Buscar

Linguagem Comunicação e Discurso AVA 2

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
CARLOS FERNANDO SANTOS DA ROCHA
20211301990
AVA 2 – LINGUAGEM, COMUNICAÇÃO E DISCURSO (IL 80001)
Rio de Janeiro
2021/1
O PAPEL DA LEITURA NA CONSTITUIÇÃO DO INDIVÍDUO E DA SOCIEDADE
A leitura contribui, significativamente, para a formação do indivíduo e, diretamente, o influencia na análise da sociedade, com olhar crítico, ampliando sua visão de mundo. O leitor precisa ser estimulado, tendo ao seu alcance leituras que despertem a curiosidade para avançar no mundo das palavras. É de extrema importância que os textos lidos respeitem o nível sociocultural do leitor. O avanço na leitura propicia um domínio cada vez maior da linguagem, que também se traduz em uma escrita mais elaborada que, por sua vez, amplia outras áreas do conhecimento, exatamente por ser parte do saber. 
O real significado da escrita não está exatamente no texto literal de um autor e, sim, na interpretação e formato dado pelo leitor. Seus questionamentos e opiniões o transportam para um mundo de maior significado, que o direciona para dimensões cada vez mais inimagináveis. Encontra-se assim um prazer inenarrável, contemplando não somente o texto, mas seu contexto. Essas múltiplas experiências fazem com que se viva um bem estar que se retroalimenta, proporcionando sempre uma busca, cada vez mais ávida, pelo conhecimento. 
O livro é um protagonista que trabalha em parceria com o próprio leitor. Na atualidade, além do livro físico, temos multiformes maneiras de entrarmos em contato com os conteúdos das publicações. Além das versões virtuais, encontramos versões em áudios, dentre outras formas de linguagens para a representação das obras. Vários são os profissionais que atuam na deliciosa arte de induzir leitores à leitura. Na tirinha que motiva essa reflexão, percebemos a amplitude de assuntos e temas que podem ser apreendidos com os livros. O papel da família como instituição incentivadora da prática de ler, incluindo o da escola, fundamental neste processo, e dos demais entes representativos da sociedade, trazem contribuições relevantes para a formação de bons leitores, sensibilizados pela grandeza da leitura e sua essencialidade nos afazeres cotidianos. Neste ponto, forma-se o leitor-cidadão, consciente de suas responsabilidades coletivas.
Em síntese, tem-se uma sociedade melhor, com cidadãos mais críticos e, dessa forma, contribuindo para um coletivo saudável. O estreito contato com as palavras transforma o homem e sua experiência de vida, fazendo-o transpor limites e barreiras que podem parecer, para qualquer não leitor, intransponíveis. Mas quem conhece o valor de um livro, sabe bem da sua importância na história da humanidade. 
 
Referências Bibliográficas:
KRUG, Flavia Susana. A importância da leitura na formação do leitor. Revista de Educação do IDEAU, v. 10, n. 22, 2015.
VELOSO, Rui. A leitura literária. Texto disponibilizado pela Casa da Leitura em http://www. casadaleitura. org. Originalmente publicado em AA. VV., Educação e leitura–Atas do Seminário. Esposende: Câmara Municipal de Esposende/Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, 2006.
Material Didático – Universidade Veiga de Almeida – 2021. Disponível em <https://uva.instructure.com/courses/20177 > Acesso em 08 de jun. de 2021.

Continue navegando