Buscar

Questões sobre a natureza humana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões sobre a natureza humana
Todo o ser humano, na visão de Maslow tem o potencial para atingir a autorrealização/ autoatualização. Apesar de todos os seres humanos terem o potencial para atingir a autorrealização, muitos de nós não conseguimos desenvolve-lo porque certas necessidades não satisfeitas bloqueiam o caminho. Por exemplo: a necessidade de alimentação, de segurança, de amor e pertencimento e a necessidade de estima.
A visão de Maslow sobre a personalidade é humanista e otimista. Ele focalizou a saúde psicológica, em vez da enfermidade; o desenvolvimento, em vez da estagnação; as virtudes e as potências; em vez das fraquezas e limitações.
Por ser um psicólogo humanista, Maslow era um crítico da Psicanálise. Ele a acusa de estudar somente indivíduos perturbados: neuróticos e psicóticos. Como disse Maslow, "o estudo de espécimes aleijados, enfezados, imaturos e patológicos só pode produzir uma Psicologia mutilada e uma filosofia frustrada". O foco das críticas dos psicólogos humanistas era a visão do homem, de acordo com a Psicanálise.
Segundo eles, a visão da natureza humana em Freud era pessimista, fatalista e excessivamente centrada no lado negro do ser humano. Os humanistas argumentavam que para Freud "nada além de destruição, incesto e assassinato poderia se seguir se uma natureza básica humana encontrasse expressão completa". Ainda, segundo os humanistas, a pessoa permaneceria para sempre fixada em emoções originadas de traumas da infância. O homem não seria nada além de um produto de poderosas pulsões de fundo biológico, que se manifestariam de acordo com a história do passado de cada um.
A Psicologia deveria portanto se voltar para o estudo das qualidades e características positivas do Homem, como a alegria, o altruísmo, a fruição estética, a satisfação ou o êxtase. Enfim, psicólogos deveriam estudar o homem sadio, não a psicopatologia. Apesar de conceder à obra freudiana um valor relativo por proporcionar uma revolucionária visão da motivação humana.
Os humanistas, consideram que a Psicanálise estabeleceu fundamentos teóricos responsáveis pela disseminação de uma visão pessimista do ser humano e de suas possibilidades.
Maslow argumentou que a natureza humana é boa e afagável, mas não negou a existência do mal. Sugeriu que a personalidade não era um traço herdado, mas resultado de um ambiente não apropriado. Ou seja, é resultado de necessidades básicas não satisfeitas.
Quando necessidades básicas são contrariadas, as pessoas são capazes de roubar, mentir ou matar. A compaixão de Maslow pela humanidade é clara em seus escritos, e o seu otimismo é expresso na crença de que cada um de nós é capaz de atingir o vasto potencial humano.

Continue navegando