Buscar

Resumo Expandido Antioxidantes

Prévia do material em texto

O PAPEL DOS ANTIOXIDANTES NO COMBATE AOS RADICAIS LIVRES
 Lucas de Souza Mota[footnoteRef:0] [0: Graduando do Curso Bacharelado em Nutrição do Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada - Centro Universitário UNIBTA; E-mail: lucasnutriedu@gmail.com] 
INTRODUÇÃO
	Os Antioxidantes têm um papel muito importante no combate aos excessos de radicais livres no organismo humano, sendo eles produzidos de forma endógena ou exógena. Neste trabalho será abordado o papel dos antioxidantes exógenos no combate aos radicais livres. Segundo Halliwell e Gutteridge (2000 apud SALVADOR e HENRIQUES 2004), um radical livre é uma estrutura química que possui um elétron desemparelhado. Ao tentar se estabilizar ele tenta retirar de outra molécula esse elétron que lhe falta, afetando-a e desestabilizando-a. O objetivo desse trabalho é verificar a ação combatente e reparadora dos antioxidantes contra a ação dos radicais livres que podem causar mutações e doenças quando presentes em excesso.
	
METODOLOGIA
Para este trabalho foi realizado uma pesquisa bibliográfica a respeito da atuação dos antioxidantes, sua classificação, assim como a dos radicais livres. Com essa pesquisa buscou-se obter um suporte aos objetivos que se pretende alcançar com este estudo. Posteriormente foi realizado uma análise em alguns artigos procurando maiores evidências sobre os assuntos aportados pelos autores citados que são a base de fundamentação desse estudo. 
Embasado então por Fonseca (2002 apud GERHARDT e SILVEIRA 2009), a pesquisa bibliográfica é feita a partir do levantamento de referências teóricas já analisadas e publicadas por meios escritos e eletrônicos, como livros, artigos científicos, páginas de web sites. Sendo assim a fundamentação desta pesquisa foi realizada por pesquisa bibliográfica e pesquisas em artigos e sites onde autores versam sobre o assunto abordado.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
	A realização deste estudo, possibilitou a compreensão a da ação dos antioxidantes na manutenção da saúde do corpo humano. Foi possível verificar que muitos são os agentes causadores do aumento dos níveis de raciais livres no organismo entre eles a má alimentação. Os antioxidantes estão presentes em vitaminas, minerais e outras substâncias. Segundo Festy (2007) os quatro principais tipos de antioxidantes que se consomem habitualmente são a vitamina E, os carotenoides, a vitamina D e os polifenoles. Ao entrar em contato com uma molécula de racial livre, o antioxidante empresta um elétron a ele estabilizando-o, para poder ser usado de maneria adequada pelo organismo ou expelido. 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
	É interessante o quão a ciência é importante para o saber e desenvolver de mecanismos de proteção ao nosso corpo. Verificou-se que ao combater os radicais livres em excesso com o uso de antioxidante, presentes em diversos alimentos como cenouras, azeites, peixes de água fria e sementes, pôde combater os danos causados por esse agentes como aparecimentos de doenças como câncer e aterosclerose, além de reparar danos já causados. Vale salientar porem, que não só adianta consumir esses alimentos, se a exposição aos agentes causadores não for interrompida.
REFERÊNCIAS
FESTY, Danièle. Antioxidantes, guía práctica. 2.ed. Barcelona, Ediciones Robinbook, 2007 p.41
SALVADOR , Miriam (Org.).; HENRIQUES, João A.P (Org.). Radicais Livres e a resposta celular ao estresse oxidativo. 1. ed. Canoas, Editora Ulbra, 2004 p.14
GERHARDT , Tatiana Engel (Org.).; SILVEIRA, Denise Tolfo (Org.). Métodos de Pesquisa. 1. ed. Porto Alegre, Editora UFRGS, 2009 p.37
ANTIOXIDANTES: o que são e em quais alimentos encontrá-los. eCycle. Disponível em: <https://www.ecycle.com.br/antioxidantes-antioxidante/>. Acesso em: 30 de Maio de 2021.
O QUE SÃO RADICAIS LIVRES. eCycle. Disponível em: <https://www.ecycle.com.br/radicais-livres/#Acao-dos-radicais-livres-no-organismo>. Acesso em: 30 de Maio de 2021.

Continue navegando

Outros materiais