Buscar

PCC POLÍTICAS PÚBLICAS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - EEL0112

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS
PCC POLÍTICAS PÚBLICAS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - EEL0112
Isabella Diniz Ribeiro Cabral
Matrícula:
202004122381
São Luís
Junho 2021
De acordo com a nossa Constituição Brasileira, é direito de todo e qualquer cidadão do país o direito social à educação. Porém é preciso entender que nosso país não é feito de homogenia. Há grandes divergências, desde climas e vegetações até a uma incrível disparidade econômica. Então como garantir esse direito em um país tão disforme? É graças às políticas públicas que isso ocorre. Tomamos como exemplo a o Artigo 3º da LDB: o ensino deverá considerar “igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; liberdade de aprender (…); pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas; respeito à liberdade e apreço à tolerância; valorização do profissional da educação escolar e garantia de padrão de qualidade”.
São as políticas pública que são responsáveis por criar e manter espaços adequados e suficientes para o número de alunos, assim como ampliar e reorganizar o transporte escolar. Temos como exemplo importante o programa Caminho para e escola, que é responsável por assegurar o transporte de alunos que moram em regiões distantes e até mesmo ribeirinhos.
Outro ponto importante é que as políticas públicas não se limitam somente aos cidadãos que estão em idade escolar, uma vez que o nível de analfabetismo do Brasil é bem alto, há uma terrível necessidade de trazer jovens e adultos para sala de aula novamente. E temos assim mais um outro ponto muito importante das políticas públicas, dessa vez na EJA – educação de Jovens Adultos, que dá uma nova chance às pessoas que não terminaram seus estudos na idade indicada. Essa política pública influenciou diretamente na minha família, uma vez que tenho tios que não tiveram a oportunidade de estudar quando mais novos devido à necessidade de trabalhar desde cedo na roça.
Outra política pública de bastante importância no meio em que vivo é a Educação Conectada – programa que tem o objetivo de apoiar a universalização do acesso à internet para toda a Educação Básica. Em tempos de pandemia, é uma das ações mais importantes, visto que milhões de crianças não tem acesso à internet, seja pelos custos ou pela falta de cobertura das operadoras. E com a educação quase que exclusivamente sendo transmitida por meio da internet no último ano, é um alento para tantos jovens que continuam a aprender e não se tornarem excluídos da educação. Nesse programa, os alunos, além de acesso à internet, contam também com acesso às plataformas de estudo, para que a experiência seja ainda melhor.
Por fim, temos o PROUNI - Programa Universidade para Todos, que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior. Não entrei em nenhum dos meus cursos pelo PROUNI, mas vi o quão importante ele foi para entrada de tantos amigos que não conseguiram entrar em uma universidade pública e também não possuem condições para arcar com as despesas de uma universidade particular de maneira total. Graças a esse programa, podemos ter novos e competentes jovens com ensino superior, o que faz com que a mão de obra brasileira seja cada vez mais qualificada.
Seja como profissionais ou como estudantes, deveremos sempre dar valor às politicas públicas educacionais, pois elas vêm para tentar conter o abismo social que nos encontramos enquanto população: uns com todo acesso às melhores educações do país, outros lutando tanto para conseguir chegar em um ensino superior.

Mais conteúdos dessa disciplina