Buscar

Conceitos de Melhoria de Processos e Marketing de Produtos

Prévia do material em texto

71-Aprendemos que para preposição de melhorias, além de analises básicas (custo, tempo valor agregado e qualidade) baseado nesses argumentos quais seriam as possíveis soluções?
R-PADRONIZAÇÃO DE PROCESSOS, POIS SE HÁ VARIAÇÕES EXCSSIVAS NOS PROCESSOS, AS VARIAÇÕS PODEM TER SUA CAUSAATRIBUIDA APROCEDIMNETOS NÃO PADRONIZADOS.
-AUTOMATIZAÇÃO DOS PROCESSOS, PARA ELIMINAR QUALQUER INTERFERÊNCIA HUMANA QUE POSSA CAUSAR VARIAÇÃO.
2-PARA MAPEAR UM PROCESSO (O EXEMPLO DE FAZER PIPOCA NA PANELA E REFERENCIA) UTILIZAMOS UM ECNICA DE LINGUAGEM DENOMINADA (SIPOC) QUAIS AS ETAPAS DESSE MAPEAMENTO?
R-(IDENTIFICAR OS FORNECEDORES DO PROCESSO;)(IDENTIFICAR AS ENTRADAS DO PROCESSO;)(IDENTIFICAR OS PROCESSOS ;)(IDENTIFICAR AS SAÍDAS DO PROCESSO;)(IDENTIFICAR OS CLIENTES DO PROCESSO;)
3- Por que o valor recebido pelo cliente não envolve somente os benefícios do produto?
R- Porque, na percepção do cliente não há somente benefícios ao adquirir um produto, mas também há custos. Se o custo total para adquirir um produto (custo monetário, de tempo, d energia física e psicológica) superar o valor total (valor do produto, dos serviços, do pessoal a imagem da empresa) do produto, então o valor percebido pelo cliente será baixo.
4- No modelo da cadeia de valor de Porter (1989), qual a diferença entre as atividades principais e as atividades de apoio para a geração de valor?
R- As atividade principais são aquelas diretamente ligadas a criação do produto, sua distribuição pós-venda: logística interna, operações, logística externa, marketing, vendas e serviço. As atividades de apoio, por sua vez, devem sustentar as atividades principais e a si mesma e são divididas em: aquisição, desenvolvimento de tecnologia, gerência de recursos humanos e infraestrutura da empresa.
5-Quais são os cinco níveis de um produto?
a) Benefícios central, produto básico, produto esperado, produto aplicado e produto potencial.
b) Funcionamento, desempenho, durabilidade, confiabilidade e estética.
c) Custo, qualidade, confiabilidade, rapidez e entrega.
d) Características, conformidade, atendimento, preço e preço de revenda.
6-os serviços associados aos produtos pode ser diferenciados de acordo com:
a) Rapidez, preço e reconhecimento pelo mercado.
b) instalação, acompanhamento e sustentabilidade.
c) facilidade de pedido, cumprimento de prazo e promoções.
d) facilidade de pedido, entrega, instalação, treinamento do cliente, orientação ao cliente, manutenção e reparo.
7- A gestão do relacionamento com os clientes visa:
a) Garantir e manter a fidelidade dos clientes.
b) Atualizar os registros dos clientes.
c) Oferecer promoções aos clientes.
d) Enviar cobranças aos clientes.
8- Observe como as diversas campanhas de marketing podem criar falsas expectativas sobre o desempenho de produtos e serviços e discuta com os colegas como isso afeta a satisfação dos clientes.
9- Escolha dois produtos concorrentes e verifique em cada um deles a existência ou não dos níveis de produto esperado, ampliado e potencial. Caso não tenham ampliação e potencialidade, discuta sobre como você criaria tais níveis nesse produto.
10- Considerando o valor percebido pelo cliente como a diferença ente os benefícios e os custos relacionados ao produto, reflita com foi sua última decisão de compra de um produto que tenha custado carro.
MAPEAMENTO DE PROCESO QUESTÕES PARA REVISÃO
1- Defina mapeamento de processo e modelagem de processo.
