Buscar

AVA2 LINGUAGEMCOMUNICACAODISCURSO UVA LARISSA PINTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
LARISSA ANTUNES DA FROTA GOMES PINTO
AVALIAÇÃO 2
TRABALHO DA DISCIPLINA
LINGUAGEM COMUNICAÇÃO E DISCURSO
2021
O PAPEL DA LEITURA NA CONSTITUIÇÃO DO INDIVIDUO E DA SOCIEDADE
 
O PRAZER DE LER E A VERACIDADE DA IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DA LEITURA NA VIDA DO INDIVÍDUO COMO FATOR GERADOR DE MUDANÇAS SOCIAIS, ECONÔMICAS, PESSOAIS, COLETIVAS E PROFISSIONAIS
É fato que a leitura abre portas e expande o mundo de cada leitor, sendo mundos do passado, do presente e do futuro. Mundos de personalidades, tecnologias, meio ambiente ou da vida cotidiada, podendo ser reais ou não. A leitura acompanha as ações dos indivíduos todos os dias. Ler permite encontrar caminhos ao redor do mundo. 
Ler é viajar sem voar, navegar com antigos homens da História mesmo tendo nascido no século XXI. É ir para a escola com o Herry Potter embora ele não exista. É aprender a estrutura do motor a gasolina sem precisar tocá-lo. É ter o mundo na palma das mãos. É tornar-se uma pessoa capaz de realizar tarefas, ser capaz de gerenciar uma empresa ou uma família. É ser capaz de crescer, de transformar o mundo. 
O leitor pode se deparar com livros mais leves ou mais complexos de serem compreendidos e interpretados, levando a cada leitor ter à sua maneira de leitura de acordo com seus gostos. E é fato que a leitura tem seus níveis de densidade, sendo essa elevada gradativamente conforme os graus de cada leitor. 
A leitura hodiernamente preza mensagens de texto rápidas, com abreviações e modos de falar antes não praticados. O que deve ser levado em consideração é que a cada momento em que uma pessoa se deixa levar pela maneira mais fácil de se comunicar, ela passa a estar vulnerável a este tipo de comportamento.
O conteúdo recém-adquirido é combinado com o conhecimento já conhecido e processado posteriormente na mente. Ler é, portanto, também um processo de pensamento. Ler também envolve uma resposta mental, pois incentiva o leitor a pensar e julgar. O leitor forma sua própria opinião sobre o que foi lido. Habilidades essenciais, em particular a capacidade de pensar e criticar são desenvolvidas durante a leitura, o que também torna a leitura um processo educativo. Além disso, a leitura é a base para o trabalho educacional posterior em qualquer forma (cf. Bamberger, Richard 1971, pp. 3-9).
A leitura molda a personalidade de uma pessoa. Se compararmos as descrições do não leitor e do leitor na literatura teórica e histórica, há diferenças significativas nos traços de personalidade que lhes são atribuídos. O leitor é considerado mais aberto, mais cosmopolita, mais ativo em todas as áreas e mais flexível mentalmente (cf. Saxer, Ulrich 1994, p. 171). Em contraste com os não leitores, eles têm hobbies mais diversos, como artesanato, praticar esportes e encontrar amigos. No geral, você tem mais contatos sociais. Os leitores estão particularmente interessados ​​em cinema, teatro, exposições de arte e música. São mais politicamente ativos, têm maior necessidade de independência e podem perceber ativamente seus interesses e necessidades, pois podem aplicar as habilidades de resolução racional de problemas. Suas ações são caracterizadas por tolerância e responsabilidade pessoal e externa. Na própria sociedade, os leitores também são tidos em alta conta. Eles são geralmente considerados bem-educados (ver Runge, Gabriele 1997, pp. 14, 17).
Entretanto, a leitura hodiernamente deve ser tratada como um fator gerador de educação, de comportamentos, de classe social, no geral, de cultura. A leitura pode mudar um país inteiro, tendo em vista que ela é capaz de moldar uma sociedade leiga em uma sociedade capaz de julgar vários assuntos de forma fundamentada, levando várias questões sociais a serem desenvolvidas e gerando assim uma transformação social e cultural, provocando o crescimento opiniões individuais, atribuindo a capacidade de progresso nacional e a transformação social. Além de aumentar o conhecimento, o hábito da leitura aprimora o vocabulário e ajuda na construção textual. Seja por prazer, seja para estudar ou para se informar, a prática da leitura aprimora o vocabulário e dinamiza o raciocínio e a interpretação. É neste sentido que faz-se necessário estímulos para leitores ainda não engajados abrirem suas percepções de mundo, expandir seus raciocínios e melhorar o vocabulário, o que consequentemente gerará leitores mais educados, mais bem informados e mais bem preparados à fazerem abordagens de níveis mais altos, mais escorados, como política, por exemplo. 
A leitura fará parte da vida do ser humano e levará consigo mudanças profundas em uma estrutura frágil, onde muitos ainda lutam contra a transformação social por pura vaidade e covardia. A leitura por sí será capaz de revigorar e dar sustentáculo à toda uma nação, levando àqueles que ainda não a conhecem a ter uma experiência de ser o que é digno de se ter, onde em muitos países chamam de “bases”.

Outros materiais