Buscar

Trabalho AVA2 Teorias da personalidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Baseado na Teoria dos traços e as habilidades de personalidade, 16PF de Raymond Cattell psicólogo inglês, Mirella deveria possuir algum fator entre esses: 
C emocionalmente estável: Enfrenta a realidade, calmo, amadurecido.
H desenvolto: Desembaraçado, ousado, espontâneo.
 N Requintado: Esmerado, apurado, sagaz.
Q1 Experimentador: Renovador, criativo liberal, analisador, mente aberta.
Diante do cenário apresentado, Mirella não só deixava de posssuir essas habilidades e personalidades como possuia tendências das quais uma líder jamais poderia ter, o fator Q2 Autossuficiente: Prefere próprias decisões, basta-se a si próprio.
Conforme observamos no enunciado, após a contratação de Mirella os funcionários e a empresa tiveram uma enorme queda no desempenho. Tudo isso ocorreu pois Mirella não tinha treinamento e nem capacidade naquele momento para liderar uma equipe, e a equipe não se adaptou de forma alguma à essa mudança tendo uma enorme queda de atividade de modo que a empresa acabou tendo uma queda de produtividade.
Para fazer uma contratação com o perfil adequado ao cargo poderemos ultizar o eneagrama. O Eneagrama é um sistema engenhoso com diferentes abordagens, ultilizado por vários profissionais da àrea da saúde, de forma mais filosófica, holística e inspiracional até uma modalidade mais prática de desenvolvimento
Através do Eneagrama iremos descobrir nossa essência e as prinipais características positivas que nós conseguimos evoluir, que nós conseguimos desenvolver, e também a nossa personalidade, mecanismos de defesa e outras características negativas, que são na verdade desafios da vida ou pontos a melhorar.
 Dentre os tipos de personalidade, escolhi 2 tipos dos quais acredito que terão melhor desempenho para o cargo.
Tipo 9: Pacifista e mediadora. Seu desejo é manter o equilíbrio interior e a paz de espírito. Compartilham isso com o mundo sendo pessoas harmoniosas e agradáveis, sendo mediadoras das situações, olhando e acolhendo diferentes pontos de vistas. São pessoas pacientes, inclusivas, ouvintes, ponderadas e respeitosas. 
Tipo 5: Chamamos de investigadoras ou analíticas, seu desejo é ser uma pessoa totalmente competente e acaba compartilhando isso com o mundo sempre incentivando as pessoas a buscar o maior número de informações e conhecimento possível. São pessoas perceptivas, observadoras, analíticas, lógicas e objetivas. 
Mirella definitivamente não era capacitada para ser uma líder, sua personalidade era de fato excludente e egoísta de modo que na hora em que foi conversar com o psicólogo, ela afirmou que não existia erro por parte dela, jogando toda a culpa nos funcionários dos quais ela alega " não poder satisfazer os desejos individuais ". 
Embasado em toda sua trajetória na carreira, Mirella parece possuir o Tipo 1: Perfeccionista e reformista, desejo interior de ser uma pessoa correta, uma pessoa boa, uma pessoa justa. 
Irá compartilhar através de idealismos, de modo que dessa forma ela acha que vai mudar o mundo. Então buscam a perfeição em tudo o que fazem e tem muito medo de serem pessoas imperfeitas. Na verdade elas sentem muita raiva quando não conseguem ser pessoas perfeitas e também são muito ligadas à normas e valores. Quando essas pessoas não conseguem atingir a todas essas normas e valores elas se sentem abaixo do padrão, padrão que elas mesmas estabeleceram na sua cabeça, padrão de excelência e perfeição.
São pessoas honestas, confiáveis, disciplinadas, organizadas e produtivas. Mas, também podem ser rígidas, julgadoras, difícies, dominantes e ciumentas. Desenvolver a paciência é um grande benefício a esse tipo de Eneagrama.
Mirella cresceu bastante em sua empresa, porém quando foi efetivada numa outra empresa da qual exigia qualidades das quais ela não possuia, ela entrou em luta interna consigo mesma colocando para fora suas características negativas e piorando a situação total. 
O erro de Kinon foi ter feito uma contratação desse nível sem ao menos fazer uma experiência ou então observar o cotidiano de trabalho da Mirella. Seguir de modo adequado cada etapa do processo de recrutamento e seleção é o que faz a diferença ao final, possibilitando escolher, de acordo com as necessidades do cargo, o candidato mais apto para preencher a vaga. Chiavenato (2001) vai dizer que a escolha de bons profissionais é um aspecto primordial no sucesso organizacional. A seleção de pessoas constitui um investimento em tempo e dinheiro que proporciona excelentes resultados a curto e longo prazo.
Se de fato Kinon conhecia Mirella, para não interferir negativamente no curso da empresa, Kinon deveria ter feito um treinamento com a Mirella e seus funcionários da empresa. 
No seu primeiro nível em sua carreira, é o nível de preocupação que você tem somente consigo mesmo. O destino do seu tempo, a qualidade do seu trabalho, e a agilidade de entrega das metas que o seu trabalho requer. Então nesse primeiro nível sua única preocupação é com você.
O segundo nível é, quando você é promovido a líder. Nesse nível você se preocupa tanto com sua performance em liderar pessoas, quanto com a dos seus subordinados. Você precisa garantir tanto a sua entrega quanto as dos seus funcionários.
Uma empresa só cresce com a participação e colaboração de seus funcionários, mas para que haja a colaboração destes é de extrema importância que eles sejam capacitados para o cargo que ocupam e para isso, mais importante ainda se faz o processo de recrutamento e seleção bem fundamentado, respeitando os critérios necessários.
A primeira impressão é a que fica, não importa o quanto você seja bom, o que importa é o quanto você transmite para essas pessoas. É necessário colocar muita energia nesse momento. Um colaborador seu nunca poderá ter mais vigor, mais produção e entrega do que você. É necessário mostrar aos seus colaboradores sua distinção, seu grande comprometimento. 
Para ser um líder precisamos principalmente nos autoconhecer, conhecermos a nós mesmos realmente, nosso interior, todos os lados escuros e todos os lados iluminados. Quando nos conhecemos inteiramente, aí sim poderemos conhecer o outro, poderemos olhar para o outro, sentir o outro , compreender o outro e ensinar o outro. Uma pessoa só poderá se tornar líder se conseguir ser um líder e não um chefe, como a grande maioria. Líderes são leitores, leitura envolve tempo, conhecimento e sabedoria. A partir do momento em que os seus funcionários confiam em você e se sentem seguros e tranquilos você se torna um líder. 
Ser líder é compreender, ouvir, sentir, se colocar no lugar da outra pessoa e acima de tudo saber conduzir qualquer situação de maneira mais sutil possível. Um líder não tem julgamentos, um líder é justo e acima de tudo compreensivo. 
Para resolver o conflito de forma total deverá ser feita a demissão de Mirella e feita uma nova contratação. Nessa nova contratação será exigido um profissional não só experiente, mas também consciente, pacífico, compreensivo e criativo. 
Referências> https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/recrutamento-e-seleo-de-pessoal-a-importncia-de-planejar-e-executar-cada-etapa-do-processo/
https://ieneagrama.com.br/tipos/
https://amenteemaravilhosa.com.br/raymond-cattell-teoria-da-personalidade/

Continue navegando