Buscar

Prova-POLÍTICAS EDUCACIONAIS II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova- POLÍTICAS EDUCACIONAIS
QUESTÃO 1-A Companhia de Jesus foi responsável pela educação, no Brasil, de 1599 a 1759. Dentre as diretrizes educacionais implantadas por eles na colônia, havia algumas voltadas exclusivamente para os indígenas, outras para o negro alforriado, outras para os brancos libertos e outras para os filhos da elite. Com base nesse enunciado, marque V para as afirmativas que trazem as diretrizes dos jesuítas e F para as incorretas, depois, assinale a alternativa que indica a ordem correta.
( V) Aos índios, o ensino cuidava de uma educação para os rudimentos da língua e de vários ofícios; aos negros alforriados, apenas para os ofícios; aos brancos libertos, para os rudimentos da escrita, da leitura e de alguns ofícios; e, aos filhos da elite, para o preparo aos estudos do ensino superior.
(F ) Aos índios, o ensino cuidava de ensinar apenas os ofícios; aos negros alforriados, ensinavam os principais ofícios e os rudimentos da língua grega; aos brancos libertos, ensinavam apenas os rudimentos da escrita e da leitura; e aos filhos da elite, o ensino de ofícios.
(F ) Aos índios, a educação cuidava de ensinar os ofícios, a religião e o grego; aos negros alforriados, ensinavam os ofícios, a leitura, a escrita, e os rudimentos da língua; aos brancos libertos, ensinavam os rudimentos da escrita, da leitura, o contar, a costura, a música e o grego; e, aos filhos da elite, o preparo era todo voltado para os estudos do latim, do grego e do alemão - essas línguas eram pré-requisitos para o ingresso no ensino superior, em Paris.
RESP.:V, F, F.
QUESTÃO 2-Sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do ensino fundamental e ensino médio, analise as afirmativas a seguir. Depois, selecione a alternativa que indica aquelas que apresentam elementos relacionados com o tema.
I. Os Parâmetros Curriculares Nacionais são referências de objetivos, conteúdos e didáticas educacionais, elaboradas pelo governo federal; por isso, não têm qualquer obrigatoriedade ou vinculação com os demais entes da Federação.
II. Os PCNs são referências de objetivos, conteúdos e didática elaboradas pelos entes da Federação e, portanto, são obrigatórios.
III. Com o objetivo de garantir a toda a população estudantil, independentemente de sua localidade ou condição socioeconômica, o direito ao conhecimento, à formação para o trabalho e ao exercício da cidadania em sua plenitude, os PCNs foram instituídos pela comunidade internacional e ratificados pelo Brasil no ano de 2000.
IV. Os PCNs foram construídos de modo que, democraticamente, as propostas curriculares dos estados, dos municípios, do Distrito Federal e das escolas integrantes dos sistemas de ensino pudessem os ter como fontes dos fundamentos e processos para as suas propostas curriculares.
RESP.:As informações corretas são as que constam nos itens I e IV.
QUESTÃO 3-Nos artigos 208 e 214 da Constituição Federal de 1988, estão previstos pressupostos para a educação a serem seguidos pela sociedade e pelos governantes, e que facilmente podem ser observados pelos cidadãos, se são cumpridos, ou não. Considerando tais artigos, identifique os itens a seguir que trazem os pressupostos previstos pela constituição.
I. Obrigatoriedade.
II. Universalidade.
III. Efetividade.
IV. Estar voltada para a cidadania, cultura e mundo do trabalho.
V. Disponibilidade de programas de material didático, transporte, alimentação e assistência à saúde do estudante.
RESP.:São pressupostos para a educação, pela Constituição de 1988, os itens I, II, III, IV e V.
QUESTÃO 4-Leia e analise atentamente as proposições abaixo, que tratam das premissas de gratuidade do ensino e da sua importância para a universalização do acesso. Depois, assinale a alternativa que indica as afirmações corretas.
I. Constitucionalmente, educação gratuita tem o sentido de promover e dar as mesmas oportunidades de acesso a todos os membros da sociedade, independentemente de qualquer precondição.
II. Educação gratuita, segundo a legislação, é obrigação do Estado em seus estabelecimentos públicos de ensino, sendo possível que instituições particulares também a promova por meio de bolsas e cooperação com o Estado.
III. É certo que, na sociedade brasileira, a educação gratuita não tem qualquer qualidade, pois não prepara os alunos para os conhecimentos e nem para o mercado de trabalho. É fato, também, a certeza de que toda educação particular no país tem qualidade e prepara com excelência todos aqueles que a acessam.
RESP.: Apenas as alternativas I e II estão corretas.
QUESTÃO 5-Importantíssimas mudanças ocorriam no pensamento e na sociedade europeia, divulgadas pela Corrente de Pensamento Iluminista, e Portugal não queria estar ausente de tais mudanças. Por isso, a metrópole se empreendeu em promover essas inovações em Lisboa e em suas colônias. Foi nesse cenário que a Companhia de Jesus - instalada na colônia brasileira desde 1599 - sofreu uma grande derrota, quando o Marquês de Pombal (primeiro ministro de Portugal) a expulsou de suas colônias em 1759.