R- A modelagem é o processo de desenvolvimento de modelos de processos já existentes e de projetos de processos. O mapeamento é o desenvolvimento de representação de processo já existente.
2- Como ocorrem a integração vertical e a integração horizontal dento de uma organização?
R- Ela se da entre os níveis estratégico, tático e operacional de uma organização. A integração horizontal se da ente as relações física e logica dos processos de negócios.
3- As empresas são sistema dinâmicos que sofrem constantes mudanças. Com base nessa afirmação e com relação ao mapeamento de processo, qual das alternativas e verdadeira?
a) Os mapas dos processos devem ser des+envolvidos unicamente com o auxilio das ferramentas computacionais.
b) Os mapas dos processos de negócio devem sempre ser atualizados.
c) O mapeamento dos processos deve ser realizado semente após o termino de qualquer mudança.
d) Os gestores devem evitar mapear processos que muda muito.
4- Os modelos são abstrações das realidade, por isso os modelos adequados são aqueles:
a) Com mais detalhes.
b) Com menos detalhes.
c) Cujos detalhes importantes foram considerados.
d) Cujos detalhes importantes foram desprezados.
5- Com relação à linguagem IdefO, classifique verdadeira ou falsas cada uma das afirmações a seguir.
( f ) É uma linguagem bastante flexível, permitindo muitas adaptações por parte do usuário.
( f ) Utiliza caixas retangulares com cantos arredondados para representar atividades.
( v ) Os diagramas devem ter no mínimo três e no máximo seis caixas.
( v ) Setas conectadas ao lado inferior de uma caixa representam mecanismos.
6- DFD- Diagrama de fluxo de dados, mostra o curso de dados entre posições diferentes. É muito utilizado para desenvolvimento de sistema de informações, é especificada a lógica do processo, ou seja, por meio do diagrama, verifica-se que será feito em cada atividade ao longo do processo. 
7- IDEFO-( Intergration Definition ou Definição Integrada) É composto de uma série de diagramas hierárquicos que gradualmente mostram o detalhamento das funções e interfaces de um sistema os diagramas são formados por caixas e setas , o IDEFO pode ser utilizado para modela linguagem auxilia na identificações das funções exercidas nos processos.
8- BPMN- ( Businiss Process Model and Notation ou Notação de modelagem de processos de negócios ) É um dos procedimentos gráficos recentes mais influentes na modelagem de processos de negócios, BPMN oferece uma sistemática de modelagem mais precisa que os fluxogramas tradicionais, ele é uma metodologia de gerenciamento de processos de negócios e é realizado por meio de diagramas simples para o desenho de processos.
O objetivo de seu desenvolvimento foi prever uma linguagem que fosse facilmente compreendida tanto por pessoas de áreas técnica quando por pessoas de áreas de gestão.
 
 PRODUÇAO ENXUTA 
1- No texto da produção enxuta, o que é considerado desperdícios? Qual é o desperdício mais importante?
R- É considerado desperdícios, produzir mais, antes ou mais rápido do que é requerido pelo processo seguinte ou pelos consumidores, esperas filas de matérias , transporte desnecessário processamento agregação de custo de valores, estoque, movimento dos operadores, defeitos produtos defeituosos .
O desperdício mais importante é a superprodução, pois tem reflexo em todos os demais.
2- Quais os dois pilares da produção enxuta?
a) Qualidade total e manutenção preventiva total.
b) Padronização e estabilidade.
c) Gestão visual e produção nivelada.
d) JIT e autonomação.
3- Quais elementos compõem o lead time? Qual o elemento mais importante e que deve ser reduzido com prioridade?
R- Tempo de tramitação da ordem liberada (tempo necessário para que o pedido do cliente se torne uma ordem liberada), tempo de espera na fila (período que o materiais ficam aguardando a disponibilidade das maquinas), tempo de setup( necessário para a preparação a fim de produzir um novo produto), tempo de processamento( único que agrega valor ao produto), tempo de inspeção( para verificar a qualidade do produto),tempo de transporte ( para deslocar os produtos dentro do centro de trabalho).
