destinatário. Uma mensagem poderia ter um tom mais informal, enquanto que uma notícia de jornal ou uma carta poderia ser em tom formal. 
Ao se falar em preconceito linguístico, não poderia deixar de citar a região Nordeste do país. Terra de vasta riqueza linguística, paisagens deslumbrantes, que abriga um povo solicito que esbanja cultura e calor humano; também é palco de muita discriminação por sua forma de se comunicar. Do nome que se dá à alguns alimentos, as gírias utilizadas na comunicação informal, somos criticados e muitas vezes motivo de piada para povos de outros estados, como exemplo posso citar os paulistas que apesar de terem a mesma estrutura de linguagem estão em um local totalmente diferente e por esse motivo pode ter uma diferença de palavras. 
Nem sempre as diferenças de pronúncia são bem aceitas em outros estados, e esse prejulgamento está especialmente voltado às classes menos favorecidas da sociedade. Os que ocupam as regiões mais ricas do país geralmente manifestam uma certa aversão ao sotaque típico das regiões menos favorecidas. Logo, esse tipo de exclusão afeta diretamente quem está em busca de um melhor posto profissional no mercado de trabalho e consequentemente diminuirá o acesso à educação de qualidade, pois não tendo lugar em um melhor cargo por motivo de preconceito, um pai não terá como custear uma boa escola ou universidade para os seus filhos. Essa é uma problemática que deveria ser constantemente abordada.

Continue navegando