Buscar

ESTUDO DIRIGIDO I - BASES HISTÓRICAS E FILOSÓFICAS DO BEHAVIORISMO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO I - 2021 
ESTUDO DIRIGIDO I- BASES HISTÓRICAS E FILOSÓFICAS DO BEHAVIORISMO 
Nome: Karoline Souza Queiroz RA: 20633665 
Nome: Natália Bulgarelli Almeida RA: 19082049
Nome: Catarina Martins Gavazza RA: 20033304
1. Explique as diferenças entre o Behaviorismo Metodológico e o Behaviorismo Radical, identificando: 
R: O Behaviorismo Metodológico foi proposto por Watson com o objetivo de estudar os comportamentos observáveis, ignorando fenômenos, como consciência, estados mentais e sentimentos. Em sua visão, a concepção do homem é dualista, ou seja, mente-corpo. Também, o seu paradigma ficou conhecido como a Psicologia S-R, onde o S é o estímulo ambiental(causa) e o R a resposta. O seu principal método é o experimental-observação e o objeto de estudo, o comportamento observável. As influências filosóficas de Watson foram o mecanismo, positivismo e oposição ao Mentalismo. Por fim, seu modelo causal é linear, estímulo, elicia e resposta. Em contrapartida, o Behaviorismo Radical proposto por Skinner, vê o homem, em sua concepção, como um ser histórico e social, ou seja, ele age sobre o mundo, modificam o seu mundo e são modificados pelas consequências das suas ações. Diferente do paradigma do Behaviorismo Metodológico, o Radical propõe o paradigma de condicionamento não linear e estático Seu objeto de estudo são os eventos psicológicos privados, como pensamento, sentimento e consciência e os eventos públicos, como comportamento observável. Suas influências filosóficas foram evolucionistas, selecionista. O modelo causal também se difere, propondo a seleção pelas consequências em três níveis de variação e seleção, filogênese, ontogênese e sociogênese. 
2. Explique o modelo de causalidade do comportamento proposto pelo Behaviorismo Radical (Tríplice Determinação Ambiental). 
R: Nesse modelo não se considera que o comportamento é causado por questões metafísicas, mentais ou por desejos. Nesse sentido, para o Behaviorismo Radical o modelo causal é a seleção pelas consequências em três níveis de variação e seleção, são eles a filogênese, ou seja, a origem das diferenças, biologia e genética; a ontogênese, a seleção do comportamento pelo ambiente, por cada indivíduo possuir um é individual; e a sociogênese onde parte que os comportamentos são selecionados pela da sociedade e cultura. Com isso, as causas do porque as pessoas fazem o que fazem devem ser buscadas na sua história de interações com o ambiente.
3. Por que a visão filosófica do Behaviorismo Radical não utiliza ficções explanatórias (conceitos mentalistas) para explicar a causa do comportamento? 
R: O Behaviorismo Radical não utiliza ficções exploratórias para explicar a causa do comportamento pois, para ele, a razão de um desejo ou crença se dá a partir da atividade, sendo assim, um método circular.
4. Explique a relação entre determinismo e livre arbítrio para o Behaviorismo Radical. 
R: Para o Behaviorismo Radical, a explicação do completamente para o livre arbítrio vai além da hereditariedade e do ambiente, vindo daquilo que é próprio do indivíduo, independente de seu histórico. Já para o determinismo, os únicos fatores que definem o comportamento são hereditariedade e ambiente.
5. Explique a diferença entre comportamento privado/encoberto e comportamento público para o Behaviorismo Radical.
R: A única diferença entre eventos públicos ou privados é o número de pessoas que podem relatá-los. O comportamento privado é observável apenas pela própria pessoa, já o comportamento público pode ser relatado por mais de uma pessoa. O comportamento privado são os sentimentos, emoções e sensações que somente uma pessoa que sente pode relatar mesmo outras pessoas estando presentes no momento.

Continue navegando