O elemento mais importante que deve ser reduzido é o TEMPO DE FILA pois corresponde ao maior parte do lead time total e não agrega valor a produto.
4- As principais características do funcionamento do sistema kanban são:?
R- puxar a produção, controlar a produção de forma descentralizada, limitar o nível máximo de estoque e usar cartões como ordens de produção e de transporte de materiais no processo.
5- Os cincosensos da ferramenta 5S são:
a) Racionalização, reutilização, redução, retrabalho e recuperação.
b) Utilização, ordenação, limpeza, normalização e autodisciplina.
c) Planejamento, execução, verificação, ação e feedback.
d) Padronização, suavização, promoção, estabilidade e controle visual.
Mapeamento do fluxo de valor
 1-Quais as principais etapas do mapeamento do fluxo de valor?
 R- selecionar uma família de produtos, desenhar o estado atual do processo, desenhar estado futuro e elaborar um plano de implementação.
 2- Por que é recomendável utilizar lápis e papel no mapeamento de fluxo de valor?
 R- é interessante utilizar a fim de que seja possível desenhar os mapas ao mesmo tempo que se acompanha o processo produtivo pessoalmente. Outra vantagem de utilizar um lápis e papel é tornar o mapeamento mais rápido, sem intervalos entre coleta e elaboração do desenho, possibilitando rasuras e refinamentos também de forma rápida. 
 
 3- As figuras 1,2 e 3 a seguir representam, respectivamente:
1 2 3
 ----- ------- 
a) Programa “ vá ver”, puxada de materiais e nivelamento da produção.
b) Kanban de sinalização, kanban em lotes e kanban de produção.
c) Operador, materiais sendo empurrados e kanban de retirada.
d) Puxada sequenciada, puxada de materiais e kanban de produção.
 4- Qual o takt-time de uma operação em que o tempo disponível por turno é de 51,840 segundos e a demanda durante o turno é de 576 produtos?
a) 0,011 segundos.
b) 60 segundos.
c) 90 segundos.
d) 100 segundos
5- Suponha uma fabrica que trabalha em dois turnos de 8 horas. Determinado processo tem tempo de ciclo de 60 segundos. A demanda diria é de 600 produtos. Quantas horas estão disponíveis para troca nesse processo durante um dia de trabalho? Se cada troca leva 15 minutos, quantas trocas poderiam ser realizadas em um da de trabalho?
a) 10 horas e 40 trocas.
b) 6 horas e 24 trocas.
c) 5 horas e 10 trocas.
d) 4 horas e 5 trocas.
1-Aprendemos que para preposição de melhorias ,,,além de analises básicas (custo, tempo 
valor agregado e qualidade) baseado nesses argumentos quais seriam as possíveis soluções? 
R-PADRONIZAÇÃO DE PROCESSOS, POIS SE HÁ VARIAÇÕES EXECIVAS NOS PROCESSOS, AS 
VARIAÇÕS PODEM TER SUA CAUSA ATRIBUIDA APROCEDIMENETOS NÃO PADRONIZADOS. 
-AUTOMATIZAÇÃO DOS PROCESSOS, PARA ELIMINAR QUALQUER INTERFERÊNCIA HUMANA 
QUE POSSA CAUSAR VARIAÇÃO. 
2-PARA MAPEAR UM PROCESSO (O EXEMPLO DE FAZER PIPOCA NA PANELA E REFERENCIA) 
UTILIZAMOS UMA TECNICA DE LINGUAGEM DENOMINADA (SIPOC) QUAIS AS ETAPAS DESSE 
MAPEAMENTO? 
R-(IDENTIFICAR OS FORNECEDORES DO PROCESSO;)(IDENTIFICAR AS ENTRADAS DO 
PROCESSO;)(IDENTIFICAR OS PROCESSOS ;)(IDENTIFICAR AS SAÍDAS DO 
PROCESSO;)(IDENTIFICAR OS CLIENTES DO P ROCESSO;) 
3- Por que o valor recebido pelo cliente não envolve somente os benefícios do produto? 
