Buscar

Discursiva Direito Processual Penal - Recursos e Ação de Impugnação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

De extrema importância no trato das questões processuais penais é a identificação dos casos de nulidade. Os vícios ocorrentes no contexto procedimental acabam por mitigar a necessidade de estrita observância do devido processo legal, acarretando sérios prejuízos para as partes envolvidas na relação processual. De um lado, por exemplo, o Ministério Público como titular da ação penal, possui o interesse precípuo, tanto como parte, porém como fiscal da lei, de assegurar o estrito cumprimento das regras do jogo processual, para que o Estado alcance a legitimidade para efeito de concretizar o ius puniendi. De outro lado, o acusado em processo penal possui o relevante interesse de que tais normas sejam igualmente observadas, para que não se frustre o seu constitucional direito de bem exercer a defesa. Neste contexto, é fundamental ao jurista dedicado à ciência processual penal o conhecimento das nulidades e suas espécies.
Considerando as informações apresentadas, disserte sobre as nulidades absoluta e relativa, abordando sem seu texto as respectivas características e peculiaridades. Justifique sua resposta.
Resposta:
Nulidade Absoluta
 Ocorre toda vez que for desrespeitada as normas de interesse público ou quando ocorrer desacordo a um determinado princípio constitucional. São vícios que decorrem da violação de uma determinada forma de ato, que visa à proteção de interesse de ordem pública.
Podem ser declaradas em forma de ofício pela autoridade judicial e em qualquer grau de jurisdição, sendo reconhecida a qualquer tempo, mesmo após o trânsito em julgado e em qualquer grau de jurisdição. O prejuízo sempre existirá para as partes, pois independe da reprovação dos acusados, que poderá ser feita pelo juiz em qualquer fase do processo. Quando houver prejuízo presumido, não precisa de provas pelas partes, o relato sobre o prejuízo é suficiente.
Nulidade Relativa
Ocorre quando um vício violar exigências determinadas por normas infraconstitucionais. A formalidade é essencial para o ato, tem uma finalidade para o processo. Sua formalidade não se dá apenas pelo capricho, mas, busca resguardar o interesse das partes. Se houver a violação, haverá algum prejuízo para as partes.
O prejuízo é relativo, ou seja, deve ser provado pela parte que sofreu. O ato só será invalidado se comprovado e reconhecido a nulidade pelo Juiz.
As nulidades relativas têm momento certo para serem caracterizado, havendo a possibilidade de perda do direito de se manifestar no processo.

Continue navegando