Buscar

Prova de Gestão e Docência no Ensino Médio e Profissionalizante -

Prévia do material em texto

A realidade educacional brasileira, a materialização de muitos direitos dos cidadãos, no Brasil, ocorre a partir da Constituição de 1988. Portanto, é correto dizer que, além de termos pouca experiência democrática na nossa sociedade, diz (OLIVEIRA, 2002), que foi com a Carta Magna de 88 que obtivemos a ampliação do conceito de educação básica, ou seja, a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio preconizam o mínimo a que todos os cidadãos deveriam ter acesso. A Constituição de 1988 também consagrou, no Art. 206, inciso VI, a gestão democrática do ensino público como princípio da educação nacional. O texto da constituição é reiterado pela Lei n. 9.394/96, que instituiu as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. O Art. 3º da LDB n. 9.394/96 define como princípios para a educação nacional:
I. Coexistência de instituições públicas e privadas de ensino, gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais.
II. Valorização do profissional da educação escolar, gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino.
III. Garantia de padrão de qualidade, valorização da experiência extraescolar.
IV. Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.
É correto apenas o que se afirma em:
A - I, II, IV.
B - I, II.
C - II e IV.
D - II, III.
E - Todas as alternativas estão corretas. Resposta correta
O PNE criou o Sistema Nacional de Avaliação, evidenciando a opção política de não articular um Sistema Nacional de Educação, que permitisse  que a União, Estados Distrito Federal e Municípios construíssem e operacionalizassem o Regime de Colaboração entre os entes federados, equalizando entre os mesmos as despesas educacionais. No artigo 5º da referida lei, ficou estabelecido que os Planos Plurianuais (PPA) da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios deveriam dar suporte às metas do PNE e dos planos decenais. “O PPA constitui a síntese dos esforços de planejamento de toda a administração pública,  orientando a elaboração dos demais planos e programas de governo, assim como do próprio orçamento anual".  Dentro desse contexto, o plano aprovado teve quais objetivos? Analise as sentenças e marque a alternativa correta:
Redução das desigualdades sociais e regionais relacionadas com o acesso e permanência na educação pública.
Democratização da gestão do ensino público, com participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola e participação das comunidades escolar e local nos conselhos escolares.
Melhora da qualidade do ensino em todos os níveis.
Aumento do nível de escolaridade da população, de forma global.
Estímulo à polarização das estâncias públicas e privadas no intuito de que a disputa gerasse mais verba para o PIB.
Assinale a alternativa correta:
A - Estão corretas somente as sentenças I, III e V.
B - Estão corretas somente as sentenças II e IV.
C - Estão corretas somente as sentenças I e IV.
D - Está correta somente a sentença V.
E - Estão corretas as setenças I, II, III e IV. Resposta correta
 Por não possuir um sistema nacional de educação, havia dificuldades em planejar e implementar políticas para uma educação que contemplasse todo o território nacional. No intuito de alterar esse cenário, uma solução foi a constituição de um Plano Nacional de Educação (PNE). A primeira ideia de um PNE foi elaborada por um grupo de intelectuais, a partir de um manifesto (em 1932), proposta ao governo e à sociedade brasileira, no sentido de definir uma proposta de educação nacional. Como se chamou esse documento?
A - Manifesto Popular Educacional
B - Manifestação Política Esporádica Educacional
C - Manifestação Primordial para a Educação
D - Manifesto dos Primórdios Educacionais
E - Manifesto dos Pioneiros da Educação. Resposta correta
 A formação de professores é um tema de grande importância quando se debate a qualidade da educação ofertada aos cidadãos. Ela aparece, com frequência, relacionada à própria questão da valorização do magistério e da profissionalização docente. No campo da formação docente, dois temas que substanciam o debate são as condições iniciais de formação garantidas pelas instituições formadoras, sejam elas públicas ou privadas, e também as condições de formação continuada, que devem ser garantidas aos professores quando eles ingressam nas redes e sistemas de ensino. Ambas as formas interferem tanto no aprimoramento profissional quanto no desenvolvimento organizacional das unidades escolares. Analisando o contexto acima, marque a alternativa que conceitua a formação inicial.
A - Corresponde à formação adquirida pelo professor na graduação, nos cursos de licenciatura oferecidos por instituições públicas e privadas, que devem garantir o conhecimento prático e teórico básico para o exercício da atividade docente ou organização pedagógica da escola. Os sistemas de ensino precisam ter uma preocupação generalizada com a formação dos professores, que deve ser uma política de estado. Resposta correta
B - Corresponde a formação empirica dp professorado istp é aquela adquirida em experiências práticas tanto na sala de aula como nas ruas e em visitas a comunidade.
C - É dever dos sistemas de ensino. Essa determinação está explicitada no Artigo 67 da LDB n. 9.394/1996 (BRASIL, 1996a); assim, estados e municípios devem garantir o aprimoramento contínuo dos professores que integram seus sistemas de ensino. Essa formação terá um caráter de aprimoramento e atualização profissional, inclusive no próprio horário de trabalho.
D - Por meio dessa contínua formação, o profissional realiza cursos e estudos que levam ao aperfeiçoamento técnico. No caso do professor, esse processo é essencial para a qualidade do trabalho desenvolvido e para a sua valorização.
