Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	De acordo com André Lemos, "A cibercultura é a cultura contemporânea marcada pelas tecnologias digitais. Vivemos já a cibercultura. Ela não é o futuro que vai chegar, mas o nosso presente [...]". Indique a seguir a única alternativa correta que apresenta as leis da cibercultura segundo esse autor.
		
	 
	Liberação pólo de emissão, reconfiguração e conectividade generalizada
	
	Hipertexto, hiperlink e hipermidia
	
	Multirecionalidade, bidirecionalidade e a lineariedade da comunicação
	
	Produção, distribuição e consumo de conteúdos
	
	Inteligência coletiva, convergência das mídias, cultura digital
	
	
Compare com a sua resposta: O aluno deve responder que a WEB 2.0 surgiu em 2004, com grande potencial para a criação e o uso de ferramentas colaborativas. Como muitos conceitos importantes, o de Web 2.0 não tem fronteiras rígidas mas, pelo contrário, um centro gravitacional. A Web 2.0 agrega ambientes mais interativos e colaborativos para a troca, a criação, a geração e o armazenamento de informações. Potencializa as formas de publicação, compartilhamento e organização da informação. Web 2.0 é caracterizada por trazer uma concepção descentralizada, na qual o indivíduo se torna ativo e participante da criação, seleção e troca de informações em um determinado ambiente informacional, cujo conteúdo pode ser acessado e alterado em qualquer momento ou lugar pela Web. A grande mudança na internet não foi de tecnologia, mas de paradigma. Não há mais separação entre produtor e consumidor. Para o novo consumidor não existe mais distinção entre informação, comunicação, serviços, entretenimento e relacionamento. Desponta um novo modelo de fazer negócios que, cada vez mais, vem desafiando as tradicionais estruturas. Surge um novo cenário. Na web 2.0 o ambiente é livre, aberto, colaborador, interativo e compartilhador. Vale ressaltar que os indivíduos contemporâneos vivem e circulam tanto no ambiente analógico e físico quanto no ambiente digital. As estratégias organizacionais devem envolver essas duas dimensões, principalmente as ações de marketing e de comunicação. Segundo FLEURY(2006), a emergência da chamada nova economia digital, com a intensa difusão das novas tecnologias da informação e de telecomunicação, vem provocando ao longo dos últimos anos uma nova revolução no mundo dos negócios, mudando os rumos e as estratégias das empresas, independentemente da natureza de seus produtos, mercados e processos, assim como transformando de maneira radical suas tradicionais estruturas organizacionais. A sociedade está definitivamente mergulhada em um novo cenário. A cultura digital vem provocando e continuará provocando o alvorecer de novos formatos sociais e econômicos.
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Sobre o processo histórico de constituição da internet é correto afirmar que:
		
	
	A internet surgiu a partir do surgimento da Televisão, aproveitando o seu sistema de transmissão de ondas para o envio de dados, isto já na década de 1930.
	 
	A internet surgiu no final dos anos 1960, a partir da ARPANET, e se estruturou nas décadas posteriores (1970 e 1980), tornando-se uma rede de alcance mundial na década de 1990.
	
	A internet se estruturou nos anos 90, a partir da criação da primeira rede social, o Orkut, que fez com que os usuários pela primeira vez pudessem se comunicar e compartilhar informações.
	
	A internet existiu como mídia a partir dos anos 2000, pois foi neste momento em que ela se tornou popular e mundial.
	
	A internet se estruturou a partir dos anos de 1950, quando a TV por satélite se popularizou e grande parte da população mundial teve acesso à rede.
	
	
Compare com a sua resposta: O formato vertical é caracterizado pela comunicação de massa. É linear e unidirecional. Um emissor x vários receptores passivos. Controle do conteúdo por parte do pólo emissor, exemplificando a comunicação televisiva ou radiofônica. O formato horizontal é caracterizado pela comunicação pós-massiva. É multidirecional ou bidirecional, isto é, todos x todos. Sem controle de conteúdo. Gerando excesso de informação originado pela emergência de vozes. É plural e segmentada. Surgem novas formas de relacionamento social, disponibilização da informação e movimentação social da rede.
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	As redes sociais são um fenômeno antigo, mas que se tornaram extremamente popular nos dias de hoje em função daquilo que se chamou anos atrás como "sites de relacionamento" e que hoje é comumente denominado como mídias sociais. Facebook, Twitter e Instagram são alguns exemplos de redes. Apesar de inúmeros estudos de métricas, capazes de traçar análises acerca de perfis de consumo nas redes, observar o conceito significa compreender tais questões. Análise as sssertivas:
I. Nos gráficos gerados das redes, os "nós" são as pessoas e as "arestas" são as conexões que elas estabelecem entre si.
II. Os gráficos de redes sociais podem representar apenas as relações pessoais.
III. As redes sociais são exemplos de dinâmicas sociais complexas, mas estão restritas ao ciberespaço.
IV. As redes sociais representam dinâmicas sociais que já se consolidaram e que pouco podem se modificar.
V. Apesar dos gráficos indicarem as relações sociais, é preciso interpretar a constituição da rede para perceber como é a intensidade e a qualidade das relações que estão lá.
Assinale as afirmativas corretas:
		
