Buscar

TIC semana 15 genética: Crigler-Najjar, Gilbert, Dubin-Johnson e Rotor.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TIC’s – Atividade 15
Quais as diferenças entre as seguintes síndromes: Crigler-Najjar, Gilbert, Dubin-Johnson e Rotor?
As síndromes de Gilbert, Crigler-Najjar, Dubin-Johnson e Rotor são quatro doenças que ocorrem por uma alteração do fígado de origem genética, interferindo no metabolismo normal das bilirrubinas e levando ao surgimento da icterícia.
Dentre as desordens congênitas que resultam em aumento da bilirrubina não-conjugada, a síndrome de Gilbert é a mais frequente, acometendo 3- 10% da população. A síndrome de Gilbert é caracterizada por uma hiperbilirrubinemia indireta benigna que ocorre na ausência de hemólise ou doença estrutural do fígado. Se manifesta por episódios intermitentes de icterícia, desencadeados por exposição a estressores físicos, baixa ingestão calórica, entre outros.
A síndrome de Crigler-Najjar também cursa com hiperbilirrubinemia indireta. Caracteriza-se por icterícia não-hemolítica, congênita, na qual se observa defeito na conjugação da bilirrubina, haja vista que os portadores dessa patologia apresentam um déficit na produção da enzima hepática UDP-glucuronosil-transferase, responsável por auxiliar a conversão de bilirrubina indireta em bilirrubina direta. 
Pode ser dividida em dois grupos: 
Tipo 1: desordem rara, em que a atividade da enzima bilirrubina UGT-1 (bilirrubinaUDP-glucoronosil-t ransferase) está ausente, é caracterizada por icterícia e severo dano neurológico; 
Tipo 2: a atividade enzimática encontra-se reduzida, apresenta evolução benigna, levando apenas à limitação social pela presença de icterícia crônica. A maioria dos pacientes não apresenta dano neurológico ou déficit intelectual.
Os portadores dessa síndrome, especialmente aqueles que possuem o tipo 1, podem ter consequências graves, como apresentam um quadro de Kernicterus, uma infecção neurológica decorrente da deposição da bilirrubina não conjugada nos núcleos do tronco cerebral, que quando não tratada precocemente, pode haver sequelas permanentes, a exemplo, paralisia oculomotora e surdez. Já os portadores do tipo 2, possuem menor risco de desenvolver Kernicterus. 
A síndrome Dubin-Johnson é caracterizada por hiperbilirrubinemia direta, não-hemolítica, de caráter autossômico recessivo, causada devido uma expressão defeituosa do gene MRP2, caracterizada por sobrecarga de bilirrubina nos hepatócitos. Geralmente, é diagnosticada após a puberdade e costuma exacerbar após quadros infecciosos ou após uso de alguns medicamentos. Essa síndrome difere-se da síndrome de Rotor devido a alterações histológicas no fígado, pela deposição do pigmento melânico nas células hepáticas, e devido a apresentação de níveis normais de decoproporfirinas totais na urina do indivíduo.
A síndrome de Rotor é uma desordem congênita, rara, autossômica recessiva que cursa com hiperbilirrubinemia conjugada e habitualmente diagnosticada durante a infância, apresenta curso benigno. É caracterizada pela sobrecarga de bilirrubina nos hepatócitos, haja vista que os indivíduos portadores dessa patologia apresentam uma deficiência na capacidade de armazenamento do fígado da bilirrubina conjugada e apresentam níveis elevados de decoproporfirinas totais e de coproporfina I na sua urina, mas apresentam um fígado histologicamente normal. Os níveis de bilirrubina não costumam ultrapassar entre 2 e 5 mg/dL. A bilirrubina conjugada representa pelo menos 50% da total e ocorre bilirrubinúria. Sabe-se que essa patologia não prejudica a qualidade de vida do indivíduo, mas os portadores precisam evitar ingestão de álcool e medicamentos hepatotóxicos.
Referências:
CHAGAS, Flávia Aparecida Rodrigues. Encefalopatia bilirrubínica em neonatos: revisão de literatura, 2014.
JUSTINO, Maria Cleonice Aguiar; SOARES, Eliana Canen Pinto; AMORIM, Cláudio Sérgio Carvalho de. Síndrome Dubin-Johnson: importante causa de icterícia colestática na infância. Rev Pan-Amaz Saude,  Ananindeua ,  v. 1, n. 3, p. 133-136,  set.  2010 .   Disponível em <http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-62232010000300018&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  06  jun.  2021.
Munhoz, Bruna Zago., Wiemann, Anasthácia., Azevedo, Ana Luiza de., Marasco, Sílvia., Kupski, Carlos. INVESTIGAÇÃO DE ICTERÍCIA. 2018
PINHEIRO, Pedro. SÍNDROME DE GILBERT, CRIGLER-NAJJAR E 
DUBIN-JOHNSON . Disponível em: https://www.mdsaude.com/gastroenterologia/sindrome-de-gilbert-crigler-najjar/. 
Acesso em: 06 de junho 2021.

Outros materiais