E - Tem impulsionado, entre outros, a implementação de políticas públicas e o desenvolvimento de pesquisas, sendo um dos temas centrais debatidos pelo movimento sindical dos professores no Brasil e na América Latina. No entanto, esse importante tema manifesta uma realidade contraditória, pois, se de um lado, se destaca a necessidade e importância dessa formação, de outro, ainda se questiona a qualidade do ensino ofertado por muitas das instituições formadoras.
 Quando abordamos as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), é preciso compreender a abrangência desse documento.  O ponto de partida para a formulação das Diretrizes Curriculares Nacionais para todas as etapas e modalidades da educação básica, é a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, lei 9394 de 1996. Elas são fixadas pelo Conselho Nacional de Educação, por meio da Câmara de Educação Básica. Mas, e o que são as DCNs?
A - As DCNs são regulamentações que direcionam o PPP de cada escola pública ou privada.
B - As DCNs são regulamentações seletivas, que orientam as escolhas das disciplinas a serem ofertadas em cada etapa educacional.
C - As DCNs são normas obrigatórias que servem para dar a diretriz do ensino privado, para que este esteja em consonância com o ensino público.
D - As DCNs são normas opcionais que sugerem um planejamento escolar, uma maneira adequada de se adequar ao sistema de ensino brasileiro. 
E - As DCNs são normas obrigatórias que orientam o planejamento dos currículos de cada escola, bem como dos sistemas de ensino. Resposta correta
 Na análise de Domingues, Toschi e Oliveira (2000), alguns aspectos problemáticos, que podem comprometer o seu êxito, devem ser considerados na reforma do Ensino Médio: os princípios curriculares (interdisciplinaridade e contextualização) e a divisão curricular referem-se a:
A - Base nacional comum e parte diversificada. Resposta correta
B - Critérios Nacionais de Avaliação.
C - Disciplinas da área exatas.
D - Disciplinas da área humanas.
E - Matriz curricular.
As necessidades colocadas em cada período pelo mercado de trabalho, sem que se desenvolvesse um planejamento global que articulasse, efetivamente, educação e trabalho. As capacidades de trabalhointelectual, que superasse a dualidade entre formação para o:
A - Aprender e criar.
B - Criticar e construir.
C - Pensar e o fazer. Resposta correta
D - Refletir e agir.
E - Reproduzir e repassar.
 O Exame Nacional do ensino médio é realizado anualmente pelos estudantes que estão concluindo ou que já concluíram o Ensino Médio. O IDEB é um índice que cruza dados de repetência e evasão com resultados de exames de desempenho. Sua fórmula pode ser resumida assim:
A - Quanto mais tempoos alunos de uma escola levam para completar determinada etapa do ensino, e quanto mais altas são as notasdeles na Prova Brasil, melhorserá o IDEB dessa escola.
B - Quanto mais tempoos alunos de uma escola levam para completar determinada etapa do ensino, e quanto mais altas são as notasdeles na Prova Brasil, pior será o IDEB dessa escola
C - Quanto menos tempoos alunos de uma escola levam para completar determinada etapa do ensino, e quanto mais altas são as notasdeles na Prova Brasil, pior será o IDEB dessa escola.
D - Quanto menos tempoos alunos de uma escola levam para completar determinada etapa do ensino, e quanto mais altas são as notasdeles na Prova Brasil,melhorserá o IDEB dessa escola.Resposta correta
E - Quanto menos tempoos alunos de uma escola levam para completar determinada etapa do ensino, e quanto mais baixas são as notasdeles na Prova Brasil, melhorserá o IDEB dessa escola.
 Entre as estratégias definidas no contexto do PNE para a garantia da meta 3, que diz respeito ao Ensino Médio, há 14 estratégias para garantir sua implementação. Um dos problemas diagnosticados durante a elaboração do PNE foi a constatação de que muitos jovens entre 15 e 17 anos estão na escola, mas não frequentam a etapa correspondente a sua idade. Com base neste contexto, a estratégia 3.5 propõe:
A - A produção de material didático específico, formação continuada de professores e articulação com instituições acadêmicas, esportivas e culturais.
B - A universalização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O ENEM deve ser organizado com matriz de referência do conteúdo curricular do Ensino Médio, levando em consideração que os resultados devem ser comparados, por meio de técnicas estatísticas e psicométricas.
C - O Ministério da Educação, em articulação com entes federados, deve enviar ao Conselho Nacional de Educação (CNE) uma proposta de direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para alunos do Ensino Médio, para garantir formação básica comum.
D - A ampliação de programas e ações de correção de fluxo do Ensino Fundamental, acompanhando de forma individualizada o aluno que não está no ano correspondente a sua idade, com aulas de reforço no turno complementar, estudos de recuperação e progressão parcial, para que ele enfim passe a frequentar a escola em etapa compatível com sua idade. Resposta correta
E - O controle sobre situações de discriminação, preconceito e violência, práticas irregulares de exploração no trabalho, uso de drogas, gravidez precoce, etc.
O salário-educação, instituído em 1964, é uma contribuição social destinada ao financiamento de programas, projetos e ações voltados para o financiamento da educação básica pública. Também pode ser aplicada na educação especial, desde que vinculada à educação básica. A contribuição social do salário-educação está prevista no artigo 212, § 5º, da Constituição Federal, regulamentada pelas leis nº 9.424/96, 9.766/98, Decreto nº 6003/2006 e Lei nº 11.457/2007. É calculada com base na alíquota sobre o valor total das remunerações pagas ou creditadas pelas empresas, a qualquer título, aos segurados empregados, ressalvadas as exceções legais, e é arrecadada, fiscalizada e cobrada pela Secretaria da Receita Federal do Brasil, do Ministério da Fazenda. O valor seria de:
A - 18%.
B - 20%.
C - 25%. Resposta correta
D - 30%
E - 40%.

Continue navegando