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	
	Nenhuma das afirmativas está correta.
	
	As afirmativas I, IV e V estão corretas.
	 
	Apenas as afirmativas I e V estão corretas.
	
	
Compare com a sua resposta: Devido aos novos mecanismos de busca pelo www novas formas de interação social estão avançando e permitem hoje a autonomia de produção de conteúdo. As novas plataformas digitais asseguram maior competitividade nos ramos do entretenimento e comunicação colaborativa, através da segmentação do público cada vez mais em busca de conteúdos específicos.
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Defina o que é Branded Content?
		
	
	Conteúdo pago nas redes sociais;
	
	Conteúdo criado em apenas um formato e canal, nas redes sociais.
	
	Palavras chaves para sites de busca;
	
	Conteúdo não adaptável e não flexível, que define a marca;
	 
	Criação de conteúdos relevantes e de qualidade para o público-alvo;
	
	
Compare com a sua resposta:
O aluno deve enxergar os estudos desenvolvidos por Lévy, mas complementar seus apontamentos principalmente a partir de duas perspectivas: 1) de que o conceito é limitado historicamente, pois, à época, ainda pensava em uma cultura de gueto, de nicho, que estava restrita a uma camada social e a posse de computadores com acesso a rede, e hoje ela está presente em todas as atividades culturais de qualquer sociedade contemporânea; e 2) houve uma mudança de comportamento a partir das apropriações sociais pelas quais a rede passou e que podemos entender a partir do conceito de Cultura da Convergência (Henry Jenkins, 2009), que gera novas experiências que não foram previstas por Lévy e atualizam o conceito.
EX: O conceito sofreu mudanças, pois muitas coisas previstas pelo autor não aconteceram enquanto houve outros fatos que se concretizaram que não foram previstos. A cibercultura deixou de ser uma prática de um determinado grupo de pessoas para estar presente nas atividades mais corriqueiras de todas as classes sociais, mas não se trata mais apenas da internet e do computador, ela se apresenta visível na TV, nos programas de rádio, nas revistas e jornais etc.
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Leia os trechos abaixo e marque a opção que indique corretamente qual(is) dos trechos abaixo reflete(m) a visão de Nicholas Negroponte, pesquisador do MIT, sobre as perspectivas do desenvolvimento da tecnologia digital?
1 - A informática não tem mais nada a ver com computadores. Tem a ver com a vida das pessoas.2 - Estamos atravessando uma sociedade baseada em átomos para uma baseada em bits. Na vida atual, descrita em seu livro em 1995, a maior parte da informação nos chega através de átomos (revistas, jornais, livros). Na vida digital, a maioria da informação chega em formato de bits (internet).
3 - O autor considera que a tela sensível ao toque pode e deve ser estudada enquanto uma forma de comunicação com a máquina.
4 - O autor se preocupa em não tentar prever transformações além das ocorridas em seu tempo presente, detendo-se na análise de tecnologias já desenvolvidas, testadas e popularizadas na maior parte do globo.
		
	
	Apenas trechos 1 e 4.
	
	Todos os trechos.
	
	Apenas trechos 1, 2 e 4.
	 
	Apenas trechos 1, 2 e 3.
	
	Nenhum dos trechos.
	
	
Compare com a sua resposta: De acordo com André Lemos, a cibercultura é a cultura contemporânea marcada pelas tecnologias digitais. Vivemos já a cibercultura. Ela não é o futuro que vai chegar, mas o nosso presente. A cibercultura representa a cultura contemporânea sendo consequência direta da evolução da cultura técnica moderna. Lemos apresenta três leis da cibercultura, este autor alerta que estas leis podem ser úteis para as diversas análises sob os variados aspectos da sociedade contemporânea, são elas: liberação pólo de emissão, reconfiguração e conectividade generalizada

Mais conteúdos dessa disciplina