R- Porque, na percepção do cliente não há somente benefícios ao adquirir um produto, mas 
também há custos. Se o custo total para adquirir um produto (custo mon etário, de tempo, d 
energia física e psicológica) superar o val or total (valor do produto, dos serviços, do pessoal a 
imagem da empresa) do produto, então o valor percebido pelo cliente será baixo. 
4- No modelo da cadeia de valor de Porter (1989), qual a d iferença entre as atividades 
principais e as atividades de apoio para a geração de valor? 
R- As atividade principais são aquelas diretamente ligadas a criação do produto, sua 
distribuição pós-venda: logística interna, operações, logística externa, marketing, vendas e 
serviço. As atividades de apoio, por sua vez, devem sustentar as atividades principais e a si 
mesma e são divididas em: aquisição, desenvolvimento de tecnologia, gerência de recursos 
humanos e infraestrutura da empresa. 
5-Quais são os cinco níveis de um produto? 
a) Benefícios central, produto básico, produto esperado, produto aplicado e produto 
potencial. 
b) Funcionamento, desempenho, durabilidade, confiabilidade e estética. 
c) Custo, qualidade, confiabilidade, rapidez e entrega. 
d) Características, conformidade, atendimento, preço e preço de revenda. 
6-os serviços associados aos produtos pode ser diferenciados de acordo com: 
a) Rapidez, preço e reconhecimento pelo mercado. 
b) instalação, acompanhamento e sustentabilidade. 
c) facilidade de pedido, cumprimento de prazo e promoções. 
d) facilidade de pedido, entrega, instalação, treinamento do cliente, orientação ao cliente, 
manutenção e reparo. 
 
1-Aprendemos que para preposição de melhorias ,,,além de analises básicas (custo, tempo valor agregado e qualidade) baseado nesses argumentos quais seriam as possíveis soluções?
R-PADRONIZAÇÃO DE PROCESSOS, POIS SE HÁ VARIAÇÕES EXECIVAS NOS PROCESSOS, AS VARIAÇÕS PODEM TER SUA CAUSA ATRIBUIDA APROCEDIMENETOS NÃO PADRONIZADOS.
-AUTOMATIZAÇÃO DOS PROCESSOS, PARA ELIMINAR QUALQUER INTERFERÊNCIA HUMANA QUE POSSA CAUSAR VARIAÇÃO.
2-PARA MAPEAR UM PROCESSO (O EXEMPLO DE FAZER PIPOCA NA PANELA E REFERENCIA) UTILIZAMOS UMA TECNICA DE LINGUAGEM DENOMINADA (SIPOC) QUAIS AS ETAPAS DESSE MAPEAMENTO?
R-(IDENTIFICAR OS FORNECEDORES DO PROCESSO;)(IDENTIFICAR AS ENTRADAS DO PROCESSO;)(IDENTIFICAR OS PROCESSOS ;)(IDENTIFICAR AS SAÍDAS DO PROCESSO;)(IDENTIFICAR OS CLIENTES DO PROCESSO;)
3- Por que o valor recebido pelo cliente não envolve somente os benefícios do produto?
R- Porque, na percepção do cliente não há somente benefícios ao adquirir um produto, mas também há custos. Se o custo total para adquirir um produto (custo monetário, de tempo, d energia física e psicológica) superar o valor total (valor do produto, dos serviços, do pessoal a imagem da empresa) do produto, então o valor percebido pelo cliente será baixo.
4- No modelo da cadeia de valor de Porter (1989), qual a diferença entre as atividades principais e as atividades de apoio para a geração de valor?
R- As atividade principais são aquelas diretamente ligadas a criação do produto, sua distribuição pós-venda: logística interna, operações, logística externa, marketing, vendas e serviço. As atividades de apoio, por sua vez, devem sustentar as atividades principais e a si mesma e são divididas em: aquisição, desenvolvimento de tecnologia, gerência de recursos humanos e infraestrutura da empresa.
5-Quais são os cinco níveis de um produto?
a) Benefícios central, produto básico, produto esperado, produto aplicado e produto potencial.
b) Funcionamento, desempenho, durabilidade, confiabilidade e estética.
c) Custo, qualidade, confiabilidade, rapidez e entrega.
d) Características, conformidade, atendimento, preço e preço de revenda.
