Buscar

PCC Psicologia da Educação - Estácio (Conceito A)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
MAY...................................................
MATRÍCULA: .................................................
 PCC Psicologia da Educação: observar, pesquisar e construir o conhecimento
Magé
2021
1. INTRODUÇÃO
 A psicologia da educação ajuda o professor a adaptar seu ensino de acordo com o nível dos alunos e seus processos de aprendizagem. Para que o conhecimento seja repassado de forma eficiente, é preciso que o professor tenha uma boa didática ligada a um ensino dinâmico, divertido e saudável, deixando de lado aquela postura tradicional de único transmissor do saber. 
 Vale ressaltar alguns dos benefícios e com eles vemos a importância da psicologia no processo de aprendizagem: 
· compreensão dos estágios de aprendizagem e desenvolvimento. Permite ao professor ter um melhor conhecimento de seu aluno, e notar suas aptidões, interesses, atitudes, habilidades e capacidades adquiridas ou inatas. 
· Desenvolvimento da didática de ensino, permite ao professor adaptar seu ensino de acordo com o nível dos alunos e seus processos de aprendizagem.
· Compreender as diferenças: os alunos diferem muito com relação aos níveis de inteligência, aptidões, gostos e desgostos, além de ter tendências e potencialidades distintas. 
· Resolução de problemas em sala de aula, como: o bullying, a pressão dos colegas, as colas nas provas, as tensões étnicas, etc. O psicólogo educacional auxilia o aluno a lidar melhor com estas situações. Esclarece e instrui o aluno com as mediações para superar o problema. Para tanto, ele precisa estudar as características dos problemas potenciais em sala de aula, a dinâmica do grupo, as características comportamentais do aluno e os possíveis ajustes que serão necessários.
· Orientação e aconselhamento, hoje em dia é importante que a criança receba orientação em todas as fases do seu desenvolvimento. Isso porque as habilidades psicológicas, interesses e aprendizagem diferem de uma pessoa para outra. O psicólogo educacional também ajuda o professor a lidar com os seus próprios problemas emocionais. Assim, consegue otimizar o seu desempenho em sala de aula.
 A psicologia educacional contribui consideravelmente para a criação de um sistema moderno de educação. Ela tem ajudado professores, diretores, administradores e assistentes sociais, a desenvolver significativamente uma atitude mais solidária para com os alunos, já que os ajuda a crescer e se tornarem pessoas mais íntegras e independentes.
2. DESENVOLVIMENTO
 A partir de uma reflexão acerca do trabalho docente para a contribuição do desenvolvimento e aprendizagem do aluno, foi realizada uma entrevista com a minha amiga e colega de trabalho, a pedagoga Beatriz Santos. Ela exerce sua profissão como professora da Educação Infantil numa escola particular em Magé-RJ.
2.1 ENTREVISTA
1. Em sua opinião, qual é a importância de estudar a disciplina de Psicologia da Educação para a atuação do professor?
R: Considero primordial buscar entender o comportamento humano e suas interações com o meio, algo que apenas o estudo da Psicologia da Educação pode nos oferecer. Através dela, é possível tornar o processo de aprendizagem mais significativo, levando sempre em consideração os interesses e a realidade do aluno.
2. No seu ponto de vista, o aluno que apenas decora o conteúdo consegue aprender o que lhe foi ensinado?
R: Com o famoso “decoreba” é impossível que o processo de ensino-aprendizagem seja efetivo. O aluno não se torna um ser pensante, crítico, reflexivo, ele apenas transmite de forma decorada aquilo que lhe foi ensinado, assim como aconteceu com a estudante que apenas decorou uma poesia em francês, sem sequer entender do que se trata. 
3. Existe algum autor que inspira sua prática em sala de aula?
R: Com certeza, John Dewey. Ele percebe o aluno como protagonista de seu processo de educação. Ele acreditava que uma educação de qualidade deveria ensinar o aluno a pensar, unindo a teoria à prática. Um ensino que levasse em consideração a valorização da capacidade mental dos estudantes, preparando-os para questionar a realidade. 
4. Em sua opinião, qual a participação do aprendiz no processo de aprendizagem?
R: Sem dúvidas, o aluno deve ser o protagonista no processo de construção, elaboração e aplicação do conhecimento. É de extrema importância que o professor leve em consideração a realidade do aluno e toda bagagem que ele traz consigo, pois apenas desta forma, ele se tornará um sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem.
5. Qual é o limite da aprendizagem?
R: A aprendizagem não tem limites, o que pode haver é uma meta a ser alcançada por aquele educando ou pela turma em geral, porém devemos sempre respeitar o tempo de cada aluno. Os educadores devem compreender que a aprendizagem não deve ser mecânica, isto é, apenas transmissão de conteúdos, a aprendizagem deve ser significativa, desta forma, o sucesso é garantido. 
6. Qual a natureza da aprendizagem?
R: A natureza da aprendizagem é tudo aquilo que nos é passado desde que nascemos. O indivíduo desenvolve suas interações a partir do meio em que está inserido. Aprender, em termos individuais, significa adquirir competências de desempenho por envolvimento num processo contínuo de aprendizagem. Como tal, a aprendizagem não é apenas reprodução, mas também reformulação e renovação do conhecimento e das competências.
7. O que é fracasso escolar?
R: É não alcançar a via de conhecimento do aluno, pois não foi capaz de despertar nele o acesso ao saber. Isso ocorre muitas vezes pela padronização do ensino e de certas metodologias que não levam em conta as múltiplas inteligências. Existem várias causas para o fracasso escolar: a desigualdade social, a falta de acompanhamento e interesse familiar, a inexperiência de alguns professores para lidar com alunos que tenham alguma dificuldade cognitiva, etc.
3. CONCLUSÃO
 Para que a educação seja eficaz, é de suma importância o estudo da Psicologia da Educação, pois ela auxilia no olhar do professor, um olhar mais humano, que entenda as limitações, as dificuldades e que nos possibilita pensar na individualidade do educando. Vale ressaltar, que para que haja sucesso na aprendizagem, não basta a atuação e formação do professor, é necessária a participação da família, que deve estar sempre presente na formação do aluno. 
Os professores atualmente, enfrentam uma triste realidade na educação brasileira: escolas com poucos recursos materiais, crianças vindas de famílias desestruturadas, falta de material básico escolar, entre outros e mesmo diante de todas essas dificuldades, o professor sempre buscar se aprimorar, se reinventar, para que haja uma verdadeira aprendizagem significativa por parte de seus alunos. 
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
GOULART, ÍRIS BARBOSA. Psicologia da educação: Fundamentos teóricos e aplicações à prática pedagógica. VOZES, 200 p., 2015.
DAVIS, CLAUDIA. Psicologia na educação. CORTEZ, 152 p., 2015.
MIZUKAMI, MARIA DA GRAÇA NICOLETTI. Ensino: as abordagens do processo. LTC, 136 p., 1992.
BRASIL, PSICONLINE. Psicologia Educacional: a importância da psicologia nas escolas. Psiconline News, 2016. Disponível em: https://psiconlinews.com/2016/09/psicologia-educacional-a-importancia-da-psicologia-nas-escolas.html . Acesso em: 25 de Maio de 2021.

Continue navegando