Buscar

Gestão da logística integrada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gestão da logística integrada
Atividade 1
A Logística integrada, como vimos, tem o objetivo de alinhar processos-chave nas empresas para que funcione de forma mais harmônica e eficiente. O que antes eram meros processos operacionais de recebimento e transporte, hoje, são considerados pontos estratégicos, que podem agregar valor, maximizando a eficiência produtiva ou minimizando os custos ao longo do processo.
Além disso, a logística ganhou recentemente novos ares tecnológicos e sistemas inteligentes, especialmente no que diz respeito a integração de informações, o que chamamos de Logística 4.0. Essa nova realidade na logística é um reforço à ideia de que é necessário um planejamento estratégico moderno e veloz para que sejam observados melhores resultados ao longo da cadeia de suprimentos
Como o conceito de Logística 4.0 pode impactar o dia a dia das atividades básicas da Logística Integrada?
Resposta
De acordo com o conteúdo estudado, podemos dizer que o mundo da gestão de logística está cada vez mais atualizado, onde podemos notar que investir pesado na tecnologia e potencializar resultados com o uso de recursos como a análise de dados e sistemas inteligentes é indispensável para o setor logístico, de modo que a capacidade de auto otimização e autoconfiguração se tornou necessária para as empresas que buscam eficiência e eficácia.
A logística 4.0 tem práticas essenciais e imprescindíveis para empresas se destacas frente as concorrentes, pois é vista como ultra conectada, rápida, tecnológica e otimizada.
Nos padrões tradicionais em que se opera a logística atual, tem-se diversas vezes pontos como, grandes estoques que se tornam obsoletos diante da velocidade em que o mercado gira e centros de distribuição desconectados. Como decorrência, as empresas que atuam dessa forma tendem a lidar com amplas perdas e desperdícios, o que também aborda o faturamento do negócio.  
Na logística 4.0, o foco é total na estratégia de negócio. O objetivo é modernizar e otimizar a gestão da cadeia de distribuição, eliminar desperdícios e gargalos, ganhar tempo e reduzir custos da melhor maneira possível, o que impacta positivamente o dia a dia das atividades básicas da Logística Integrada.

Outros materiais