6-os serviços associados aos produtos pode ser diferenciados de acordo com:
a) Rapidez, preço e reconhecimento pelo mercado.
b) instalação, acompanhamento e sustentabilidade.
c) facilidade de pedido, cumprimento de prazo e promoções.
d) facilidade de pedido, entrega, instalação, treinamento do cliente, orientação ao cliente, manutenção e reparo.
7- A gestão do relacionamento com os clientes visa:
a) Garantir e manter a fidelidade dos clientes.
b) Atualizar os registros dos clientes.
c) Oferecer promoções aos clientes.
d) Enviar cobranças aos clientes.
8- Observe como as diversas campanhas de marketing podem criar falsas expectativas sobre o desempenho de produtos e serviços e discuta com os colegas como isso afeta a satisfação dos clientes.
9- Escolha dois produtos concorrentes e verifique em cada um deles a existência ou não dos níveis de produto esperado, ampliado e potencial. Caso não tenham ampliação e potencialidade, discuta sobre como você criaria tais níveis nesse produto.
10- Considerando o valor percebido pelo cliente como a diferença ente os benefícios e os custos relacionados ao produto, reflita com foi sua última decisão de compra de um produto que tenha custado carro.
MAPEAMENTO DE PROCESO QUESTÕES PARA REVISÃO
1- Defina mapeamento de processo e modelagemde processo.
R- A modelagem é o processo de desenvolvimento de modelos de processos já existentes e de projetos de processos. O mapeamento é o desenvolvimento de representação de processo já existente.
2- Como ocorrem a integração vertical e a integração horizontal dento de uma organização?
R- Ela se da entre os níveis estratégico, tático e operacional de uma organização. A integração horizontal se da entre as relações física e logica dos processos de negócios.
3- As empresas são sistema dinâmicos que sofrem constantes mudanças. Com base nessa afirmação e com relação ao mapeamento de processo, qual das alternativas e verdadeira?
a) Os mapas dos processos devem ser desenvolvidos unicamente com o auxilio das ferramentas computacionais.
b) Os mapas dos processos de negócio devem sempre ser atualizados.
c) O mapeamento dos processos deve ser realizado semente após o termino de qualquer mudança.
d) Os gestores devem evitar mapear processos que muda muito.
4- Os modelos são abstrações das realidade, por isso os modelos adequados são aqueles:
a) Com mais detalhes.
b) Com menos detalhes.
c) Cujos detalhes importantes foram considerados.
d) Cujos detalhes importantes foram desprezados.
5- Com relação à linguagem IdefO, classifique verdadeira ou falsas cada uma das afirmações a seguir.
( f ) É uma linguagem bastante flexível, permitindo muitas adaptações por parte do usuário.
( f ) Utiliza caixas retangulares com cantos arredondados para representar atividades.
( v ) Os diagramas devem ter no mínimo três e no máximo seis caixas.
( v ) Setas conectadas ao lado inferior de uma caixa representam mecanismos.
6- DFD- Diagrama de fluxo de dados, mostra o curso de dados entre posições diferentes. É muito utilizado para desenvolvimento de sistema de informações, é especificada a lógica do processo, ou seja, por meio do diagrama, verifica-se que será feito em cada atividade ao longo do processo. 
7- IDEFO-( Intergration Definition ou Definição Integrada) É composto de uma série de diagramas hierárquicos que gradualmente mostram o detalhamento das funções e interfaces de um sistema os diagramas são formados por caixas e setas , o IDEFO pode ser utilizado para modela linguagem auxilia na identificações das funções exercidas nos processos.
8- BPMN- ( Businiss Process Model and Notation ou Notação de modelagem de processos de negócios ) É um dos procedimentos gráficos recentes mais influentes na modelagem de processos de negócios, BPMN oferece uma sistemática de modelagem mais precisa que os fluxogramas tradicionais, ele é uma metodologia de gerenciamento de processos de negócios e é realizado por meio de diagramas simples para o desenho de processos.