Considerando as ideias propagadas e desenvolvidas pelo Iluminismo, assinale V quando a assertiva for verdadeira, e F quando for falsa. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
(V ) O pensamento iluminista negava toda crença que fosse contrária às evidências científicas. Portanto, dogmas religiosos estavam em descrença.
(V ) A corrente iluminista pregava o liberalismo econômico, a liberdade de expressão e negava a origem divina dos reis.
(V ) Em Portugal, o maior representante do Iluminismo foi Luís António Verney.
(F ) O Marquês de Pombal viu na educação dos padres jesuítas, no Brasil, uma ferramenta que não contribuiria com a disseminação de suas ideias liberais portuguesas, exclusivamente porque esse grupo teve origem em Paris e representava os interesses franceses.
(F ) A corrente iluminista por nenhum momento na história se fez presente no Brasil colonial, uma vez que seus principais representantes foram René Descartes e Montesquieu - que eram franceses, e não portugueses.
RESP.:V, V, V, F, F.
QUESTÃO 6-A construção da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9.394/1996 passou por um longo processo de discussões e debates, que envolviam atores da sociedade civil organizada, governos etc. Dentro desse processo, surgiram duas propostas: uma que nasceu dos movimentos sociais; e outra que surgiu no próprio Congresso Nacional e teve o apoio do Poder Executivo Central.
No relativo a esse ambiente histórico, da elaboração da atual LDB, assinale V quando a assertiva for verdadeira e F quando for falsa. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( V) A primeira proposta, conhecida como Projeto Jorge Hage Sobrinho, representava os interesses dos movimentos da sociedade civil organizada.
(F ) A segunda proposta, conhecida por Projeto Jorge Hage Sobrinho, foi construída por meio de discussões de movimentos sociais organizados, e é a que foi aprovada e se encontra vigente.
(V ) A segunda proposta, elaborada pelos senadores Darcy Ribeiro, Maurício José Corrêa e Marco Antônio de Oliveira Maciel, é a que se encontra vigente; além disso, ela ficou em consonância com as ideias do Ministério de Educação e Cultura e do Congresso Nacional.
(F ) A primeira proposta foi elaborada pelos senadores Darcy Ribeiro, Antônio Carlos Magalhães e Marco Antônio de Oliveira Maciel e se encontra publicada, vigente.
(v ) A primeira proposta não prevaleceu, e os interesses dos movimentos sociais organizados da educação foram desprezados.
 RESP.: V, F, V, F, V.
QUESTÃO 7-Quando se busca a origem das leis, sempre ocorre o questionamento se elas surgiram e existem para organizar as vidas das pessoas na comunidade, ou se a comunidade é quem define o que as leis devem ser. Com base nessa premissa, analise as alternativas a seguir e assinale correta.
RESP.: A comunidade existe primeiro e, conforme as circunstâncias que vão surgindo, ela precisa se adaptar a sua realidade e suas necessidades. Por isso, a comunidade existe primeiro e as leis surgem depois.QUESTÃO 8-A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 4.024/1961 previu a instalação de Conselhos Estaduais de Educação, bem como do Conselho Federal de Educação, com atribuições que refletiam um processo democrático para o ensino público, levando a descentralização da organização do ensino no país. Nessa direção, no relativo à elaboração dos currículos escolares, as competências foram divididas entre o Conselho Federal de Educação, os Conselhos Estaduais de Educação e os estabelecimentos de ensino.
Com base nesse enunciado, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa que reconhece as devidas competências.
I. Para o Conselho Federal de Educação (CFE) ficou a incumbência de definir as disciplinas obrigatórias e as optativas, bem como indicar para os Conselhos Estaduais de Educação quais seriam as obrigatórias.
II. Para os Conselhos Estaduais de Educação, a competência para indicar (e não definir) quais seriam as disciplinas optativas que as unidades de ensino deveriam implantar com base na lista definida pelo CFE.
III. Para as unidades de ensino, a competência para a definição das disciplinas optativas com base na lista vinda do Conselho Estadual de Educação, bem como a definição das disciplinas complementares e de práticas educativas.
RESP.:As alternativas I, II e III estão corretas.
QUESTÃO 9-Considerando os princípios que definem o Estado, segundo a Constituição de 1988, relacione a Coluna 1 (princípio) com a Coluna 2 (definição). Em seguida, assinale a alternativa que representa a ordem correta.
1. Princípio da soberania.
2. Princípio da cidadania.
3. Princípio da dignidade da pessoa humana.
4. Princípio do valor social do trabalho.
5. Princípio da pluralidade política.
(5 ) É preciso garantir a existência de uma pluralidade de ideias e políticas.
( 1) Traduz a ideia de que o Estado tem poder soberano sobre os demais entes e perante a comunidade internacional.
( 2) Conduz à filosofia de que todos os indivíduos da comunidade podem e devem participar das decisões relativas às políticas públicas.
(3 ) Na comunidade, o Estado precisa garantir os direitos fundamentais a todos os seus membros como forma de promoção da dignidade.
(4 ) O trabalho é essencial para garantir uma vida social digna, e todos os membros da comunidade têm esse direito.
RESP.: 5, 1, 2, 3, 4

Continue navegando