Buscar

relatório 5

Prévia do material em texto

Universidade Estadual da Paraíba
Centro de Ciências Biológicas e Da Saúde
Departamento de Farmácia
Curso: Farmácia
Turno: Integral
Aluno (a): Janiely Brenda De Souza Almeida
Mat.: 161130321
Viscosidade de um Líquido – Lei de STOKES
Relatório apresentado como exigência de avaliação da disciplina Físico Química Experimental ministrada no semestre 2017.1 pela Profa. Dra. Kátya Dias Neri.
	
Campina Grande - PB
Novembro – 2017
1-Introdução
A lei de Stokes refere-se à força de fricção experimentada por objectos esféricos que se movem no seio de um fluido viscoso, num regime laminar de números de Reynolds de valores baixos. Foi derivada em 1851 por George Gabriel Stokes depois de resolver um caso particular das equações de Navier-Stokes. De maneira geral, a lei de Stokes é válida para o movimento de partículas esféricas pequenas, movendo-se a velocidades baixas.
Os fluidos que se escoam velozmente, como a água e a gasolina, possuem viscosidades menores do que as viscosidades dos fluidos “pegajosos”, tais como mel e o óleo de motor. As viscosidades dos fluidos são fortemente dependentes da temperatura, aumentando para os gases e diminuindo para os líquidos à medida que a temperatura aumenta. A redução das variações da viscosidade com a temperatura é um objetivo importante no projeto de óleos para serem usados como lubrificantes de máquinas (1).
Viscosidade é a medida da resistência de um fluido á deformação causada por um torque. É comumente percebida como a grossura, ou resistência ao despejamento.
A viscosidade mede-se por meio de viscosímetros, aparelhos em que geralmente se determina o tempo que certo volume de líquido leva a escoar-se através de um orifício de pequeno diâmetro. Os valores de viscosidade dos óleos são obtidos experimentalmente em laboratório através de um teste padronizado onde é medido o tempo que uma certa quantidade de fluido leva para escoar (2). 
2-Objetivo
Calcular a viscosidade da glicerina, detergente e óleo de girassol através do método de Stokes.
3- Materiais e método
· Balança;
· Picnômetro;
· Cronômetro;
· Régua graduada;
· Béquer;
· Proveta;
· Esferas de vidro;
· Detergente;
· Óleo de girassol;
· Glicerina.
Densidade Picnômetro:
Através do método apresentado utilizou-se o Picnômetro limpo, seco e vazio pesando-o na balança analítica primeiramente usando o botão de TARA e em seguida colocando o recipiente sobre a mesma e anotou-se a massa obtida. Preencheu-se o picnômetro com detergente e com ajuda de um béquer, verificou-se a existência de bolhas secou-o e posteriormente pesou-se o picnômetro com detergente e anotou-se a massa obtida. Repetiu-se o mesmo procedimento com a glicerina e o óleo de girassol anotando-se a massa obtida.
Determinação da viscosidade:
Encheram-se três provetas com os líquidos a fim de determinar a viscosidade dos mesmos. Em seguida determinou-se o raio das esferas através da pesagem de cinco esferas em balança analítica. Colou-se uma fita na extremidade inferior e superior da proveta e mediu-se com auxilio de uma régua as distâncias entre os pontos marcados na proveta e o seu diâmetro interno.
Colocou-se uma esfera de vidro na superfície do líquido e no centro da proveta e deixou-a cair. Usando-se o cronometro determinou-se em que tempo a esfera percorreu o trajeto. Através disto determinou-se o tempo médio da queda das esferas. Repetiu-se o procedimento com as demais esferas. 
4- Resultados e Discussão
Tabela 1 – Tempo de cronometragem:
	Tempo (s)
	Detergente
	Glicerina
	Óleo de girassol
	1
	5s
	4s
	1s
	2
	5s
	4s
	1s
	3
	5s
	4s
	2s
	4
	5s
	4s
	2s
	5
	4s
	4s
	1,9s
	Médio
	4,8s
	4s
	1,6s
Tabela 2 – Resultados dos Cálculos: 
	
	Detergente 
	Glicerina 
	Óleo de girassol
	 Absoluta
	1,0440 g/mL
	1,4612 g/mL
	0,9346 g/mL
	Massa das esferas
	0,09484 g
	0,09762 g
	0,10464 g
	Raio das esferas
	0,2067 cm
	0,2087 cm
	0,2136 cm
	Raio da proveta
	4,7 cm
	4,25 cm
	4,25 cm
	Distância das faixas
	31 cm
	29,5 cm
	30 cm
	Velocidade média
	6,4 cm/s
	7,375 cm/s
	18,75 cm/s
	Velocidade terminal
	7,138 cm/s
	8,243 cm/s
	21,009 cm /s
	Viscosidade µ
	1,9897 Stokes
	1,2753 Stokes
	0,773 Stokes
A velocidade depende totalmente do tamanho da esfera, pode ser observado facilmente, pois quanto mais pesada à esfera menor é o tempo que ela leva para completar o percurso dentro da glicerina e vice-versa, tornando assim bem claro que o liquido quanto mais viscoso for, deixa a velocidade menor, mas mesmo assim os corpos mais pesados ainda terão uma velocidade maior no líquido do que os mais leves.
5- Conclusão
Através do experimento realizado pode-se determinar a viscosidade dos líquidos e observar que quanto maior a velocidade da esfera menor a viscosidade de um líquido.
6- Bibliografia
1. Relatório de Viscosidade. www.ebah.com.br Acessado em 04 de novembro de 2017.
2. Relatório viscosidade de líquidos. www.ebah.com.br/content/ ABAAAAM3Kak/viscosidade-liquidos Acessado em 04 de novembro de 2017.

Continue navegando