O objetivo de seu desenvolvimento foi prever uma linguagem que fosse facilmente compreendida tanto por pessoas de áreas técnica quando por pessoas de áreas de gestão.
 
 PRODUÇAO ENXUTA 
1- No texto da produção enxuta, o que é considerado desperdícios? Qual é o desperdício mais importante?
R- É considerado desperdícios, produzir mais, antes ou mais rápido do que é requerido pelo processo seguinte ou pelos consumidores, esperas filas de matérias , transporte desnecessário processamento agregação de custo de valores, estoque, movimento dos operadores, defeitos produtos defeituosos .
O desperdício mais importante é a superprodução, pois tem reflexo em todos os demais.
2- Quais os dois pilares da produção enxuta?
a) Qualidade total e manutenção preventiva total.
b) Padronização e estabilidade.
c) Gestão visual e produção nivelada.
d) JIT e autonomação.
3- Quais elementos compõem o lead time? Qual o elemento mais importante e que deve ser reduzido com prioridade?
R- Tempo de tramitação da ordem liberada (tempo necessário para que o pedido do cliente se torne uma ordem liberada), tempo de espera na fila (período que o materiais ficam aguardando a disponibilidade das maquinas), tempo de setup( necessário para a preparação a fim de produzir um novo produto), tempo de processamento( único que agrega valor ao produto), tempo de inspeção( para verificar a qualidade do produto),tempo de transporte ( para deslocar os produtos dentro do centro de trabalho).
O elemento mais importante que deve ser reduzido é o TEMPO DE FILA pois corresponde ao maior parte do lead time total e não agrega valor a produto.
4- As principais características do funcionamento do sistema kanban são:?
R- puxar a produção, controlar a produção de forma descentralizada, limitar o nível máximo de estoque e usar cartões como ordens de produção e de transporte de materiais no processo.
5- Os cinco sensos da ferramenta 5S são:
a) Racionalização, reutilização, redução, retrabalho e recuperação.
b) Utilização, ordenação, limpeza, normalização e autodisciplina.
c) Planejamento, execução, verificação, ação e feedback.
d) Padronização, suavização, promoção, estabilidade e controle visual.
Mapeamento do fluxo de valor
 1-Quais as principais etapas do mapeamento do fluxo de valor?
 R- selecionar uma família de produtos, desenhar o estado atual do processo, desenhar estado futuro e elaborar um plano de implementação.
 2- Por que é recomendável utilizar lápis e papel no mapeamento de fluxo de valor?
 R- é interessante utilizar a fim de que seja possível desenhar os mapas ao mesmo tempo que se acompanha o processo produtivo pessoalmente. Outra vantagem de utilizar um lápis e papel é tornar o mapeamento mais rápido, sem intervalos entre coleta e elaboração do desenho, possibilitando rasuras e refinamentos também de forma rápida. 
 
 3- As figuras 1,2 e 3 a seguir representam, respectivamente:
1 2 3
 ----- ------- 
a) Programa “ vá ver”, puxada de materiais e nivelamento da produção.
b) Kanban de sinalização, kanban em lotes e kanban de produção.
c) Operador, materiais sendo empurrados e kanban de retirada.
d) Puxada sequenciada, puxada de materiais e kanban de produção.
 4- Qual o takt-time de uma operação em que o tempo disponível por turno é de 51,840 segundos e a demanda durante o turno é de 576 produtos?
a) 0,011 segundos.
b) 60 segundos.
c) 90 segundos.
d) 100 segundos
5- Suponha uma fabrica que trabalha em dois turnos de 8 horas. Determinado processo tem tempo de ciclo de 60 segundos. A demanda diria é de 600 produtos. Quantas horas estão disponíveis para troca nesse processo durante um dia de trabalho? Se cada troca leva 15 minutos, quantas trocas poderiam ser realizadas em um da de trabalho?
a) 10 horas e 40 trocas.
b) 6 horas e 24 trocas.
c) 5 horas e 10 trocas.
d) 4 horas e 5 trocas.

Continue navegando