Buscar

Gestao de Departamento Pessoal AV04

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Gestao de Departamento Pessoal AV04
Pergunta 1: O legislador diz que o objetivo é reduzir a rotatividade nas empresas, o que pode ter efeito inverso, ou seja, incentivar a ________ de funcionários com menos de 01 (um) ano de trabalhos prestados, evitando-se desta forma o pagamento de um __________ maior.
Demissão, aviso prévio. CORRETA
Pergunta 2: Nos casos de empregados com menos de 01 (um) ano de ___________, por sua vez, não contam com a assistência destes órgãos no momento da rescisão contratual, sendo o pagamento das verbas efetuado diretamente na _________ empregadora.
contratação, empresa. CORRETA
Pergunta 3: O aviso prévio é irrenunciável por parte do ________. Desta maneira, o empregado não poderá deixar de receber a indenização devida caso o empregador deixe de comunicá-lo quanto ao seu interesse na __________ do contrato de trabalho.
Marque a alternativa correta:
Empregado, rescisão. CORRETA
Pergunta 4: Desde uma advertência verbal até mesmo a dispensa por justa causa, veremos as hipóteses previstas em lei para que o empregador tenha direito a rescindir um contrato de trabalho por justa causa:
I - Negociação habitual: consiste na prática do comércio pelo empregado, em concorrência ao empregador ou mesmo em prejuízo a este.
II - Condenação criminal: será válida após a condenação do empregado com trânsito em julgado, ou seja, após a condenação contra a qual haja mais recurso.
III - Desídia: são situações com displicência, má vontade, preguiça e desinteresse. É uma soma de pequenas faltas também pode ser caracterizado como desídia, desde que o empregador efetue as punições comportamentais (advertência verbal, escrita, suspensão).
Assinale a alternativa correta:
Item I e III. CORRETA
Pergunta 5: Importante apenas destacar que a imediatividade deve ser considerada não da data da prática do ato faltoso, mas sim da data em que o empregador toma conhecimento de referida conduta. Veremos as hipóteses previstas em lei para que o empregador tenha direito a rescindir um contrato de trabalho por justa causa:
I - Insubordinação: é caracterizado diferentemente da indisciplina, que se refere ao descumprimento de normas gerais e aplicáveis a todos os trabalhadores.
II - Abandono de emprego: se refere ao desinteresse do trabalhador na continuidade da prestação de serviços, o qual pode ser confirmado tanto por faltas contínuas e ininterruptas durante certo período de tempo, quanto por atos praticados pelo trabalhador. Nesta situação de faltas reiteradas, entendo o Judiciário que 30 (trinta) dias de ausência são suficientes para comprovar o abandono.
III - Ato lesivo à honra e boa fama: a prática desta falta grave ocorre com a realização de calúnia, injúria ou difamação por parte do trabalhador contra o empregador ou superior hierárquico.
Assinale a alternativa correta:
Item I, II e III. CORRETA
Pergunta 6: Há o entendimento de que o empregador perdoou o trabalhador pela falta cometida e que a confiança entre ambos foi restabelecida. Veremos as hipóteses previstas em lei para que o empregador tenha direito a rescindir um contrato de trabalho por justa causa:
I - Embriaguez: poderá ser a habitual quanto a em serviço. Casos de embriaguez habitual, podemos entender o empregador que bebe constantemente fora do expediente, mas cujos reflexos desta prática repercutem no ambiente de trabalho.
II - Violação de segredo da empresa: caracteriza-se com a divulgação, pelo empregado e com autorização da empresa, de marcas, patentes.
III - Indisciplina: ocorre a indisciplina através do descumprimento, pelo trabalhador, de normas gerais da empresa, sejam as mesmas constantes de regulamentos internos ou de prática habituais de todos os trabalhadores.
Assinale a alternativa correta:
Item I e III. CORRETA
Pergunta 7: Com relação a CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social, O aviso prévio tem um prazo previsto em lei é de 30 (trinta) dias corridos. Entretanto, algumas normas coletivas estabelecem prazos superiores a este, principalmente para empregados com muitos anos de contratação junto ao mesmo empregador, como também para empregados com idade mais avançada. Podemos afirmar que:
I - Algumas normas coletivas estabelecem prazos superiores a este, principalmente para empregados com muitos anos de contratação junto ao mesmo empregador, como também para empregados com idade mais avançada.
II - Caso o empregado deixe de comunicar o empregador quanto à sua decisão de rescindir o contrato de trabalho, a empresa terá o direito de descontar das verbas rescisórias deste trabalhador o aviso prévio, no valor correspondente à remuneração de 01 (um) mês. 
III - A concessão do aviso prévio implica no descumprimento de uma obrigação legal. Quando ocorre a falta de aviso por parte do empregado, encerra-se o contrato de trabalho imediatamente com a comunicação ao empregador de sua intenção.
Assinale a alternativa correta:
Item I e II. CORRETA
Pergunta 8: O empregado demitido com aviso prévio trabalhado terá o direito de ter sua jornada de trabalho reduzida, com o intuito de buscar uma nova colocação no mercado de trabalho. Esta redução poderá ocorrer tanto durante o aviso prévio, com a redução em 02 (duas) horas de sua jornada diária, como também, reduzir em 07 (sete) dias o aviso prévio, hipótese na qual o empregado não trabalhará 30 (trinta) dias e sim 23 (vinte e três) dias, embora receba pelo prazo integral do aviso prévio. A opção pela forma mais adequada pertence ao empregado.
 Não cabe o aviso prévio nas rescisões de contrato de trabalho, nos casos:
I - de contratos firmados por prazo determinado, uma vez que as partes já possuem conhecimento da data de encerramento da prestação de serviços;
II- de ocorrência de justa causa para a rescisão do contrato, motivada tanto pelo empregado quanto pelo empregador;
 III - de mútuo acordo entre as partes pela rescisão da prestação de serviços.
Assinale a alternativa correta:
Item I, II e III. CORRETA
Pergunta 9: São motivos para a rescisão indireta ou justa causa do empregador:
I - Exigência de serviços superiores às forças do empregado: que se refere a exigência de serviços superiores à capacidade normal do empregado, seja esta física ou intelectual.
II - Exigência de serviços proibidos pela legislação: neste caso o empregador solicita que o empregado pratique um ato contrário à lei.
III- Exigência de serviços contrários aos bons costumes: em caso de solicitação de serviços morais.
Assinale a alternativa correta:
Item I e II. CORRETA
Pergunta 10: Os prazos para o pagamento das parcelas constantes do instrumento de rescisão, devem ser: 
I - Até o primeiro dia útil imediato ao término do contrato, nas seguintes circunstâncias: aviso prévio cumprido integralmente até o último dia de trabalho (sem redução dos sete dias); término ou rescisão antecipada de contrato por prazo determinado (não há aviso prévio); morte do empregado (término do contrato é o dia do óbito), ressalvado a empresa não souber a quem pagar (dependente legal não habilitado).
II - Até o décimo dia, contado da data da notificação da demissão, nas seguintes circunstâncias: quando da ausência do aviso prévio; indenização do aviso prévio; ou na dispensa de seu cumprimento.
III - Quanto as verbas devidas ao empregado, cujo contrato tem previsão de extinção, por ter lhe sido concedido o aviso prévio ou por estar subordinado a um contrato de trabalho por prazo determinado, são devidas no dia útil imediato ao fim do contrato. Neste caso, o prazo se estenderá até o 10º dia, na hipótese de ausência de aviso prévio (dispensa por justa causa ou aviso prévio indenizado)
Assinale a alternativa correta:
Item I, II e III. CORRETA

Continue navegando